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Estatística Aplicada

Código: M2020     Sigla: M2020     Nível: 200

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Matemática

Ocorrência: 2018/2019 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Matemática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Matemática

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 3 Plano de Estudos Oficial 3 - 6 56 162
L:CC 3 Plano de estudos a partir de 2014 2 - 6 56 162
3
L:F 3 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 56 162
L:G 0 Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 2 - 6 56 162
3
L:M 43 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 56 162
L:Q 0 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 3 - 6 56 162
MI:ERS 5 Plano Oficial desde ano letivo 2014 2 - 6 56 162
3

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Óscar António Louro Felgueiras Regente

Docência - Horas

Teórica: 2,00
Teorico-Prática: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 2,00
Óscar António Louro Felgueiras 2,00
Teorico-Prática Totais 3 6,00
Óscar António Louro Felgueiras 6,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Ao completar esta unidade curricular, o estudante deverá

- dominar  os conceitos e princípios fundamentais da Estatística, e em particular da Inferência Estatística básica.

- conhecer as técnicas de inferência estatística mais comuns e sabe-las aplicar a problemas concretos;

- ser capaz de identificar e formular matematicamente um problema, de escolher métodos da estatística adequados e de analisar e interpretar de forma crítica os resultados obtidos.

Pretende-se também que o estudante adquira familiaridade com a linguagem de programação R  na  resolução de problemas.

Resultados de aprendizagem e competências

Os mencionados nos objectivos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Estimação paramétrica: estimação pontual e intervalar.
Testes de hipóteses. Lema de Neyman-Pearson.
Testes de adesão a uma distribuição. Testes de adesão à normalidade. 
Testes de hipóteses paramétricos para uma amostra: teste para a média, teste para a proporção (teste exacto e usando a aproximação pela normal).
Testes de hipóteses para duas amostras: diferença de médias em amostras independentes e emparelhadas, razão de variâncias.
Testes de hipóteses não paramétricos alternativos aos anteriores testes paramétricos.  
Testes de hipóteses (paramétricos e não paramétricos) para mais de duas amostras de uma variável aleatória contínua. Testes para dados categóricos. 
Análise de correlação (Pearson e Spearman) e testes de hipótesese correspondentes.
Estimação por máxima verosimilhança.

Bibliografia Obrigatória

A. Rita Gaio; Apostamentos disponibilizados pelo docente

Bibliografia Complementar

Casella George; Statistical inference. ISBN: 0-534-24312-6
Pestana Dinis Duarte; Introdução à probabilidade e à estatística. ISBN: 972-31-0954-9
Fernanda Figueiredo, et al.; Inferência Estatística, Escolar Editora, 2017. ISBN: 9789725925010

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As horas de contacto estão distribuídas em aulas teóricas e teórico-práticas. Nas primeiras são apresentados os conteúdos do programa, recorrendo-se a exemplos variados para ilustrar os tópicos tratados e motivar e orientar o estudo autónomo dos estudantes. Nas aulas teórico-práticas são resolvidos e discutidos exercícios e problemas. Em particular, são analisados conjuntos de dados reais, recorrendo ao software R. São disponibilizados  materiais de apoio na página da disciplina.

 

 

Software

R

Palavras Chave

Ciências Físicas > Matemática > Estatística

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Teste 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 106,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Não há falta de frequência.

Fórmula de cálculo da classificação final

Época normal de exame:

É obrigatório obter nota mínima de 5 valores (em 20) no teste para poder realizar o exame de época normal.

Classificação final:

O exame é composto por duas partes, sendo que a nota obtida na segunda parte substitui a nota do teste no caso de ser melhor.

 

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