Modelos Estatísticos Avançados em Ciências e Engenharia
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Matemática |
Ocorrência: 2018/2019 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Capacitar os alunos com metodologias avançadas de regressão para variáveis resposta seguindo uma distribuição Gaussiana, binomial ou Poisson, adequadas à análise de medidas repetidas e de dados longitudinais.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da unidade curricular, o aluno deve ser capaz de:
- Identificar corretamente cenários de medições repetidas e de dados longitudinais
- Perceber e conduzir modelos de regressão linear (Gaussiana) nesses contextos, usando modelos com efeitos mistos ou o método dos mínimos quadrados generalizado.
- Perceber e conduzir modelos de regressão marginais (usando equações de estimação generalizadas) para respostas longitudinais discretas
- Perceber e conduzir modelos lineares generalizados mistos (em particular, modelo binomial logístico e modelo de Poisson)
- Interpretar e criticar corretamente os resultados obtidos por aplicação das metodologias acima descritas.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Método dos mínimos quadrados generalizado
- Regressão linear com efeitos mistos (efeitos fixos e efeitos aleatórios)
- Modelos de regressão marginal para respostas longitudinais discretas (usando equações de estimação generalizadas)
- Modelos lineares generalizados com efeitos mistos (modelo binomial logístico e modelo de Poisson). Equações de estimação generalizadas.
Para todas as metodologias acima referidas, serão descritos com detalhe os modelo teóricos, o proceso de estimação dos parâmetros, os processos de inferência associados e os mecanismos de avaliação da qualidade do ajustamento do modelo.
Todas as análises estatísticas serão efetuadas no R.
Bibliografia Obrigatória
José Pinheiro e Douglas Bates; Mixed Effects Models in S and S Plus , Springer, 2000. ISBN: ISBN-13: 978-1475781441
Fitzmaurice Garrett M. 1962-;
Applied longitudinal analysis. ISBN: 978-0-470-38027-7
Bibliografia Complementar
Zuur Alain F., ed. lit. 340;
Mixed effects models and extensions in ecology with R. ISBN: 978-1-4419-2764-4
Diggle Peter J.;
Analysis of longitudinal data. ISBN: 0-19-852284-3
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas serão simultaneamente teóricas e práticas, com vários exemplos de aplicação e fazendo uso do R. O processo de exposição da matéria será efectuado de forma dinâmica e ajustado à velocidade de assimilação dos alunos. A participação activa dos estudantes será incentivada, tentando estabelecer uma forma de exposição que privilegie a dialéctica.
Software
R
Palavras Chave
Ciências Físicas > Matemática > Estatística
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
33,30 |
Trabalho escrito |
66,70 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
106,00 |
Frequência das aulas |
56,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
As regras de frequência às aulas teorico-práticas são as que estão fixadas nas normas de avaliação em vigor para o ano letivo de 2018/2019, aprovadas em Conselho Pedagógico.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação será distribuída com exame final.
Durante o semestre, os alunos terão de redigir, entregar e apresentar dois trabalhos escritos. A classificação final corresponderá à média das classificações obtidas no exame e nos trabalhos desde que a nota obtida em exame não seja inferior a 6 valores (em 20 valores possíveis). O aluno reprovará caso a classificação de pelo menos 6 valores não seja atingida em exame, independentemente das classificações obtidas nos trabalhos escritos.
A classificação obtida nos trabalhos não poderá ser melhorada e será apenas válida durante o corrente ano lectivo.
Melhoria de classificação
A classificação obtida nos trabalhos não poderá ser melhorada e será apenas válida durante o corrente ano lectivo.