Seminário
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Matemática |
Ocorrência: 2018/2019 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Familiarização com a pesquisa e seleção de bibliografia científica e técnica, e aquisição de competências na análise e discussão da mesma e na comunicação matemática oral e escrita.
Resultados de aprendizagem e competências
Os estudantes devem adquirir competências nos seguintes domínios:
a) pesquisa e seleção de bibliografia científica relevante para o seu tema de dissertação ou estágio;
b) compreensão, análise, discussão e crítica da bibliografia selecionada;
c) comunicação oral e escrita de resultados matemáticos.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Os temas são diversos e de acordo com os assuntos de dissertação/estágio dos estudantes. Cobrem tópicos de interesse geral em Matemática e suas aplicações.
Bibliografia Obrigatória
A definir ao longo do curso; de acordo com os temas de dissertação/projeto/estágio
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Cada estudante (em conjunto com o seu orientador) seleciona um artigo (ou vários), em geral próximo do tema da dissertação/estágio. Esses artigos são o assunto dos seminários proferidos pelos estudantes, que devem incentivar a sua discussão na turma. Até que os seminários comecem, haverá discussão sobre os vários artigos, e familiarização com técnicas de comunicação oral.
Palavras Chave
Ciências Físicas > Matemática > Matemática aplicada
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Prova oral |
70,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
3,00 |
Estudo autónomo |
50,00 |
Frequência das aulas |
28,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Não haverá registo de faltas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final resulta das componentes (com respetivos pesos) acima descritas.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
N.a.
Melhoria de classificação
Não há lugar a melhoria de nota.
Observações
Juri da UC
Ana Paula Rocha
André Marçal