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Matemática II

Código: M1035     Sigla: M1035

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Matemática

Ocorrência: 2018/2019 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Matemática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Geologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:G 75 Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 1 - 6 56 162
2
3

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Disciplina introdutória de Estatística. É dada particular atenção à compreensão dos conceitos, e à utilização crítica dos métodos, mantendo o tratamento matemático num nível elementar.

Resultados de aprendizagem e competências

- Ser capaz de identificar as técnicas de Estatística Descritiva adequadas para organizar e sumariar um conjunto de dados, e saber aplicá-las;

- Compreender os conceitos fundamentais da teoria das probabilidades;

- Ser capaz de caracterizar variáveis aleatórias e as distribuições de probabilidade correspondentes; compreender as características e saber aplicar as distribuições binomial e normal;

- Saber inferir sobre as características de uma população com base numa amostra, aplicando técnicas de estimação pontual e intervalar;

- Compreender os procedimentos gerais e saber usar  testes de hipóteses.


Modo de trabalho

Presencial

Programa


1. Breve introdução aos objetivos e metodologia da Estatística.

2. Estatística Descritiva e análise exploratória dos dados:  sumariação dos dados (tabelas, gráficos, medidas de localização e dispersão). 

3. Regularidade estatística. Conceitos elementares da teoria das probabilidades, probabilidade condicional e independência.Variável aleatória, distribuição, momentos. Variáveis bidimensionais, independência e condicionamento; correlação.

4. Distribuições discretas (com destaque para a binomial) e contínuas (com destaque para a distribuição normal); teorema do limite central.

5. Inferência Estatística: estimação pontual, estimação intervalar e testes de hipóteses (média, comparação de médias, proporção, comparação de proporções) .

 

Bibliografia Obrigatória

Samuels Myra L.; Statistics for the life sciences. ISBN: 978-0-13-122811-5 0-13-122811-0
Wild Christopher J.; Chance encounters. ISBN: 0-471-32936-3
Dagnelie Pierre; Estatística

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os conteúdos do programa são apresentados, em geral, nas aulas teóricas e, alguns tópicos específicos, nas aulas teórico-práticas, recorrendo-se frequentemente a exemplos para ilustrar e motivar os conceitos e métodos abordados. São resolvidos e discutidos exercícios e problemas das folhas nas aulas teórico-práticas

São disponibilizados  materiais de apoio na página da disciplina.

Software

R

Palavras Chave

Ciências Físicas > Matemática > Estatística

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 56,00
Total: 56,00

Obtenção de frequência

N/A

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída sem exame final

A avaliação distribuída é efectuada com base nos resultados de dois testes (com datas a definir em concordância com os estudantes). 
Assim, a nota final será a média aritmética das classificações obtidas nos testes.

Qualquer estudante pode optar por não se submeter à avaliação distribuida e obter a classificação final realizando o exame da Época de Recurso.

Em qualquer dos casos, um estudante com nota final igual ou superior a 16.5 valores (≥16.5) poderá ter que realizar uma prova extra (oral ou escrita).

Não é imposta nenhuma condição para o acesso a qualquer prova de avaliação por parte dos estudantes inscritos.

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