Código: | M1027 | Sigla: | M1027 | Nível: | 100 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Matemática |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle.up.pt/course/view.php?id=423 |
Unidade Responsável: | Departamento de Matemática |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Matemática |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:M | 102 | Plano de Estudos Oficial | 1 | - | 6 | 56 | 162 |
Aplicação de conceitos matemáticos, nomeadamente os estudados em outras disciplinas do primeiro ano, ao tratamento analítico e numérico de modelos Matemáticos em Física, Biologia, Ecologia, Economia, Medicina e outros ramos do conhecimento.
Pretende-se que o aluno seja capaz de traduzir os problemas propostos no âmbito da disciplina em linguagem matemática, classificá-los, propor um modelo adequado e testar o referido modelo.
Pretende-se ainda que, sempre que possível, use resolução analítica e representação gráfica para o problema. Quando tal não for possível deverá ser capaz de utilizar o software Maxima para representação gráfica e simulação de soluções para o problema.
1) Modelação matemática em tempo discreto com exemplos clássicos de aplicações:
a) modelação unidimensional: sistema dinâmico discreto e sua variação, resolução do sistema dinâmico linear e afim; pontos fixos, diagrama e gráfico; modelos em Economia, Biologia, Ciências Sociais;
b) modelação bidimensional e tridimensional: sistema dinâmico discreto e sua variação, resolução do sistema dinâmico no caso linear; pontos fixos, diagrama (em dimensão 2) e gráfico; modelos em Ecologia e Epidemiologia.
2) Adaptação de um modelo a um conjunto de dados: transformação em um modelo afim, método gráfico e método dos mínimos quadrados para determinação de um modelo afim.
3) Modelação matemática contínua com exemplos clássicos de aplicação:
a) equação diferencial autónoma de 1ª ordem ou sistema dinâmico contínuo: resolução no caso linear, afim e quando é possível obter uma solução explícita; modelos em Farmácia, Física e Biologia; diagrama de fase de um sistema dinâmico contínuo: pontos de equilíbrio, intervalos de crescimento, concavidades; gráficos das soluções a partir do diagrama de fase.
b) sistemas conservativos com um grau de liberdade, estabilidade de pontos de equilíbrio, diagrama de fase no plano, aplicações à Física.
Aulas teóricas com apresentação teórica da matéria e exemplos.
Propostas de problemas a serem resolvidos fora das aulas, e a serem tratados nas aulas teorico-práticas.
Aulas teorico-práticas avaliadas com: resolução de problemas concretos, utilização de computador e software adequado para a resolução de problemas em tempo útil.
Designação | Peso (%) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 20,00 |
Exame | 55,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 104,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Trabalho escrito | 2,00 |
Total: | 162,00 |
1. A classificação final é a soma T+P das classificações obtidas em duas componentes parciais:
T - avaliação teórica: vale 11 valores, nota mínima 3.5 valores.
P - avaliação prática usando computador nas aulas TP: vale 9 valores (1.5 valor por unidade).
2. A componente P só será avaliada durante o semestre letivo (ver exceção para estudantes trabalhadores abaixo).
3. A componente T é o resultado do exame, que pode ser o da época normal ou o da época de recurso.
4. Exceção: se a soma nas componentes T e P for maior do que 17 valores poderá ser realizada uma prova complementar, que poderá ser oral, em data a combinar com os alunos. A classificação final poderá ser 17, 18, 19 ou 20 valores e só dependerá do resultado da prova complementar.
Estudantes que, por estatuto especial, estejam dispensados de frequência poderão fazer um exame prático em computador na época de exames para obtenção da classificação P.
A melhoria de classificação para alunos que fizeram o exame na época normal será feita no exame de recurso.
Para alunos que fizeram a disciplina no ano anterior a melhoria será feita nos moldes da avaliação especial abaixo.