Código: | M1025 | Sigla: | M1025 | Nível: | 100 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Matemática |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Matemática |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Matemática |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:M | 84 | Plano de Estudos Oficial | 1 | - | 3 | 28 | 81 |
Utilização de um programa de manipulação algébrica (Maxima) para tratar problemas de análise, álgebra e geometria. Será dada particular atenção à consolidação, através do desenvolvimento e análise de algoritmos e interpretação geométrica, de conceitos e problemas abordados nas unidades curriculares Álgebra Linear e Geometria Analítica I (M1010), Análise Real I (M1011) e Tópicos de Matemática Elementar (M1024).
Pretende-se que no final da unidade curricular, o estudante seja capaz de usar um programa de manipulação algébrica (Maxima) para tratar problemas de análise, álgebra e geometria, resolvendo-os, representando graficamente e interpretando as suas soluções.
Conteúdos programáticos das unidades curriculares de Álgebra Linear e Geometria Analítica I (M1010), Análise Real I (M1011) e Tópicos de Matemática Elementar (M1024).
Introdução ao Maxima: interface gráfica; variáveis; funções; estrutura de programação; esboço de gráficos.
Funções reais de uma variável real: gráficos e sua interpretação; função derivada, reta tangente a uma curva num ponto; cálculo e interpretação geométrica de limites; cálculo de integrais definidos e interpretação geométrica; determinação de máximos e mínimos de funções. Limites de sucessões. Cálculo aproximado de somas de séries. Aproximação polinomial de funções.
Sistemas de equações lineares: resolução numérica, representação gráfica e interpretação da solução; implementação em Maxima do Método de Eliminação de Gauss e interpretação geométrica. Espaços e subespaços vetoriais: representação geométrica e interpretação de, combinações lineares, subespaços gerados por combinações lineares de elementos de um conjunto, bases. Aplicações lineares: representação de imagens de subconjuntos de R2 e R3; cálculo e interpretação geométrica do determinante e de propriedades de uma matriz de uma aplicação linear. Cálculo e interpretação geométrica do produto interno e norma de vectores, e do produto vectorial em RR^3.
Aulas laboratoriais: resolução, pelos alunos, de exercícios propostos em fichas de exercícios e/ou propostos em aula. Disponibilização de slides para apoio às aulas; em particular de apoio ao Maxima e resolução de alguns dos exercícios propostos. Apoio aos alunos no esclarecimento de dúvidas nos conteúdos e/ou na resolução de exercícios.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 53,00 |
Frequência das aulas | 28,00 |
Total: | 81,00 |
A aprovação à unidade curricular pode ser obtida
1) por realização de dois testes; neste caso, é obrigatório a) a obtenção de uma classificação maior ou igual a 7,0 valores em cada um deles, e b) média aritmética das classificações obtidas nos dois testes maior ou igual a 10 valores . Neste caso, a classificação final do estudante é: 0.5x(T1+T2) onde, T1=classificação do primeiro teste e T2=classificação do segundo teste.
Cada um dos testes poderá constar de uma prova em computador com uma componente escrita ou oral. O segundo teste tem necessáriamente uma componente a realizar em computador.
Só poderão realizar o 2º teste os estudantes que tenham obtido classificação maior ou igual a 7 valores no 1º teste.
2) por realização de exame final (época normal ou recurso).
O exame constará necessáriamente de uma prova em computador podendo conter uma componente escrita ou oral.
Os estudantes que tenham obtido aprovação à disciplina por realização dos testes, e não tenham obtido o resultado pretendido poderão realizar o exame da época normal. Neste caso, os estudantes terão que optar, no ato da entrega do exame, por prescindir ou não da classificação obtida na avaliação por testes (assinalando no exame a opção pretendida).
Os estudantes com classificação superior ou igual a 17,5 valores (obtida nos testes ou no exame de qualquer uma das épocas) poderão ter que realizar um trabalho em Maxima ou, uma prova em computador com uma componente escrita ou oral, para obterem uma nota superior ou igual a 18 valores.
Os exames requeridos ao abrigo de estatutos especiais constarão de uma prova em computador com uma componente escrita ou oral que poderá ser precedida de uma prova eliminatória (em computador ou escrita ou oral).
Todos os estudantes poderão melhorar a sua classificação no exame da época de recurso.