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Laboratório de Química Analítica

Código: Q2005     Sigla: Q2005     Nível: 200

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Química

Ocorrência: 2018/2019 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Química e Bioquímica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 1 Plano de Estudos Oficial 3 - 3 28 81
L:CC 0 Plano de estudos a partir de 2014 2 - 3 28 81
3
L:F 1 Plano de Estudos Oficial 2 - 3 28 81
3
L:G 0 Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 3 - 3 28 81
L:M 1 Plano de Estudos Oficial 2 - 3 28 81
3
L:Q 40 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 2 - 3 28 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José António Maia Rodrigues Regente

Docência - Horas

Práticas Laboratoriais: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Práticas Laboratoriais Totais 3 6,00
José António Maia Rodrigues 6,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Integração dos conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares de Química Analítica e Introdução ao processo analítico na prática laboratorial de processos volumétricos, de separação física e de métodos potenciométricos e espectrofotométricos, através da execução de diversos trabalhos práticos. Desenvolvimento de capacidades de execução laboratorial, registo sistemático, interpretação de resultados experimentais e sua avaliação crítica.

Resultados de aprendizagem e competências

Desenvolvimento de capacidades de trabalho laboratorial na execução de ensaios analíticos, registo sistemático de processos e procedimentos, interpretação de resultados experimentais, sua avaliação crítica e capacidade de decisão. Capacidades de comunicação de resultados analíticos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Execução de metodologias de análise quantitativa que estimulem a aplicação e a integração prática dos conhecimentos das unidades curriculares de Química Analítica: análise volumétrica, análise instrumental e processos de separação/extração. Aplicação das técnicas potenciométricas e exploração da espectrofotometria de UV/Vis e atómica. 

Bibliografia Obrigatória

JOSÉ ANTÓNIO RODRIGUES E PAULO ALMEIDA; TRABALHOS PRÁTICOS LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA – Q234
Harris Daniel C.; Quantitative chemical analysis. ISBN: 0-7167-2881-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Ensino Laboratorial através da execução de actividades experimentais.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 40,00
Participação presencial 40,00
Teste 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese
Estudo autónomo
Frequência das aulas
Trabalho laboratorial
Total: 0,00

Obtenção de frequência

A avaliação nesta disciplina envolverá três níveis:
- Desempenho prático – esta avaliação será efectuada com base no desempenho, preparação prévia dos trabalhos e notas dos relatórios nas actividades propostas durante as aulas laboratoriais.
- Teste prático - todos os alunos irão realizar um teste prático que será individual e realizada tendo por base os trabalhos laboratoriais. A realização deste teste prático é obrigatória.
- Exame escrito – Exame a ser realizado na época de exames.
A nota final corresponderá à média ponderada dos seguintes elementos de avaliação: a) Desempenho experimental durante as aulas – 40%; b) Teste prático – 20  % c) Exame escrito – 40%.
Serão excluídos de exame escrito final os alunos que não preencham as seguintes condições: - Nota de avaliação prática (desempenho e teste) superior ou igual a 9,5 valores.
Serão reprovados os alunos cuja nota no exame escrito seja inferior a 5 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final corresponderá à média ponderada dos seguintes elementos de avaliação: a) Desempenho prático durante as aulas – 40%; b) Teste prático – 20  % c) Exame escrito – 40%.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as regras emanadas do Conselho Pedagógico da FCUP.

Melhoria de classificação

Pode ser feita melhoria do elemento de avaliação "exame escrito".

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