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Laboratório de Química II

Código: Q1006     Sigla: Q1006     Nível: 100

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Química

Ocorrência: 2018/2019 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Química e Bioquímica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 1 Plano de Estudos Oficial 3 - 3 28 81
L:CC 1 Plano de estudos a partir de 2014 2 - 3 28 81
3
L:F 1 Plano de Estudos Oficial 2 - 3 28 81
3
L:G 0 Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 3 - 3 28 81
L:M 2 Plano de Estudos Oficial 2 - 3 28 81
3
L:Q 59 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 1 - 3 28 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Desenvolvimento de competências laboratoriais e interpretação, discussão, tratamento e apresentação de resultados experimentais, quer a nível individual quer de grupo. Integração nas experiências laboratoriais realizadas dos conhecimentos introduzidos nas unidades curriculares Laboratório de Química I (Q1003), Química I (Q1009) e Química II (Q1011).

Resultados de aprendizagem e competências

Capacidade de realizar as operações mais habituais num laboratório de química bem como de tratar e discutir os resultados obtidos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Esta unidade curricular (UC) consiste em aulas práticas com a duração de 2 horas cada, nas quais serão realizados os trabalhos práticos indicados abaixo, de acordo com a seguinte programação:

Aula 1 – Apresentação, regras de funcionamento e avaliação.

Aulas 2, 3 e 4 – Realização de trabalhos práticos.

Aula 5 – Realização de um relatório completo sobre um dos trabalhos efetuados nas aulas anteriores, a designar pelo docente.

Aula 6 – Explicação e discussão dos trabalhos práticos 4, 5 e 6.

Aulas 7, 8 e 9– Realização de trabalhos práticos.

Aula 10 – Realização de um relatório completo sobre um dos trabalhos efetuados nas aulas anteriores, a designar pelo docente.

Aula 11 – Discussão dos relatórios. Esclarecimento de dúvidas.

Aulas 12 e 13 – Realização das provas práticas de avaliação individual.
 

TRABALHOS PRÁTICOS

  1. Titulação de uma solução aquosa de HCl com bórax
  2. Reciclagem do alumínio
  3. Determinação da velocidade específica da reação de hidrólise do acetato de metilo
  4. Reação do "relógio de iodo" – método das velocidades iniciais
  5. Determinação da entalpia molar de formação de cloreto de amónio sólido
  6. Experiências de eletroquímica: células galvânicas e corrosão

Bibliografia Obrigatória

Vários (compilado por Jorge Gonçalves); Laboratório de Química II – Notas de Apoio aos Trabalhos Práticos, Departamento de Química e Bioquímica, FCUP, 2018

Bibliografia Complementar

Eduardo Marques; Notas sobre Erros e Tratamento de Dados em Química, Departamento de Química e Bioquímica, FCUP, 2006
Simões José A. Martinho 070; Guia do laboratório de química e bioquímica. ISBN: 9789727574872

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas práticas laboratoriais, com realização de trabalhos práticos e elaboração de relatórios.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 40,00
Trabalho laboratorial 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 53,00
Frequência das aulas 28,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

As aulas desta unidade curricular têm carácter obrigatório. Para obter frequência o estudante não pode faltar a mais de um quarto das aulas previstas (não pode exceder 3 faltas) e deve obter classificação positiva em pelo menos dois terços (4) dos trabalhos de índole laboratorial previstos.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação nesta UC é distribuída sem exame final. Dada a sua índole laboratorial, esta UC tem apenas avaliação contínua, não existindo exame em qualquer das épocas (normal ou de recurso).

A avaliação envolve as seguintes componentes:

O estudante deve obter classificação positiva em pelo menos dois terços (4) dos trabalhos de índole laboratorial previstos. A nota de cada trabalho prático (realizado em grupo) é calculada, para cada estudante, com base nos níveis observados na sua preparação, no seu desempenho laboratorial e na realização/discussão do relatório. A média das classificações obtidas nos n (n ≥ 4) trabalhos práticos realizados conduz a uma classificação designada por NTP.

A nota laboratorial (NLAB) é calculada com base na NTP e nas notas dos relatórios intercalares (NR1, NR2), de acordo com a seguinte equação:

NLAB = 0.70 NTP + 0.15 NR1 + 0.15 NR2.

Como elemento adicional de avaliação, os estudantes com nota global dos trabalhos práticos positiva (NTP ≥ 10) e nota laboratorial positiva (NLAB ≥ 10) terão de realizar uma prova prática de avaliação individual, em que a classificação obtida, NPI, não pode ser inferior a 8 valores, para que haja lugar a aprovação na UC.

A nota final NF é calculada de acordo com a seguinte equação:

NF = 0.60 NLAB + 0.40 NPI.

Para obter aprovação é necessário que, cumulativamente, a nota global dos trabalhos práticos seja igual ou superior a 10 valores (NTP ≥ 10), a nota laboratorial seja igual ou superior a 10 valores (NLAB ≥ 10), a nota da prova prática de avaliação individual seja igual ou superior a 8 valores (NPI ≥ 8) e a classificação final seja igual ou superior a 10 valores (NF ≥ 10).

Provas e trabalhos especiais

Não está prevista a realização de trabalhos especiais.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes com o estatuto de estudante trabalhador, que não efetuem o número mínimo de trabalhos práticos, terão de realizar uma prova prática de avaliação individual. Esta regra aplica-se também aos estudantes que, tendo obtido relevação de faltas, não satisfaçam os requisitos para obtenção de frequência. Nestes casos, a nota final NF será igual à classificação obtida na prova prática de avaliação individual.

Melhoria de classificação

Dada a índole laboratorial da UC, as diferentes componentes de avaliação apenas são passíveis de melhoria de classificação mediante nova frequência da UC num outro ano letivo.

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