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Tratamento de Dados em Química

Código: Q1010     Sigla: Q1010     Nível: 100

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Química

Ocorrência: 2018/2019 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Química e Bioquímica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:BQ 85 Plano de Estudos Oficial 1 - 3 28 81
L:Q 59 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 1 - 3 28 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Natália Dias Soeiro Cordeiro Regente
André Alberto de Sousa Melo Regente
Alexandre Lopes de Magalhães Regente

Docência - Horas

Práticas Laboratoriais: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Práticas Laboratoriais Totais 8 16,00
André Alberto de Sousa Melo 6,00
Maria Natália Dias Soeiro Cordeiro 8,00
Alexandre Lopes de Magalhães 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pesquisar informação científica na Internet de um modo sistemático. Manusear e apresentar dados numéricos de um modo claro e rigoroso.

 

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta unidade curricular o estudante deve saber:

  • Procurar, em bases de dados específicas, artigos científicos publicados usando vários critérios de pesquisa.
  • Encontrar dados de propriedades de compostos químicos, usando bases de dados apropriadas.
  • Usar uma folha de cálculo para tratamento elementar de dados numéricos, traçado de gráficos e análise estatística.
  • Visualizar e manipular modelos moleculares a 2D e 3D usando programas de computador apropriados.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Pesquisa de informação científica na Internet.

    • Artigos científicos nas bases de dados de publicações - Scopus e Web of Science.

    • Dados de propriedades físico-químicas de compostos – NIST Chemistry WebBook e ChemSpider

    • Dados estruturais de proteínas – PDB Protein Data Bank.

    • Dados de espetros de compostos orgânicos – SDBS



  2. Manuseamento de dados numéricos numa folha de cálculo.

    • Algarismos significativos.

    • Introdução de dados e cálculos elementares.

    • Análise estatística de dados experimentais.

      • Estatística descritiva. Estimadores pontuais e por Intervalos para a média e desvio padrão.

      • Rudimentos de Testes de hipóteses.



    • Ajuste de funções a dados experimentais. Método dos mínimos quadrados e caso particular da regressão linear. Interpolação de valores numa recta de calibração.

    • Traçado de gráficos.

    • Cálculo de raízes de equações não lineares. Noção de métodos iterativos. Método de Newton.



  3. Desenho de estruturas moleculares. Software livre de visualização e manipulação de modelos e estruturas moleculares: Avogadro, ACD/Labs, VMD.


 

Bibliografia Obrigatória

Natália Cordeiro, Alexandre Magalhães,; Introdução à Estatística: Uma Perspectiva Química, LIDEL- Edições Técnicas Lda, Lisboa, 2004

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas decorrem numa sala equipada com vídeo projetor e computadores (um por estudante).

Sincronização entre exposição dos tópicos teóricos por parte do professor e aplicação por parte dos alunos no computador.

Resolução de exercícios práticos usando diretamente o computador.

Avaliação distribuída sem exame final. A classificação será calculada em função de duas avaliações práticas efetuadas ao longo do semestre (com peso de 50% cada).

Os conteúdos programáticos permitem que, por um lado, o estudante aprenda a utilizar a Internet de um modo racional e crítico na pesquisa de informação científica relevante e, por outro lado, que seja rigoroso e claro no tratamento e apresentação de dados numéricos. Estas competências são fundamentais para quem inicia os seus estudos superiores em ciência.

A aprendizagem baseada com base em meios digitais visa estimular a autonomia, o rigor e espírito crítico na pesquisa de informação e tratamento de dados em ciência. Num campo onde a formação ao longo da vida é fundamental, o desenvolvimento de capacidades cognitivas é tão importante como os conteúdos que são ministrados.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 51,00
Frequência das aulas 28,00
Trabalho laboratorial 2,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

As aulas práticas são obrigatórias. O número de faltas possível é de um quarto das aulas práticas que estão previstas para o ano lectivo em questão.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída sem exame final. A classificação será calculada em função de duas avaliações práticas efetuadas ao longo do semestre (com peso de 50% cada).
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