Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Q1010
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Tratamento de Dados em Química

Código: Q1010     Sigla: Q1010     Nível: 100

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Química

Ocorrência: 2018/2019 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Química e Bioquímica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:BQ 85 Plano de Estudos Oficial 1 - 3 28 81
L:Q 59 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 1 - 3 28 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pesquisar informação científica na Internet de um modo sistemático. Manusear e apresentar dados numéricos de um modo claro e rigoroso.

 

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta unidade curricular o estudante deve saber:

  • Procurar, em bases de dados específicas, artigos científicos publicados usando vários critérios de pesquisa.
  • Encontrar dados de propriedades de compostos químicos, usando bases de dados apropriadas.
  • Usar uma folha de cálculo para tratamento elementar de dados numéricos, traçado de gráficos e análise estatística.
  • Visualizar e manipular modelos moleculares a 2D e 3D usando programas de computador apropriados.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Pesquisa de informação científica na Internet.

    • Artigos científicos nas bases de dados de publicações - Scopus e Web of Science.

    • Dados de propriedades físico-químicas de compostos – NIST Chemistry WebBook e ChemSpider

    • Dados estruturais de proteínas – PDB Protein Data Bank.

    • Dados de espetros de compostos orgânicos – SDBS



  2. Manuseamento de dados numéricos numa folha de cálculo.

    • Algarismos significativos.

    • Introdução de dados e cálculos elementares.

    • Análise estatística de dados experimentais.

      • Estatística descritiva. Estimadores pontuais e por Intervalos para a média e desvio padrão.

      • Rudimentos de Testes de hipóteses.



    • Ajuste de funções a dados experimentais. Método dos mínimos quadrados e caso particular da regressão linear. Interpolação de valores numa recta de calibração.

    • Traçado de gráficos.

    • Cálculo de raízes de equações não lineares. Noção de métodos iterativos. Método de Newton.



  3. Desenho de estruturas moleculares. Software livre de visualização e manipulação de modelos e estruturas moleculares: Avogadro, ACD/Labs, VMD.


 

Bibliografia Obrigatória

Natália Cordeiro, Alexandre Magalhães,; Introdução à Estatística: Uma Perspectiva Química, LIDEL- Edições Técnicas Lda, Lisboa, 2004

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas decorrem numa sala equipada com vídeo projetor e computadores (um por estudante).

Sincronização entre exposição dos tópicos teóricos por parte do professor e aplicação por parte dos alunos no computador.

Resolução de exercícios práticos usando diretamente o computador.

Avaliação distribuída sem exame final. A classificação será calculada em função de duas avaliações práticas efetuadas ao longo do semestre (com peso de 50% cada).

Os conteúdos programáticos permitem que, por um lado, o estudante aprenda a utilizar a Internet de um modo racional e crítico na pesquisa de informação científica relevante e, por outro lado, que seja rigoroso e claro no tratamento e apresentação de dados numéricos. Estas competências são fundamentais para quem inicia os seus estudos superiores em ciência.

A aprendizagem baseada com base em meios digitais visa estimular a autonomia, o rigor e espírito crítico na pesquisa de informação e tratamento de dados em ciência. Num campo onde a formação ao longo da vida é fundamental, o desenvolvimento de capacidades cognitivas é tão importante como os conteúdos que são ministrados.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 51,00
Frequência das aulas 28,00
Trabalho laboratorial 2,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

As aulas práticas são obrigatórias. O número de faltas possível é de um quarto das aulas práticas que estão previstas para o ano lectivo em questão.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída sem exame final. A classificação será calculada em função de duas avaliações práticas efetuadas ao longo do semestre (com peso de 50% cada).
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-01 às 06:53:58 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias