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Sistemas Multimédia

Código: CC3013     Sigla: CC3013     Nível: 300

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciência de Computadores

Ocorrência: 2018/2019 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=2230
Unidade Responsável: Departamento de Ciência de Computadores
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciência de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 0 Plano de Estudos Oficial 3 - 6 56 162
L:CC 21 Plano de estudos a partir de 2014 2 - 6 56 162
3
L:F 0 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 56 162
3
L:G 0 Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 3 - 6 56 162
L:M 4 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 56 162
3
L:Q 3 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 3 - 6 56 162
MI:ERS 26 Plano Oficial desde ano letivo 2014 2 - 6 56 162
3

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O programa proposto é leccionado em aulas teóricas onde os principais conceitos são introduzidos e são explicados exemplos práticos. Durante as aulas teóricas os alunos devem fazer apresentações relacionados com ou programa. Nos laboratórios os alunos aprenderão competências relacionadas com sistemas multimédia através da exploração de um tópico específico que escolheram do programa. Os alunos deverão ter que resolver problemas e programar uma aplicação. Irão desenvolver um projecto e criar uma aplicação que represente os conceitos apresentados nas aulas teóricas. Todos os resultados da aprendizagem ajudarão o aluno a compreender os princípios fundamentais de sistemas de multimédia e têm uma ligação directa com o programa descrito. Abrange a tecnologia do estado de arte e a experiência necessária para desenhar e desenvolver uma aplicação interactiva.

O programa visa ensinar os alunos como os sistemas de multimédias estão a ser actualmente utilizados nas diferentes indústrias.

 

O objectivo é despertar nos alunos a mesma curiosidade, a mesma paixão de descobrir e o mesmo desejo de adquirir conhecimento que motiva investigadores a explorar novas áreas relacionadas com sistemas de multimédia.

É esperado que no final desta cadeira o aluno tenha aprendido e compreendido tecnologia do estado de arte relacionado com os seguintes conceitos:

* Compreender quais são os princípios da animação em 3D baseado no conceito tradicional de animação em 2D.

* Explorar os diferentes tipos de sistema de captura de movimentos, realidade virtual e como estes podem trabalhar juntos.

* Compreender os principais conceitos relacionados com a teoria da informação e a visualização de dados.

* Compreender o uso da cor, texto e diagramas para a representação de informação.

* Desenvolvimento de um projecto de multimédia, criar uma demo e a sua respectiva documentação, a qual deve ser reflexo do seu resultado.

Resultados de aprendizagem e competências

É esperado que no final desta cadeira o aluno tenha aprendido e compreendido tecnologia do estado de arte relacionado com os seguintes conceitos:

* Compreender quais são os princípios da animação em 3D baseado no conceito tradicional de animação em 2D.

* Explorar os diferentes tipos de sistema de captura de movimentos, realidade virtual e como estes podem trabalhar juntos.

* Compreender os principais conceitos relacionados com a teoria da informação e a visualização de dados.

* Compreender o uso da cor, texto e diagramas para a representação de informação.

* Desenvolvimento de um projecto de multimédia, criar uma demo e a sua respectiva documentação, a qual deve ser reflexo do seu resultado. 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

* Princípios Fundamentais de Multimédia: Definições, formatos e standards, compressão de dados, técnicas e armazenamento, Networking

* Sistema Interactivo de Multimédia: Usabilidade, Interface de Usuário, Tipo de média: estático e dinâmico, navegação baseada no conteúdo, sistemas multimédia distribuídos, recuperação de informação multimédia

* Área de Aplicação de Multimédia: Arte, Educação, Entretinimento, Publicidade,  Medicina,  Engenharia, Negócio, Investigação Científica

* Tecnologia de Multimédia: realidade virtual, realidade aumentada, televisão interactiva, efeitos especiais, captura de movimentos, dispositivos móveis            

Bibliografia Obrigatória

Norman Donald A.; The^ design of everyday things. ISBN: 0-262-64037-6
Scott McLoud; Understanding Comics

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias de ensino aplicadas são coerentes com os objectivos de aprendizagem enumerados porque:

*A teoria permite uma introdução e explicação detalhada e adequada ao conceito descrito no programa, nomeadamente os princípios de computação gráfica, algoritmos e todos os principais componentes do pipeline gráfico, sempre suportado por exemplos ilustrativos actualizados.

*Os laboratórios permitem ao aluno consolidar os conhecimentos adquiridos e ter experiência num tópico concreto dentro da área de sistema de multimédia, utilizando linguagens de programação tal como C++. Java, Pyhton e APIs como OpenGL

*A apresentação do artigo dá a possibilidade ao aluno de adquirir experiência de como compreender os tópicos avançados relacionado com o programa apresentado. Irá também ajuda o aluno criar uma apresentação e preparar um debate com o resto da turma.

*O projecto permite o aluno compilar todos os conceitos adquiridos numa só aplicação, preparando um artigo e apresentação, que poderá ajudar na compreensão da importância de cada componentes de um projecto de multimédia. 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Prova oral 25,00
Trabalho escrito 25,00
Trabalho laboratorial 45,00
Trabalho prático ou de projeto 5,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 4,00
Elaboração de projeto 40,00
Estudo autónomo 50,00
Trabalho escrito 10,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 124,00

Obtenção de frequência

Realização dos 2 trabalhos:
-relatório + apresentação de projecto
-apresentação de tema specific a definir

Fórmula de cálculo da classificação final

a) Assignment 1: State of the art paper/article presentation 25%

b) Assignment 2: Multimedia project 70% (report is 45%, presentation is 25%)

c) Assignment 3: Blind paper review 5% 

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