Nanotecnologias
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Física |
Ocorrência: 2018/2019 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
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Importancia das nanotecnologias emergentes
- Compreensão dos conceitos básicos
- Relação entre redução do tamanho físico e a modificação das propriedades físicas
- Tecnologias de nanoe micro fabricação
- Propriedades físicas de nanoestruturas: mecânicas; electrónicas; ópticas e magnéticas
- Aplicações de nanomateriais e dispositivos.
Adquirir uma boa base de conhecimentos na ciência de nanosistemas como idicados dos objectivos.
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Resultados de aprendizagem e competências
Proporcionar formação avançada em nanociências e nanotecnologia que permita que os estudantes possam aprender os principais conceitos subjacentes a esta área e aplicá- los nesta área do conhecimento, mas também em aplicações tecnológicas. O programa inclui uma introdução às propriedades à nanoescala, seguido aprendizagem de um conjunto de tecnicas de analise e tecnologias de micro/nanofabricação de nanomateriais por técnicas de deposição ou litografia. Com esta parte é esperado que os alunos se familiarizem com as metodologias sobre a micro/nanofabricação. Na parte final da unidade curricular serão apresentandos vários principios de funcionamento de dispositivos, tecnologias e/ou sensores. Esta última parte destina-se a consolidar conhecimentos, permitindo que os estudantes possam desenvolver as capacidades de análise de sistemas complexos
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Introdução
2- Propriedades Fisicas II: Electricas e oticas, Quantum wells/wires/dots, efeitos de tamanho e confinamento, Electrões de condução, Fermi gas and densidades de estado (DOS).
- Fabricação de nanomateriais tecnicas de deposição: PLD, IBD, Sputtering, Evaporação, CVD, ALD.
- Fabricação de Nanomaterials II: litografia Otica, por electrões, Raios-X e Iões, Etching techniques: wet and dry methods
4 Propriedades Fisicas I: MEMS, NEMS, Propriedades mecânicas microestructuras, Dispositivos e aplicações
Bibliografia Obrigatória
Nalwa Hari Singh 1954- 340;
Nanostructured materials and nanotechnology. ISBN: 0-12-513920-9
Bibliografia Complementar
Oura K. 070;
Surface science. ISBN: 3-540-00545-5
Bhushan Bharat, 1949- 340;
Springer handbook of nanotechnology. ISBN: 3-540-01218-4
Observações Bibliográficas
- H. S. Nalwa (Ed.), “Nanostructured Materials and Nanotechnology”, Academic Press, 2002
- C. P. Poole Jr. and F. J. Owens, “Introduction to Nanotechnology”, Wiley-Interscience, 2003
- Z. Cui, “Micro-Nanofabrication: technologies and Applications”, Springer, 2005
- K, Oura, V. G. Lifshits, A. A. Saranin, A. V. Zotov and M. Katayama, “Surface Science: An Introduction”, Springer, 2003
- B. Bhushan (Ed.), “Handbook of Nanotechnology”, Springer, 2004
• C. Dupas, P. Houdy and M. Lahmani, “Nanoscience”, Springer, 2004
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As nanotecnologias têm um carácter altamente multidisciplinar abrangendo vários ramos da ciência exactas como a Fisica, Quimica, Biologia inclusivé estabelencendo a ponte com as Ciências Médicas. Esta disciplina é claramente favorável ao desenvolvimento de competências de análise integrada de problemas desde do conceito, passando pela fabricação e terminando na aplicação. A metodologia de ensino foi selecionada tendo em conta uma forte interação entre o professor-aluno através de uma avaliação continua com exercícios quinzenais, apresentações orais e trabalhos escritos. São também convidados alguns especialistas em determinadas áreas de investigação para darem palestras sobre as suas áreas de forma aos alunos aperceberam os problemas do dia-a-dia em investigação ou desenvolvimento de tecnologias. Tal metodologia tem como principais vantagens a transmissão de conhecimento através do contacto com perspetivas diferentes, permitindo que os estudantes aprendam diferentes metodologias de resolução de problemas e diferentes perspetivas, quer a nível científico, quer a nível tecnológico, enriquecendo assim a experiência dos estudantes em situações práticas. Por outro lado, a aplicação dos conhecimentos adquiridos a casos reais é comprovadamente uma forma mais eficaz para a aprendizagem, principalmente em estudos avançados, permitindo também que os estudantes atinjam mais fácil e solidamente os objetivos de aprendizagem da unidade curricular. Assim desta forma é esperado que os alunos no final tenham adquirido ferramentas e conceitos de nanociencias e nanotecnologia largando assim espectro para diferentes ramos de investigação ou tecnologias que este curso abrange.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
15,00 |
Exame |
70,00 |
Teste |
15,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
3,00 |
Total: |
3,00 |
Obtenção de frequência
Condições de Frequência: 2/3 TP.
Fórmula de cálculo da classificação final
Tipo de Avaliação: Avaliação distribuída com exame final.
Avaliação não continua:• 100 % no exame final
Fórmula de avaliação: Avaliação Continua:
• 15% em mini exercicios de duas em duas semanas
• 15% analise de um artigo cientifico com apresentação de 5 minutos para o artigo e 5 minutos de discussão
• 70% Exame Final
Avaliação não continua:• 100 % no exame final