Bases de Protecção de Culturas
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Agronomia |
Ocorrência: 2017/2018 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se que os alunos: - compreendam a filosofia subjacente à tomada de decisão em protecção das culturas nas várias modalidades de agricultura sustentável. - saibam as consequências para uma região ou país do ataque generalizado a uma cultura importante e tomem consciência dos seus deveres na matéria - conheçam e saibam utilizar os componentes da protecção integrada. - saibam quais os principais grupos de inimigos das culturas. - conheçam as características gerais dos fungos agentes causais de doenças de plantas. - saibam classificar um insecto (até à ordem) e saibam como proceder para identificar a espécie. - relacionem os estragos nas plantas com os possíveis agentes causais. - conheçam os meios de luta cultural, biológica, biotécnica e química a usar em Portugal. - adquiram competências de diagnóstico de problemas fitossanitários em diversas plantas.
Resultados de aprendizagem e competências
Conhecer os principais grupos de seres vivos que são pragas e agentes causais de doenças em plantas. Saber fazer o correcto diagnóstico e prescrever um tratamento. Redigir um relatório tecnico, debater um tema e fazer uma apresentação oral.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Introdução à protecção de plantas A protecção das plantas nas modalidades de agricultura sustentável. Pragas e doenças de quarentena (casos históricos de ataques que provocaram elevados prejuízos, organismos envolvidos, responsabilidade individual); Biodiversidade nos sistemas agrários. Relações entre seres vivos no ecossistema agrário. Organizações nacionais e internacionais relacionadas com a protecção das culturas. Evolução da protecção de plantas. Os inimigos das culturas (inimigo chave, inimigo ocasional; pragas, doenças e infestantes). 2. Entomologia agrícola Importância dos insectos nos diferentes ecossistemas. Morfologia dos insectos. Metamorfoses. Classificação nas principais ordens 3. Patologia agrícola Importância dos fungos em protecção de plantas. Conceito de planta doente e planta sã. Manifestação da doença (conceitos de sinal, sintoma, quadro sintomatológico, sintoma primário e secundário).Diagnóstico da doença. Conceitos de parasita, parasitismo, patogeneidade, estragos e prejuízos. Tetraedro da doença. Ciclo da doença (inoculação, penetração, infecção, invasão, reprodução, disseminação). Doença endémica. Patogénios monocicliclos e policiclicos. Características diferenciadoras dos fungos dos vários filo. Estruturas de desenvolvimento e de reprodução. Reprodução assexuada e sexuada. Estruturas de reprodução assexuada e sexuada: conídios, oosporo, ascosporo, basidiosporo. Classificação taxonómica dos fungos. Ciclos de vida do fungo na planta e manifestação da doença. 4. Estratégias de protecção Protecção integrada: Medidas preventivas de luta (tipos e momento de aplicação); estimativa do risco; nível económico de ataque; exemplos de NEA; mapas de risco; factores de nocividade; tomada de decisão e escolha do meio de luta. Estratégias de protecção noutros sistemas de produção. 5. Meios de luta Luta cultural e luta genética (utilização de sementes com resistências, redes de exclusão, intervenções em verde, enrelvamento, solarização, biofumigação). Luta química (classificação dos pesticidas, modos de acção, aplicação, medidas de toxicologia aguda e crónica, riscos, processo de homologação). Luta biológica (limitação natural e enriquecimento da biocenose, predadores e parasitoides). Luta biotécnica (utilização de feromonas e outros semioquimicos; reguladores de crescimento de insectos, luta autocida, confusão sexual).
Bibliografia Obrigatória
Agrios George N. 1936-;
Plant pathology. ISBN: 9780120445646
Tomaz Ilídio Lucas;
Doenças das plantas
Hill Dennis S. 1934-;
Agricultural entomology. ISBN: 0-88192-223-4
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas, de 3,5 horas, poderão ser: teórica presencial, de debate à distância (fórum de discussão), prática de campo e/ou laboratório (presencial). Poderá haver uma visita de estudo. As aulas são no Campus Agrário de Vairão. Na página da disciplina, serão disponibilizados os documentos, protocolos dos trabalhos e avisos. Será também o local para o aluno submeter os trabalhos e onde irá acontecer o fórum de discussão.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
20,00 |
Trabalho escrito |
80,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
49,00 |
Frequência das aulas |
49,00 |
Total: |
98,00 |
Obtenção de frequência
Condições de Frequência: É proposto um conjunto de trabalhos a realizar durante o semestre que permitem dispensar de exame. Todos os estudantes estão admitidos a exame da época de recurso
Fórmula de cálculo da classificação final
Fórmula de avaliação: São propostos 6 avaliações. Classificação final (20 valores): T1 (6valores) + T2 (2valores) + T3 (2valores) + T4 (4valores) + T5 (4valores) + T6 (2valores). A classificação obtida pela soma das classificações de cada trabalho será lançada na pauta de exame. Assim a realização dos trabalhos substitui na totalidade o exame da época normal. Os estudantes que não tenham obtido 10/20 ou que pretendam melhorar a classificação poderão inscrever-se para exame de recurso, sendo que o exame cobrirá toda a matéria da unidade curricular.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
n.a.
Melhoria de classificação
Pode ser obtida em exame de recurso.