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Gestão e Empreendedorismo

Código: GES4001     Sigla: GES4001     Nível: 400

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Gestão

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciência de Computadores
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:CC 18 PE a partir do ano letivo de 2014 2 - 6 42 162
MI:ERS 29 Plano Oficial desde ano letivo 2014 5 - 6 42 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se, nesta disciplina, que os alunos: 

  • Disponham de uma visão global sobre a gestão das organizações e que, em particular, compreendam as principais opções estratégicas que se colocam às empresas; 
  • Apreendam noções básicas sobre análise económico-financeira de empresas que lhes permitam analisar os principais documentos contabilísticos de síntese; 
  • Adquiram competências básicas em matéria de empreendedorismo, que lhes permitam, a partir de uma ideia, construir um projecto empresaria ou negócio.

Resultados de aprendizagem e competências

Os tópicos apresentados no programa na disciplina têm como objetivo fornecer aos estudantes o “background” necessário para poderem autonomamente desenvolver os seu próprios projetos de negócio e pô-los em prática.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

 

1. A perspetiva financeira.

1.1 Conceitos básicos de matemática financeira.

1.2 Conceitos básicos de análise financeira

1.3 Análise de projetos de investimento.

2. A perspetiva estratégica.

Definições de estratégia. A visão concorrencial: atratividade da indústria, modelo das cinco forças, posicionamento concorrencial, modelo da cadeia de valor. A visão baseada nos recursos. Comparação e integração de enquadramentos.

3. A perspetiva da inovação.
Empreendedorismo tecnológico. Os desafios da comercialização de tecnologia. Ligações Tecnologia-Produto-Mercado. Condicionantes da apropriação dos retornos da inovação. Modelos de negócios. Planeamento orientado à descoberta.

Bibliografia Obrigatória

Blank, Steve, and Dorf, Bob; The Startup Owner's Manual: The Step-By-Step Guide for Building a Great Company, K&S Ranch, Inc. Publishers, 2012. ISBN: 0984999302

Bibliografia Complementar

Osterwalder, Alexander and Pigneur Yves; Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers, John Wiley & Sons, 2010. ISBN: 8126533676

Observações Bibliográficas

Casos e transparências distribuídos nas aulas

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas, com exposição teórica complementadas com exemplos e exercícios práticas. Realização de 3 testes em aula (análise financeira, análise de projetos de investimento, estratégia e empreendedorismo). Realização de um trabalho prático com o objectivo de desenvolver um modelo de negócio baseado em evidências para um projeto empresarial.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 60,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 80,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Assiduidade segundo o regulamento da FCUP.
Todas as componentes de avaliação têm de ser entregues (ver fórmula de cálculo da classificação final).

Fórmula de cálculo da classificação final

A Classificação Final (CF) desta disciplina resulta da soma da Classificação dos Testes (CT1, CT2 e CT3) e da Classificação do Trabalho Prático (CTP), que vale 8 valores. da seguinte expressão: CF=0,2×CT1+0,2CT2+0,2CT3+0,4CTP.

Para o cálculo de CF, é necessário entregar todas as componentes de avaliação - os 3 testes e o trabalho prático.

Melhoria de classificação

Melhorias de nota serão realizadas exclusivamente por exame (100% da nota obtida no exame final).
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