Código: | M1027 | Sigla: | M1027 | Nível: | 100 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Matemática |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle.up.pt/course/view.php?id=189 |
Unidade Responsável: | Departamento de Matemática |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Matemática |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:M | 109 | Plano de Estudos Oficial | 1 | - | 6 | 56 | 162 |
Aplicação de conceitos matemáticos, nomeadamente os estudados em outras disciplinas do primeiro ano, ao tratamento analítico e numérico de modelos Matemáticos em Física, Biologia, Ecologia, Economia, Medicina e outros ramos do conhecimento.
Pretende-se que o aluno seja capaz de traduzir os problemas propostos no âmbito da disciplina em linguagem matemática, classificá-los, propor um modelo adequado e testar o referido modelo.
Pretende-se ainda que, sempre que possível, use resolução analítica e representação gráfica para o problema. Quando tal não for possível deverá ser capaz de utilizar o software Maxima para representação gráfica e simulação de soluções para o problema.
Modelação matemática discreta com exemplos clássicos de aplicações:
a) modelação unidimensional: sistema dinâmico discreto e sua variação, resolução do sistema dinâmico linear e afim; pontos fixos, diagrama e gráfico; modelos em Economia, Biologia, Ciências Sociais;
b) modelação bidimensional e tridimensional: sistema dinâmico discreto e sua variação, resolução do sistema dinâmico no caso linear; pontos fixos, diagrama (em dimensão 2) e gráfico; modelos em Ecologia e Epidemiologia.
Modelação matemática contínua com exemplos clássicos de aplicação:
a) equação diferencial autónoma de 1ª ordem ou sistema dinâmico contínuo: resolução no caso linear, afim e quando é possível obter uma solução explícita; modelo em Farmácia, Física e Biologia;
b) diagrama de fase de um sistema dinâmico contínuo: pontos de equilíbrio, intervalos de crescimento, concavidades; gráficos das soluções a partir do diagrama de fase.
Adaptação de um modelo a um conjunto de dados: transformação num modelo afim, método gráfico e método dos mínimos quadrados para determinação de um modelo afim.
Aulas teóricas com apresentação teórica da matéria e propostas de problemas a serem tratados nas aulas teorico-práticas.
Aulas teorico-práticas com: resolução de problemas concretos, utilização de computador e software adequado para a resolução de problemas em tempo útil.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 0,00 |
Teste | 100,00 |
Total: | 100,00 |
1. A classificação final é a soma das classificações obtidas nas três componentes parciais:
T1 - avaliação teórica 1: vale 7 valores, nota mínima 2.5 valores.
T2 - avaliação teórica 2: vale 7 valores, nota mínima 2.5 valores.
P -avaliação prática em computador (a realizar num dos dias previstos para reposição de aulas): vale 6 valores, nota mínima 2 valores.
2. Na época de recurso as avaliações teórica e prática terão lugar no dia do exame. A avaliação teórica vale 14 valores, nota mínima 5 valores. A avaliação prótica vale 6 valores, nota mínima 2 valores. A classificação final é a soma das duas componentes.
3. Exceção: se a soma nas componentes T1, T2 e P for maior do que 17 valores poderá ser realizada uma prova complementar, que poderá ser oral, em data a combinar com os alunos. A classificação final poderá ser 17, 18, 19 ou 20 valores.
Estudantes que, por estatuto especial, estejam dispensados da avaliação distribuída terão um exame nas condições descritas para a época de recurso.
A melhoria de classificação constará de um exame nos mesmos moldes que o exame de recurso.