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Geologia e Ambiente

Código: GEOL2005     Sigla: GEOL2005     Nível: 200

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Geologia

Ocorrência: 2017/2018 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Geologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:CTA 42 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 2 - 6 56 162
L:G 19 Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 3 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objetivo geral consiste em oferecer aos discentes uma competência alargada e pluridisciplinar no domínio da geologia ambiental, de modo a permitir a sua intervenção nos diferentes níveis destas áreas e a desenvolver a capacidade de resolução de problemas no âmbito da área de formação em Ciências da Terra e de Ambiente, de interpretação dos processos geológicos vs. ambientais e fundamentação da sua própria argumentação. 

 

Resultados de aprendizagem e competências

- Capacidade de resolução de problemas no âmbito da área de formação em Ciências da Terra e de Ambiente, de interpretação dos processos geológicos vs. ambientais e fundamentação da sua própria argumentação;
- Capacidade de recolher, seleccionar e interpretar a informação relevante, particularmente na área de formação que os habilite a fundamentar as soluções que preconizam e os juízos que emitem, incluindo na análise os aspectos sociais, científicos e éticos relevantes;
- Competências que permitam comunicar informação, ideias, problemas e soluções;
- Competências que permitam uma aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia.

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável.

Programa


Módulo I - As alterações climáticas (AC) na perpspectiva das Ciências da Terra e das Ciências Ambientais
- As AC a diferentes escalas temporais: à escala humana; à escala histórica e à escala geológica
- Principais causas das AC: causas naturais relacionadas com a própria Terra; causas naturais externas à Terra; causas antrópicas (queima de combustíveis fósseis, desflorestação; atividade agro-pecuárias intensiva)
- Medidas de adpatação e de mitigação; factores ambientais mais afetados

Módulo II - Os sistemas litorais e os fenómenos de erosão costeira
- variações do Nível Médio do Mar (NMM)
- causas para a variação do NMM: análise de dados históricos
- os sistemas naturais em risco devido à subida do NMM
- medidas de proteção costeira: as obras de engenharia de "defesa" costeira - paralelas à costa e perpendiculares à costa

Módulo III - Os Recursos Hídricos (s.l)
- os recursos hídricos superficiais (RHSup) e os recursos hídricos subterrâneos (RHSub)
- factores que colocam em risco a qualidade e a quantidade dos recursos hídricos
- a vulnerabilidade dos recursos hídricos: índices de vulnerabilidade
- critérios de definição de perímetros de vlnerabilidade
Módulo IV: Introdução à sismologia
Módulo V: Movimentos de massa e estabilidade de vertentes
Módulo VI: Geofísica aplicada à detecção de contaminação subterrânea.

Conteúdo teórico - prático:
Módulo I: Construção de uma carta de risco
Módulo II: Determinação da vulnerabilidade costeira


Módulo III: Avaliação da dispersão de um contaminante em meio hídrico
Módulo IV: Sismologia, ondas e escalas de magnitude
Módulo V: Estabilidade de vertentes
Módulo VI: Geofísica aplicada à detecção de contaminação subterrânea.

Bibliografia Obrigatória

Coch Nicholas K.; Geohazards. ISBN: 0-02-322992-6
Bell Fred G.; Environmental geology. ISBN: 0-86542-875-1
Montgomery Carla W.; Environmental Geology. ISBN: 0697-27083-1
Keller Edward A.; Environmental geology. ISBN: 0-13-022466-9
Bell Fred G.; Environmental geology. ISBN: 0-86542-875-1
Merritts Dorothy; Environmental geology. ISBN: 0-7167-2834-6
Abbott Patrick L.; Natural disasters. ISBN: 0-697-25493-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

No plano das metodologias de ensino e aprendizagem, o esforço de aprendizagem deve centrar-se na carga de trabalho dos estudantes; Reserva de um papel exigente para o professor na orientação do trabalho dos seus alunos, com estímulo à pesquisa individual, ao esforço de auto-aprendizagem e na busca de conhecimentos por via experimental; Assunção de uma lógica de avaliação das aprendizagens suportada numa relação estreita com os objectivos originais propostos para o programa curricular.












 












 


Palavras Chave

Ciências Naturais
Ciências Naturais
Ciências Naturais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 80,00
Trabalho prático ou de projeto 20,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final resultará de:

- Exame final = 80%
- Trabalho sobre a componente prática = 20%
Em qualquer uma destas componentes, a nota final, não poderá ser inferior a 8,0 valores.
A nota da componente prática poderá ser obtida através de: - entrega de dois trabalhos práticos realizados, à escolha dos estudantes, sendo um para cada um dos docentes.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação incide apenas sobre o exame final.

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