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Processamento de Documentos Estruturados

Código: CC4001     Sigla: CC4001     Nível: 400

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciência de Computadores

Ocorrência: 2017/2018 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://www.dcc.fc.up.pt/~zp/aulas/1718/pde
Unidade Responsável: Departamento de Ciência de Computadores
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciência de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:CC 13 PE a partir do ano letivo de 2014 1 - 6 42 162
MI:ERS 25 Plano Oficial desde ano letivo 2014 4 - 6 42 162
M:SI 3 Plano de estudos a partir de 2014/2015 1 - 6 42 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Esta unidade curricular tem por objetivo geral introduzir os alunos aos documentos estruturados baseados no formalismo XML (eXtended Markup Language) e ao seu processamento.
Os objetivos específicos incluem o conhecimento dos conceitos e normas básicas deste formalismo, bem como as linguagens linguagens associadas às várias facetas do processamento de documentos, como: tipificação, formatação gráfica, transformação e semântica. Será também abordada a manipulação de dados em formato XML a partir de programas e a sua utilização na implementação de serviços Web destinados à comunicação entre sistemas informáticos heterogéneos.


Resultados de aprendizagem e competências

No final da unidade curricular os alunos aprovados saberão: em que situações usar documentos XML; definir tipos de documentos para um dado domínio de aplicação; converter instâncias desses tipos em outros documentos, em particular para formatação gráfica; associar metadados a documentos e definir domínios de metadados; selecionar a API adequada para um dado tipo de processamento XML; identificar as principais linguagens XML associadas à utilização de serviços web. 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1) O essencial sobre XML

* Exemplos
* Retrospetiva histórica
* Conceitos básicos
* Utilizações de XML
* Software de XML
* Instituições

2) Normas básicas do XML

* Objetivos de desenho
* Modelo de dados
* Espaços de nomes
* Apontadores
* Inclusão

3) Definição de linguagens XML

* DTD - Document type definition
* XSD - XML Schema
* Outras linguagens de esquema

4) Transformação e visualização de documentos

* XPath - expressões baseadas em caminhos
* XSLT - transformação de documentos
* XSLfo - objetos de formatação

5) Semântica de documentos

* Web semântica
* RDF - descrição de recursos web
* RDFS - modelação de descrições de recursos
* OWL - ontologias para a web

6) Interfaces aplicacionais

* SAX - processamento de eventos
* DOM - Manipulação em memória
* TrAX - Aplicação de transformações


Bibliografia Obrigatória

000002793. ISBN: 0-596-00053-7 (XSLT)
000002557. ISBN: 978-0-596-00016-5 (Java and XML)
000076459. ISBN: 0-262-01210-3 (Semantic web primer)
Elliotte Rusty Harold; XML Bible, IDG Books Worldwide, 1999. ISBN: 0-7645-3236-7
Benoît Marchal; XML by Example, John Pierce, 1999. ISBN: 0-7897-2242-9
Eric M. Burke; Java and XSLT, O'Reilly, 2001. ISBN: 0-596-00143-6

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas teóricas é usado o método expositivo, sendo apresentada uma visão organizada dos temas do programa, incluindo exemplos de aplicação das diferentes tecnologias.

Nas aulas práticas são propostos exercícios de consolidação dos conceitos expostos nas aulas teóricas que são realizados pelos alunos sob supervisão do docente. As aulas são ainda usadas para avaliação teórica e prática.

Software

Eclipse - Ambiente integrado de desenvolvimento (IDE)
JDK - Tookit de desenvolvimento Java

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia de computadores > Tecnologia de software
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia da informação
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia da internet

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 62,50
Trabalho laboratorial 37,50
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 0,00
Frequência das aulas 0,00
Trabalho laboratorial 0,00
Total: 0,00

Obtenção de frequência

Serão considerados como tendo frequentado a unidade curricular os alunos que tenham participado em pelo menos três (2) testes e dois (2) dos trabalhos práticos individuais.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação da disciplina é distribuída, sem exame final, composta por quatro (3) testes teóricos e três (3) trabalhos práticos. O primeiro teste teórico contará dois e meio  (2,5) valores, contribuindo cada um dos restantes  testes com cinco (5) valores cada para a classificação final. Cada um dos trabalhos práticos contará com dois e meio  (2,5) valores para a classificação final.

Provas e trabalhos especiais

Os testes teórico são de escolha múltipla, de duração inferior a 1/2 hora e são realizado em computador no início das aulas práticas, de acordo com o calendário da unidade curricular. Cada um dos quatro (4) testes incide sobre a matéria das últimas semanas, designadamente:

1. Primeiro teste
o Essencial sobre XML
o Normas básicas
2. Segundo teste
o Tipos de documentos
o Expressões baseadas em caminhos (XPath)
o Transformação de documentos (XSLT)

3. Terceiro teste
o Objetos de formatação (XSL-fo)
o Interrogação com XQuery
o Semântica de documentos
o Interfaces aplicacionais


Os trabalhos práticos consistem no desenvolvimento dum conjunto de ficheiros para um domínio de aplicação sugerido pelo aluno(a), contendo:

Primeiro trabalho - definição de tipo de documentos (DTD, XML Schema ou ambos);
Segundo Trabalho - transformação para XHTML;
Terceiro Trabalho - metadados em RDF com a modelação do domínio em RDF Schema.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes em regime especial de avaliação, bem como alunos que justifiquem a sua ausência podem realizar qualquer dos momentos de avaliação em data e hora a combinar com o docente.

Melhoria de classificação

Dado a avaliação ser distribuída e não ser realizado um exame final, não há lugar a exames de melhoria, recurso ou de época especial.

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