Código: | Q3022 | Sigla: | Q3022 | Nível: | 300 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Química |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Química e Bioquímica |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Química |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:BQ | 0 | Plano de Estudos Oficial | 3 | - | 6 | 56 | 162 |
L:Q | 8 | Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 | 3 | - | 6 | 56 | 162 |
Nas aulas teóricas pretende-se explicar aos alunos a importância dos principais tipos de sensores químicos e bioquímicos e os princípios subjacentes ao seu funcionamento Nas aulas teórico-práticas / práticas são feitas algumas demonstrações sobre a construção e funcionamento de sensores químicos e bioquímicos
Reconhecimento da importância dos principais tipos de sensores químicos e bioquímicos e os princípios subjacentes ao seu funcionamento Noções sobre a construção e funcionamento de sensores químicos e bioquímicos em amostras reais
Pretende-se desenvolver nos alunos a capacidade de compreensão e descrição dos diferentes tipos de sensores químicos e bioquímicos usados em análise química, identificando os seus aspectos comuns e mostrando as suas características particulares que os tornam específicos para realizar determinadas determinações. Assimilação e integração de conceitos e de características de modo a proporcionar uma visão abrangente dos processos de funcionamento dos sensores, em particular dos aspetos que lhes conferem especificidade.
Capítulo 1 – Introdução
Apresentação geral do conceito de sensor
Capítulo 2 – Elementos de reconhecimento (sensores?)
Apresentação de sensores para analitos particulares
Capítulo 3 – Factores de desempenho
Selectividade, sensibilidade, repetibilidade, zona de aplicação, zona de linearidade , tempo de vida, etc.
Capítulo 4 – Sensores electroquímicos e biossensores
Aplicação da electroquímica em sensores e biossensores
Capítulo 5 – Sensores ópticos
Capítulo 6 – Sensores de massa e sensores térmicos
Capítulo 7 – Aplicações específicas
Bibliografia:
Chemical Sensors and Biosensors
Brian R. Eggins, University of Ulster at Jordanstown, Northern Ireland, UK
As aulas teóricas são acompanhadas pela projecção de diapositivos(cópias destes diapositivos são disponibilizadas na Web).
Nas as aulas teórico-práticas / práticas os alunos observam a forma de funcionamento de alguns sensores simples e analisam um artigo científico relativo à construção de um determinado sensor, que posteriormente explicam sob a forma de uma apresentação oral.
Designação | Peso (%) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 30,00 |
Exame | 50,00 |
Trabalho laboratorial | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Frequência do número do aulas teorico-práticas e práticas mínimo legalmente instituído (75%)
Exame final - 10 valores
Desempenho nas aulas teórico-práticas e práticas - 10 valores
A avaliação de conhecimentos para os alunos com estatuto especial será feita em exame final. Podem contudo optar por realizar os testes previstos no ponto 2. do cálculo da avaliação final e seguir o processo de avaliação aí descrito.
A melhoria da classificação pode ser obtida através da realização de exame final com esse propósito.
Não há dispensa de frequência às aulas teórico-práticas.