Código: | Q3005 | Sigla: | Q3005 | Nível: | 300 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Química |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://moodle.up.pt/course/view.php?id=167 |
Unidade Responsável: | Departamento de Química e Bioquímica |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Química |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:B | 0 | Plano de Estudos Oficial | 3 | - | 6 | 56 | 162 |
L:CC | 0 | Plano de estudos a partir de 2014 | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
3 | |||||||
L:F | 1 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
3 | |||||||
L:G | 0 | Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 | 3 | - | 6 | 56 | 162 |
L:M | 2 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
3 | |||||||
L:Q | 16 | Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 | 3 | - | 6 | 56 | 162 |
A recolha e a preparação de uma amostra são passos essenciais num procedimento analítico e, apesar disso, são aqueles que o analista poderá estar menos preparado para enfrentar. Com esta disciplina pretende-se minimizar o efeito dos erros de amostragem no resultado final da análise, introduzindo as noções básicas do procedimento de amostragem, apresentando e discutindo as várias estratégias possíveis para a realização da amostragem. Aquisição de conhecimentos sobre os diversos processos de tratamento de amostras directamente relacionados ou não com o método de análise.
Resultados de aprendizagem:
Conhecer os princípios básicos de amostragem e os diferentes métodos de amostragem;
conhecer os princípios básicos de recolha de amostras de ar;
conhecer os princípios básicos de recolha de amostras de solo;
conhecer os princípios básicos de recolha de amostras de água;
conhecer os princípios básicos de armazenamento e transporte de amostras;
conhecer os princípios do tratamento de amostras tendo em conta a origem e objetivos de análise;
conhecer os princípios básicos de digestão de amostras por via húmida e por micro-ondas;
conhecer os princípios básicos dos métodos de extração líquido-líquido, extração por fluidos supercríticos, extração e microextração em fase sólida .
Competências:
Identificar a origem dos erros nos diferentes passos do processo analítico;
estimar os erros cometidos nos diferentes passos do processo analítico;
distinguir entre amostragem aleatória e não aleatória;
saber identificar e colocar em prática os diferentes tipos de amostragem (sistemática, aleatória, estratificada);
calcular constantes de amostragem;
elaboração e execução de planos de amostragem;
manuseamento, calibração, manutenção de bombas de amostragem de ar;
uso de digestão por micro-ondas para tratamento de amostras.
1. Introdução 2. Medições e Decisões 3. Amostras e Universo 4. Estrato, Lote, Incremento, Amostra composta 5. Amostragem e seus objectivos 6. Plano de Amostragem 7. Métodos de Amostragem 8. Tipos de erros de amostragem 9. Constante de amostragem 10. Cálculo do nº de amostras 11. Exemplos de planos de amostragem 11.1 amostragem de solos 11.2 amostragem de águas 11.3 amostragem de ar 12. Armazenamento de amostras 13. Processos de tratamento de amostras 14.1 Digestão 14.2 Digestão por micro-ondas 15. Extração 15.1 Extração por fluidos supercríticos 15.2 Extração e microextração em fase sólida
Exposição oral da matéria, com discussão dos vários temas versados. Realização de trabalhos práticos exemplificativos de diferentes aspectos a ter em consideração na recolha e tratamento de vários tipos de amostras.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 50,00 |
Participação presencial | 0,00 |
Trabalho escrito | 20,00 |
Trabalho laboratorial | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Ter aprovação na componente prática da disciplina e média igual ou superior a 9,5 valores na avaliação da disciplina. Obrigatoriedade de frequência às aulas práticas e teórico-práticas.
Exame – 50% (nota mínima de 8.5 valores) Trabalho em grupo com apresentação- 20% Nota prática – 30%
Uma das componentes da avaliação consiste na realização em grupo de um trabalho de pesquisa/síntese sobre uma temática relacionada com a recolha ou o tratamento de amostras. Pretende-se promover o trabalho e discussão dos temas em grupos bem como o desenvolvimento de aptidões de escrita e apresentação de informação.
BIBLIOGRAFIA Métodos de Amostragem, C. M. Pereira, Departamento de Química, FCUP, Porto, 1989. Sampling for Analytical Purposes, P. Gy, John Wiley & Sons, 1ª Ed., Chichester, 1999. Quantitative Chemical Analysis, D. C. Harris, W. H. Freeman, 5ª Ed., Nova Iorque, 1997. Acceptance Sampling in Quality Control, Second Edition, Dean V. Neubauer and Edward G. Schilling, Chapman and Hall/CRC 2009 A Primer on Quality in the Analytical Laboratory, John Kenkel, CRC Press, 2000 Air Sampling and Industrial Hygiene Engineering, Dennis W. Day and Martha J. Boss, CRC Press 200