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Química Analítica

Código: Q2019     Sigla: Q2019     Nível: 200

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Química

Ocorrência: 2017/2018 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Química e Bioquímica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:Q 45 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 2 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se desenvolver nos alunos a capacidade de compreensão e descrição dos diferentes processos de separação habitualmente usados em análise química, identificando os seus aspectos comuns e mostrando as suas características particulares que os tornam específicos para realizar determinadas separações. Assimilação e integração de conceitos e de características de modo a proporcionar uma visão abrangente dos processos de separação baseados no equilíbrio heterógeneo, em particular, os processos de separação física e cromatográficos. Proporcionar a aquisição de conhecimentos sobre potenciometria.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se desenvolver nos alunos a capacidade de compreensão e descrição dos diferentes processos de separação habitualmente usados em análise química, identificando os seus aspectos comuns e mostrando as suas características particulares que os tornam específicos para realizar determinadas separações. Assimilação e integração de conceitos e de características de modo a proporcionar uma visão abrangente dos processos de separação baseados no equilíbrio heterógeneo, em particular, os processos de separação física e cromatográficos. Proporcionar a aquisição de conhecimentos sobre potenciometria.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1 Métodos Electroquímicos  
1.1 Métodos Potenciométricos
1.2 Métodos Coulométricos
1.3 Métodos Voltamétricos e Amperométricos
2 Métodos Espectroscópicos
2.1 Espectroscopia de Absorção
2.1.1 Espectrofotometria de UV/Vis e Espectroscopia de Infravermelho
2.1.2 Espectroscopia de Absorção Atómica
2.2 Espectroscopia de Emissão
2.2.1 Espectroscopia de Fotoluminescência
2.2.2 Espectroscopia de Emissão Atómica
2.3 Espectroscopia Dispersiva
2.3.1 Turbidimetria
3 Métodos Cinéticos
4 Introdução à Validação de Métodos Analíticos
5 Introdução à Garantia da Qualidade

Bibliografia Obrigatória

Skoog Douglas; West Donald; Holler James; Crouch Stanley; Fundamentals of Analytical Chemistry. ISBN: 0-03-035523-0
Harris Daniel C.; Quantitative Chemical Analysis. ISBN: 0-7167-4464-3
David Harvey; Analytical Chemistry 2.0, 2008 (Obra de acesso livre via WWW. Site: http://www.asdlib.org/onlineArticles/ecourseware/Analytical%20Chemistry%202.0/Text_Files.html)

Bibliografia Complementar

Kellner R.; Mermet J. M.; Otto M.; Widmer H. M.; Analytical Chemistry . ISBN: 3-527-28610-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino de Química Analítica processa-se através de aulas teóricas e teórico-práticas. As aulas teóricas são espaços de exposição presencial dos temas do programa, com recurso aos meios audiovisuais disponíveis. As aulas teórico-práticas são espaços dedicadas à resolução de exercícios de aplicação dos conceitos tratados e apreendidos nas aulas teóricas, ao esclarecimento de dúvidas e à análise crítica do resultado final.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Participação presencial 0,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Para obtenção de frequência, o aluno com inscrição ordinária não pode exceder o número limite de faltas às aulas teórico-práticas, que é fixado em 3 faltas no presente ano lectivo. O aluno com estatuto especial não está abrangido pela medida restritiva anterior.

Fórmula de cálculo da classificação final

1. Modo de Avaliação A avaliação de conhecimentos será efectuada através de exame final obrigatório. 2. Dispensa de exame final O aluno poderá dispensar de exame final através da realização de 2 testes (T1, T2) ao longo do semestre, no horário das aulas teóricas, desde que a média aritmética dos três testes seja positiva. A realização destes testes é facultativa. 3 Exame final (EX) O exame final de época normal será constituído por três módulos correspondentes à matéria dos testes referidos no ponto 2.. Os alunos que tenham optado por realizar os testes previstos no ponto 2. podem optar por realizar os módulos que mais lhes convierem. A nota final deste exame será obtida através da média aritmética das classificações obtidas nos três módulos. No caso dos alunos que tenham optado por realizar o teste e, posteriormente, o módulo em exame, a nota considerada será a mais favorável. O exame final de época de recurso e de época especial será único englobando toda a matéria efetivamente lecionada. A classificação final será obtida a partir da nota obtida pelo aluno nesse exame.

Provas e trabalhos especiais

Realização de três testes ao longo do semestre nas aulas teóricas.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação de conhecimentos para os alunos com estatuto especial será feita em exame final. Podem contudo optar por realizar os testes previstos no ponto 2. do cálculo da avaliação final e seguir o processo de avaliação aí descrito.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação pode ser obtida através da realização de exame final com esse propósito.

Observações

Não há dispensa de frequência às aulas teórico-práticas.

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