Código: | BIOL1003 | Sigla: | BIOL1003 | Nível: | 100 |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Biologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Biologia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Química |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
L:AP | 47 | Plano de Estudos Oficial | 1 | - | 6 | 48 | 162 |
L:CTA | 39 | Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 | 2 | - | 6 | 48 | 162 |
L:F | 0 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 6 | 48 | 162 |
3 | |||||||
L:G | 9 | Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 | 1 | - | 6 | 48 | 162 |
3 | |||||||
L:M | 1 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 6 | 48 | 162 |
3 | |||||||
L:Q | 1 | Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 | 3 | - | 6 | 48 | 162 |
Esta unidade curricular tem por objectivo proporcionar aos estudantes uma visão geral da diversidade e evolução de: fungos, protistas e plantas. A abordagem ao Reino Plantae inclui o conceito de alternância de gerações no seu ciclo de vida, o estudo da morfologia de famílias selecionadas, das suas estruturas vegetativas e reprodutivas, das características anatómicas internas, uma introdução à fisiologia vegetal, incluindo as relações hídricas e transporte interno, e ainda classificação dos grandes grupos vegetais de acordo com as suas relações filogenéticas.
Um estudante que complete com sucesso esta UC deve ser capaz de:
Descrever e distinguir os diversos ciclos de vida e esquematizar ciclos de vida para animais, plantas, algas e fungos.
Descrever as características distintivas dos principais filos das plantas e as suas relações evolutivas.
Mostrar como a evolução das plantas está associada com as adaptações fisiológicas e morfológicas necessárias para uma vida terrestre.
Explicar a reprodução e o desenvolvimento embrionário em gimnospérmicas e angiospérmicas.
Distinguir entre crescimento primário e crescimento secundário e explicar como ocorrem nas plantas.
Explicar os mecanismos de transporte de seiva xilémica e de translocação floémica nas plantas.
Utilizar chaves dicotómicas para estudar e identificar famílias selecionadas de espermatófitas.
Reconhecer a diversidade morfológica dos organismos seleccionados em laboratório e no campo.
BIODIVERSIDADE; sistemática, taxonomia e nomenclatura. Hierarquia das categorias taxonómicas. Métodos de classificação tradicionais, cladística e sistemática molecular. Evolução e mecanismos evolutivos.
Fungos; características principais dos grupos Chytridiomycota, Zygomycota, Ascomycota e Basidiomycota.
Protistas, Algas, características gerais. Filo Euglenophyta, características e reprodução. Filo Rodophyta, algas vermelhas, características, reprodução e ciclo de vida. Filo Dinophyta, características principais. Filo Bacillariophyta, parede celular e reprodução. Filo Phaeophyta, algas castanhas, características gerais, importância económica, reprodução e ciclo de vida. Filo Chlorophyta, algas verdes, características gerais, classes Chlorophyceae, Ulvophyceae e Charophyceae. Exemplos, reprodução e ciclos de vida. Importância económica das algas. Plastídeos e evolução das algas. Transição entre as algas Charophyceae e as plantas vasculares.
Plantas, características gerais. Briófitas, característica gerais, morfologia externa e reprodução. Divisão Marchantiophyta, hepáticas talosas e folhosas. Divisão Antocerophyta, características gerais. Divisão Bryophyta, Disivão Sphagnophyta, características gerais. Plantas vasculares Evolução das plantas vasculares. Pteridófitas; características gerais, reprodução, classificação. Lycopodophyta e Monilófitas. Evolução da semente. Progymnospérmicas. Gimnospérmicas, características gerais, reprodução, ciclo de vida e diversidade. Filos Ginkgophyta, Cycadophyta, Coniferophyta , estudo de Coníferas importantes, e Gnetophyta. Angiospérmicas – Anthophyta – plantas com flor. Evolução, Magnolidae, Dicotiledóneas herbáceas primitivas e Monocotiledóneas. Morfoloogia externa: estruturas vegetativas e reprodutivas. Reprodução; esporogénese e gametogénese. Dupla fecundação. Polinização, diferentes tipos e sistemas de incompatibilidade gametofítica e esporofítica. Frutos, diferentes tipos. Estudo das características principais de algumas famílias de Angiospérmicas - Monocotiledoneae, Dicotiledóneas herbáceas primitivas, Magnollideae e Eudicotiledoneae.
ANATOMIA E FISIOLOGIA DAS PLANTAS Características fundamentais da célula vegetal. Parede celular, características principais e constituição básica. Parede primária, parede secundária e lamela mediana. Interrupções. Espaços intercelulares. Síntese da parede celular, complexos terminais, celulose síntase. Crescimento apical e difuso. Lenhificação. Sistemas de tecidos. Sistema fundamental: Parênquima, Colênquima e Esclerênquima; funções e tipos de células, escleróides e fibras. Epiderme; origem, características gerais, cutina. Células epidérmicas especializadas; Estomas, desenvolvimento, classificação. Tricomas; origem, funções e categorias morfológicas. Sistema vascular. Xilema; características gerais e tipos de células. Ontogenia das células condutoras e tipos de parede. Xilema primário, protoxilema e metaxilema. Câmbio vascular, iniciais radiais e iniciais fusiformes. Xilema secundário, sistemas axial e longitudinal. Anéis de crescimento. Lenho de dicotiledóneas e lenho de coníferas. Floema, características gerais e tipos de células. Ontogenia das células condutoras e tipos de parede, áreas e placas crivosas. Floema primário, protofloema e metafloema. Floema secundário. Floema II de gimnospérmicas e de dicotiledóneas. Periderme; felema, felogénio e feloderme. Desenvolvimento de lentículas. Movimento de água e substâncias nas células vegetais. Movimento de água e solutos nas plantas: translocação xilémica e floémica.
Aulas teóricas expositivas e aulas práticas laboratoriais e no jardim Botânico
Designação | Peso (%) |
---|---|
Exame | 50,00 |
Teste | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 40,00 |
Frequência das aulas | 40,00 |
Trabalho laboratorial | 20,00 |
Total: | 100,00 |
A inscrição numa Unidade Curricular universitária exige presença regular nas aulas, bem como uma preparação cuidadosa. Portanto, os estudantes devem participar em todas as aulas programadas.
Um estudante obtém frequência se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o limite de faltas correspondente a 25% do número de aulas previstas.
Aulas práticas obrigatórias. Número total de faltas - 3 faltas.
Os estudantes que excedam o limite de faltas ficam excluidos de avaliação.
Avaliação por duas Frequências ou por Exame final escrito sobre as componentes Teórica (T) e Teórico-Prática (TP).
Avaliação T = 20 valores
Avaliação TP = 20 valores
Classificação final = (T+TP)/2
Classificação mínima em cada uma das componentes (T ou TP) = 8 valores.
Para aprovação a Classificação Final de ser igual ou superior a 9,5 valores.
.
Os estudantes com estatutos especiais (como por exemplo Trabalhadores Estudantes) poderão optar por realizar a avaliação por frequências ou por exame final.
Exame escrito com componente teórica e componente teórico-prática, 20 valores.
Regulamento Disciplinar dos Estudantes da Universidade do Porto, aprovado pelo despacho Reitoral GR.03/07/2011 de 5 de Julho.
https://sigarra.up.pt/up/LEGISLACAO_GERAL.ver_legislacao?p_nr=4809