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Nanotecnologias

Código: F4026     Sigla: F4026     Nível: 400

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Física

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Física e Astronomia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Física

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:F 2 Plano de Estudos Oficial. 1 - 6 42 162
2
M:FM 12 Plano de estudos do Mestrado em Física Médica a partir de 2013. 1 - 6 42 162

Língua de trabalho

Or English in case of frequency of Erasmus students

Objetivos

Importancia das nanotecnologias emergentes

 - Compreensão dos conceitos básicos

- Relação entre redução do tamanho físico e a modificação das propriedades físicas

- Tecnologias de nanoe micro fabricação

 - Propriedades físicas de nanoestruturas: mecânicas; electrónicas; ópticas e magnéticas

- Aplicações de nanomateriais e dispositivos.

Adquirir uma boa base de conhecimentos na ciência de nanosistemas como idicados dos objectivos.

Resultados de aprendizagem e competências

Proporcionar formação avançada em nanociências e nanotecnologia que permita que os estudantes possam aprender os principais conceitos subjacentes a esta área e aplicá- los nesta área do conhecimento, mas também em aplicações tecnológicas. O programa inclui uma introdução às propriedades à nanoescala, seguido aprendizagem de um conjunto de tecnicas de analise e tecnologias de micro/nanofabricação de nanomateriais por técnicas de deposição ou litografia. Com esta parte é esperado que os alunos se familiarizem com as metodologias sobre a micro/nanofabricação. Na parte final da unidade curricular serão apresentandos vários principios de funcionamento de dispositivos, tecnologias e/ou sensores. Esta última parte destina-se a consolidar conhecimentos, permitindo que os estudantes possam desenvolver as capacidades de análise de sistemas complexos

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Introdução

  2. Fabricação de nanomateriais I:Tecnicas in-situ and standard: SEM, EDS, Auger, XPS, RHEED, LEED, XRD, AFM, MFM, STM, TEM e tecnicas de deposição: PLD, IBD, Sputtering, Evaporação, CVD, ALD.

  3. Fabricação de Nanomaterials II: litografia Otica, por electrões, Raios-X e Iões, Etching techniques: wet and dry methods


4 Propriedades Fisicas I: MEMS, NEMS, Propriedades mecânicas microestructuras, Dispositivos e aplicações


5 Propriedades Fisicas II: Electricas e oticas,  Quantum wells/wires/dots, efeitos de tamanho e confinamento, Electrões de condução, Fermi gas and densidades de estado (DOS),  Nanoelectronica, Nanofotonica, Excitons, Electrões de túnel, superconductividade e aplicações: sensores, lasers.


6 Propriedades Fisicas III: Propriedades Magnéticas


7 Membranas


8 Aplicações: Nanomedicina e Nanoquimica

Bibliografia Obrigatória

000072651. ISBN: 0-12-513920-9
000072942. ISBN: 3-540-01218-4
000075923. ISBN: 3-540-00545-5
000091560. ISBN: 3-540-28616-0

Bibliografia Complementar

000006419. ISBN: 0-19851819-6
000075921. ISBN: 3-540-00635-4
000091490. ISBN: 7-04-017663-7
D. S. Goodsell; Bionanotechnology: Lessons from Nature, J. Wiley and Sons, 2004

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As nanotecnologias têm um carácter altamente multidisciplinar abrangendo vários ramos da ciência exactas como a Fisica, Quimica, Biologia inclusivé estabelencendo a ponte com as Ciências Médicas. Esta disciplina  é claramente favorável ao desenvolvimento de competências de análise integrada de problemas desde do conceito, passando pela fabricação e terminando na aplicação. A metodologia de ensino foi selecionada tendo em conta uma forte interação entre o professor-aluno através de uma avaliação continua com exercícios quinzenais, apresentações orais e trabalhos escritos. São também convidados alguns especialistas em determinadas áreas de investigação para darem palestras sobre as suas áreas de forma aos alunos aperceberam os problemas do dia-a-dia em investigação ou desenvolvimento de tecnologias. Tal metodologia tem como principais vantagens a transmissão de conhecimento através do contacto com perspetivas diferentes, permitindo que os estudantes aprendam diferentes metodologias de resolução de problemas e diferentes perspetivas, quer a nível científico, quer a nível tecnológico, enriquecendo assim a experiência dos estudantes em situações práticas. Por outro lado, a aplicação dos conhecimentos adquiridos a casos reais é comprovadamente uma forma mais eficaz para a aprendizagem, principalmente em estudos avançados, permitindo também que os estudantes atinjam mais fácil e solidamente os objetivos de aprendizagem da unidade curricular.  Assim desta forma é esperado que os alunos no final tenham adquirido ferramentas e conceitos de nanociencias e nanotecnologia largando assim espectro para diferentes ramos de investigação ou tecnologias que este curso abrange.

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas
Ciências Físicas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 15,00
Exame 70,00
Teste 15,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 96,00
Total: 96,00

Obtenção de frequência

Aulas TP obrigatórias

Fórmula de cálculo da classificação final

Tipo de Avaliação: Avaliação distribuída com exame final.

Condições de Frequência: 2/3 TP.

Avaliação não continua:• 100 % no exame final

Fórmula de avaliação: Avaliação Continua:
• 15% em mini exercicios de duas em duas semanas
• 15% analise de um artigo cientifico com apresentação de 5 minutos para o artigo e 5 minutos de discussão
• 70% Exame Final

Avaliação não continua:• 100 % no exame final
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