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Bases Fisiológicas de Produção Animal

Código: AGR1002     Sigla: AGR1002     Nível: 100

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Agronomia

Ocorrência: 2016/2017 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Biologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 1 Plano de Estudos Oficial 3 - 6 49 162
L:M 1 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 49 162
3
L:Q 0 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 3 - 6 49 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Nesta disciplina pretende-se que os alunos compreendam e dominem os principais mecanismos fisiológicos que estão na base dos sistemas digestivo, reprodutivo, lactação, crescimento e comportamento dos animais de interesse zootécnico.

Resultados de aprendizagem e competências

Conhecimento dos principais mecanismos fisiológicos que estão na base dos sistemas digestivo, reprodutivo, lactação, crescimento e comportamento dos animais de interesse zootécnico.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

PROGRAMA PREVISTO DA DISCIPLINA
ENSINO TEÓRICO:
CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ANIMAL
1. Crescimento e desenvolvimento em condições ideais
2. Variações na composição corporal com a raça e sexo
3. Efeitos nutricionais no crescimento e na composição corporal
4. Controlo hormonal do crescimento
5. Manipulação do crescimento
DIGESTÃO, ABSORÇÃO E METABOLISMO
1. Funções gerais do tracto gastrointestinal e o seu controlo e integração
2. Motilidade gastrointestinal
3. Funções secretoras do tracto gastrointestinal
4. Digestão e absorção dos hidratos de carbono, lípidos e proteínas
5. Transporte intestinal de água e electrólitos
6. Digestão nos ruminantes
7. Microbiologia do rúmen e intestinos delgado e grosso
8. Digestão nas aves
9. Metabolismo dos hidratos de carbono
10. Metabolismo lipídico
11. Metabolismo de proteínas e aminoácidos
12. Distúrbios do metabolismo dos hidratos de carbono e gorduras 13. Vitaminas
REPRODUÇÃO
1. Processos reprodutivos do macho
1.1. Aspectos anatómicos
1.2. Espermatogênese
1.3. Controlo hormonal da espermatogênese
1.4. Compartimentos dos testículos
1.5. Órgãos acessórios do macho
1.6. Testosterona no sistema periférico
1.7. Função testicular
1.8. Erecção e ejaculação
2. Processos reprodutivos na fêmea
2.1. Hormonas da reprodução
2.2. Função ovárica
2.3. Receptividade sexual
2.4. Actividade ovárica pós-parto
2.5. Gestação
2.6. Parto
2.7. Involução uterina
2.8. Reinício da actividade ovárica cíclica
GLÂNDULA MAMÁRIA E LACTAÇÃO
1. Anatomia funcional da glândula mamária
2. Crescimento mamário, diferenciação e lactação
2.1. Mamogénese
2.2. Lactogénese
2.3. Galactopoiese
3. Síntese e secreção do leite
3.1. Metabolismo da glândula mamária
3.2. Biossíntese dos componentes do leite
3.3. Secreção do leite
4. Fisiologia da ordenha
4.1. Velocidade de secreção do leite
4.2. Remoção do leite
5. Funções biológicas do leite
5.1. Valor nutritivo e colostro
5.2. Variações nas espécies
6. Factores que afectam a lactação
6.1. Factores nutricionais, fisiológicos e ambientais
ENSINO PRÁTICO
CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ANIMAL
1. Crescimento compensatório
2. Curvas de crescimento
3. Análise de dados de crescimento
MICROBIOLOGIA DO RÚMEN
1. Observação microscópica de inóculo de rúmen
2. Determinação da digestibilidade in vitro de alimentos pelo método de Tilley e Terry
REPRODUÇÃO
1. Métodos de recolha de sémen
2. Avaliação do sémen
3. Ciclo éstrico
4. Métodos de detecção do cio
5. Ciclos reprodutivos
LACTAÇÃO
1. Análise de curvas de lactação
1.1. Modelo de Wood
1.2. Método de Fleischman
1.3. Produção de leite corrigida para 305 dias de lactação e 4% de gordura
1.4. Produção real, normalizada e teórica
2. Determinação da qualidade bacteriológica do leite
3. Determinação de parâmetros físico-químicos do leite
ALGUNS CONCEITOS DE ECOFISIOLOGIA
1. Efeitos ambientais na eficiência de utilização dos alimentos e na reprodução animal
FISIOLOGIA COMPORTAMENTAL
1. Conceito fisiológico do comportamento
2. Ritmos circadianos e comportamento
3. Comportamento de ingestão
4. Comportamento termorregulador
5. Comportamento de comunicação
6. Comportamento sexual
7. Comportamento social
8. Comportamento emocional: bases neurofisiológicas
9. Motivação e impulso
10. Aprendizagem e memória
11. Desenvolvimento do comportamento
12. Plasticidade comportamental
13. Fisiopatologia comportamental

Bibliografia Obrigatória

Moog Florence; Animal growth and development

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A exposição dos temas é suportada na utilização de material de apoio diverso (eg, slides, vídeos, multimédia). Sempre que possível serão realizados trabalhos laboratoriais.

Palavras Chave

Ciências Naturais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 0,00
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 0,00
Total: 0,00

Obtenção de frequência

Para obtenção de frequência à disciplina, os alunos terão de assistir a 75% das aulas previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Os estudantes podem optar por avaliação contínua ou exame final. No caso da avaliação contínua, a classificação final será calculada atribuindo igual peso aos testes realizados ao longo do semestre, em que serão avaliadas as matérias leccionadas nas aulas teóricas e nas aulas práticas. Caso os estudantes optem por serem avaliados em exame final, este terá um peso de 100% para a classificação final e avaliará as matérias leccionadas nas aulas teóricas e nas aulas práticas.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes sujeitos a regimes especiais (TE, DA, ...) serão avaliados em exame final.

Melhoria de classificação

A melhoria de nota será sempre realizada em exame final. Os estudantes que tenham inicialmente optado pela avaliação contínua, a partir do momento que entregarem o exame para ser corrigido, a nota considerada para o cálculo da classificação final será sempre a do exame final, independentemente de ser superior ou inferior à média ponderada dos testes realizados.

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