Recursos Geológicos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Geologia |
Ocorrência: 2016/2017 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
É esperado que os estudantes adquiram conhecimentos gerais sobre a variedade de Recursos Geológicos existente bem como sobre a génese e aspetos geo-económicos. É esperado que os estudantes adquiram competências que os tornem aptos a ingressar no quadro técnico de empresas da área extrativa, ou a iniciar trabalhos de investigação na área dos recursos geológicos.
Resultados de aprendizagem e competências
O programa foi elaborado tendo em vista a natureza generalista que a unidade curricular possui (no campo dos recursos é a única UC do Curso). Deste modo pretende-se que o estudante fique com uma visão da totalidade dos recursos, sem descurar aspectos básicos e essenciais sobre a génese de cada tipo de recurso geológico, bem como o conhecimento de exemplos paradigmáticos de jazigos mundiais.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Noções básicas sobre Recursos Geológicos. Principais características mineralógicas, económicas e a génese dos seguintes tipos de jazigos minerais: jazigos MAGMÁTICOS de quimismo BÁSICO, jazigos em CARBONATITOS e ROCHAS ÍGNEAS ALCALINAS, Jazigos VMS e SEDEX, jazigos do tipo MVT, jazigos de zinco em óxidos e carbonatos, LATERITES , SUPERGÉNICOS, SEDIMENTARES, PLACERS,PALEOPLACERS, SKARNS, jazigos em Filões, Greisens ou Aplitopegmatitos, BIFs, IRONSTONES, jazigos em PÓRFIROS, jazigos IOCG. Recursos energéticos. Minerais e rochas industriais. Rochas Ornamentais e gemas. Aspetos ambientais durante e após a exploração mineira. Alguns dos principais jazigos mundiais de cada um dos tipos de jazigos referidos.
Bibliografia Obrigatória
Ridley, J.; Ore Deposit Geology , Cambridge University Press, 2013. ISBN: 9781107022225
Arndt, N., Ganino, C.,; Metals and Society. An introduction to economic geology, Springer, 2012. ISBN: 978-3-642-22995-4.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas o professor expõe a matéria letiva na forma oral e mostrando projeções de gráficos, tabelas e fotos relacionadas com os temas. Também mostra objetos do dia-a-dia, relacionando-os com os minérios de onde são extraídos os elementos de que são feitos.
Nas aulas práticas os estudantes estudam em amostra de mão e em microscópios de reflexão e de transmissão minérios dos mais importantes recursos. Aulas de campo em áreas mineiras complementam a parte lectiva dando-lhes uma componente industrial virada para a realidade económica.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Fórmula de cálculo da classificação final
Classificação do exame (0-20).
O Exame tem uma componente teórica que vale 70 % e uma prática que vale 30%.
O Exame está dividido em 4 partes uma por cada módulos letivo/professor.
A classificação final de cada módulo letivo/professor é proporcional a número de aulas da cada docente.