Introdução à Nanotecnologia e Bionanotecnologia
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Química |
Ocorrência: 2016/2017 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
O objetivo principal é apresentar uma introdução ao tema da nanotecnologia, com uma particular incidência na forma como a química e a bioquímica podem contribuir para esta área e como podem usar a nanotecnologia como uma ferramenta de trabalho em química e em bioquímica.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da unidade curricular os estudantes devem:
- saber definir o que é a nanotecnologia
- identificar áreas em que a nanotecnologia poderá ter um elevado impacto;
- saber identificar diferentes métodos de preparação de nanomateriais;
- saber identificar materiais nanotecnológicos de primeira, segunda e terceira geração;
- saber identificar diferentes tipos de nanomateriais e quais as suas principais propriedades físicas.;
-saber utilizar corretamente a linguagem da nanotecnologia
Adicionalmente, os estudantes devem melhorar algumas competências transversais, nomeadamente a sua capacidade de escrita científica e de apresentação oral, bem como as suas competências a nível de trabalho em equipa e utilização de ferramentas informáticas.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Os estudantes devem ter frequentado com aprovação as unidades curriculares de química geral do 1º ano e as unidades curriculares de laboratórios de química.
Programa
- Conceitos básicos de nanotecnologia
- Definição de nanotecnologia
- Breve história sobre a nanotecnologia
- Sistemas biológicos como paradigma da nanotecnologia
- Nanotecnologia e novas propriedades
- Nanomateriais e sua produção
- Nanopartículas: métodos físicos e métodos químicos
- Nanofibras
- Nanoplacas e filmes ultra-finos
- Cristalização e química supramolecular
- Materiais compósitos
- Fabricação de nanodispositivos
- Métodos top-down
- Métodos bottom-up
- Métodos bottom-to-bottom
- Bionanotecnologia
- ADN como material de construção
- Biossensores
- Sistema de entrega controlada de fármacos
- Nanobiomateriais
- Nanotoxicologia
- Avaliação de alguns aspetos sobre o impacto da nanotecnologia
- Impacto tecnológico
- Impacto científico
- Impacto comercial e económico
- Impacto ambiental
- Impacto social
- Alguns aspetos éticos da nanotecnologia
Bibliografia Obrigatória
T. Pradeep; Nano: The essentials; understanding nanoscience and nanotechnology, Tata McGraw-Hill, 2007. ISBN: 0-07-154829-7
Bibliografia Complementar
Jeremy Ramsden; Nanotechnology, Bookbon, 2009. ISBN: 978-87-7681-418-2
Steven A. Edwards; The nanotech pioneers, Wiley-VCH, 2006. ISBN: 3-527-31290-0
Joachim Schummer; David Baird (Eds); Nanotechnology challenges: Implications for Phylosophy, Ethics and Society, World Scientific, 2006. ISBN: 981-256-729-1
John Mongillo; Nanotechnology 101, Greenwood, 2007. ISBN: 978-0-313-33880-9
Louis Theodore; Nanotechnology: Basic Calculations for engineers and scientists, Wiley-Interscience, 2006. ISBN: 978-0-471-73951-7
Mark Ratner; Daniel Ratner; Nanotechnology: A gentle introduction to the next big idea, Prenctice-Hall, 2002. ISBN: 978-0-13-101400-8
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Cada um dos tópicos focados nesta unidade curricular será lecionado recorrendo a uma primeira apresentação sobre o tema, seguida de atividades de aprendizagem sobre o tema. Estas atividades de aprendizagem incluem busca de informação na internet, seguida por discussão em grupo e na aula; resolução de problemas; demonstrações e outras atividades laboratoriais, incluindo síntese de nanopartículas, determinação de tamanho de nanopartículas por técnicas de dispersão de luz; visitas de estudo a laboratórios de investigação; palestras por investigadores em nanotecnologia.
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Nanotecnologia
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Biotecnologia > Nanobiotecnologia
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia de materiais
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Prova oral |
20,00 |
Teste |
35,00 |
Trabalho escrito |
15,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
Os estudantes não poderão faltar a mais de ¼ do número de aulas previsto.
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota final= 0,35 x Nota do teste escrito + 0,15 x Nota do trabalho escrito + 0,20 x nota da apresentação oral +0,15 nota da resolução de problemas na aula + 0,15 nota da resolução de exercícios online.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes trabalhadores ou outros que comprovadamente não possam frequentar as aulas poderão substituir a componente de resolução de problemas nas aulas por um trabalho escrito, em formato a combinar com o docente.
Melhoria de classificação
Dado o caráter de avaliação contínua, a melhoria de classificação só poderá ser feita ao teste escrito, em data a combinar durante a época de exames normal ou por repetição da frequência à unidade curricular, no ano letivo seguinte.