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Programação em Lógica

Código: CC3012     Sigla: CC3012     Nível: 300

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciência de Computadores

Ocorrência: 2016/2017 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://www.dcc.fc.up.pt/~ines/aulas/1617/PL/PL.html
Unidade Responsável: Departamento de Ciência de Computadores
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciência de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 0 Plano de Estudos Oficial 3 - 6 56 162
L:CC 21 Plano de estudos a partir de 2014 2 - 6 56 162
3
L:M 7 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 56 162
3
L:Q 0 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 3 - 6 56 162
MI:ERS 17 Plano Oficial desde ano letivo 2014 2 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

- Transmitir aos estudantes conceitos fundamentais de programação em lógica
- Permitir que os estudantes compreendam programas escritos em alguma linguagem lógica
- Explicar a relação entre programação em lógica e lógica matemática
- Despertar nos estudantes a motivação para a programação em lógica
- Apresentar aos estudantes aplicações práticas de programação em lógica
- Envolver os estudantes em projetos práticos de programação lógica
- Relacionar a disciplina com outras do curso

Resultados de aprendizagem e competências

Ao concluir a disciplina, os estudantes devem ser capazes de:
- Identificar em que tipos de problemas a  programação lógica deve ser aplicada
- Perceber as limitações das linguagens lógicas e de suas implementações
- Saber desenvolver programas de relativa complexidade
- Saber resolver problemas com relativa complexidade usando programação lógica
- Conhecer bem a sintaxe e semàntica da linguagem Prolog
- Relacionar o conhecimento adquirido com outras disciplinas do curso

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Algum conhecimento de lógica matemática e inteligência artificial pode ajudar, mas não é fundamental para a aprendizagem.

Programa

- Introdução às linguagens lógicas.
- Diferenças entre linguagens lógicas, funcionais e procedurais.
- Introdução à linguagem Prolog.
- Relação entre Prolog e a lógica.
- Relação entre Prolog e algoritmos de busca.
- Relação entre Prolog e bases de dados (Datalog).
- Sintaxe e semântica da linguagem Prolog.
- Tipos básicos de dados.
- Manipulação de listas. Recursão.
- Diferenças de listas.
- Boas práticas de programação em Prolog.
- Controle do espaço de busca. Operador de corte (cut).
- Depuração de programas Prolog.
- Satisfação de Restrições (Constraint Logic Programming)
- Implementação de Prolog (máquina WAM).
- Programação avançada em Prolog.

Bibliografia Obrigatória

Sterling Leon; The art of prolog. ISBN: 0-262-19250-0
Bratko Ivan 1946-; Prolog programming for artificial intelligence. ISBN: 978-0-201-14224-2 pbk

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- aulas teóricas expositivas
- aulas práticas
- listas de exercícios
- testes intermédios
- trabalhos em grupo

Utilização do Moodle para os testes intermédios e listas de exercícios.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Trabalho prático ou de projeto 40,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Todos os estudantes têm direito de ir ao exame final.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação será feita através do somatório dos resultados do projeto e do exame. Conforme a decisão maioritária, poderemos ter notas associadas aos testes intermédios.

Trabalho de estágio/projeto

Consiste de atividade teórico-prática. Estudantes devem entregar a implementação e um relatório explicativo. Se houver tempo, farão apresentação do seu projeto.
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