Algoritmos em Matemática Discreta
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Matemática |
Ocorrência: 2016/2017 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve conhecer e saber aplicar os conceitos e resultados básicos estudados. Pretende-se paralelamente que a frequência desta unidade curricular contribua para o desenvolvimento de aptidões e competências no âmbito da matemática discreta e dos algoritmos.
Resultados de aprendizagem e competências
Pretende-se que no final deste curso o estudante seja capaz de:
• Completar e estruturar alguns conhecimentos básicos previamente adquiridos;
• Resolver problemas através de métodos elementares estruturados;
• Conhecer e mobilizar conceitos básicos e universais, que são a base de ferramentas de múltiplas ciências, num contexto próximos das aplicações;
• Utilizar (e conceber, quando possível) soluções algorítmicas de diversos problemas.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Revisão de alguns dos principais básicos da combinatória: contagens, ordenação, listas, conjuntos e multiconjuntos, contagem de funções de vários tipos (injetivas, sobrejetivas, crescentes, decrescentes), partições, etc.; combinatória das permutações.
2. Árvores de decisão e recursividade: definições básicas em árvores, ordem, rank, 'depth-first' e 'breadth first'; algoritmos recursivos, 'sorting', códigos de Gray; relações de recorrência, equação característica, sucessões de Fibonacci e Catalan, desarranjos.
3. Introdução à teoria de grafos: definiçoes e exemplos, isomorfismo, grafos aleatórios; grafos orientados e fluxos; circuitos Eulerianos e ciclos Hamiltonianos; árvores, algoritmos de Prim, Kruskal, 'depth-first' e 'breadth first'.
4. Introdução à análise de algoritmos. [A aboragem deste tópico depende do tempo disponível.]
Bibliografia Obrigatória
Bender Edward A. 1942-;
Mathematics for algorithm and systems analysis
Bibliografia Complementar
Bondy J. A.;
Graph theory with applications. ISBN: 0-333-17791-6
Cormen Thomas H.;
Introduction to algorithms. ISBN: 9780262031417 hbk
Sedgewick Robert 1946-;
An introduction to the analysis of algorithms. ISBN: 978-0-201-40009-0
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As horas de contacto estão distribuídas em aulas teóricas e teórico-práticas. Nas primeiras são apresentados os conteúdos do programa, recorrendo-se a exemplos para ilustrar os conceitos tratados e orientar os estudantes. Nas aulas teórico-práticas são resolvidos exercícios e problemas, previamente indicados. São disponibilizados materiais de apoio na página da disciplina. Para além das aulas, há períodos de atendimento semanais onde os estudantes têm oportunidade de esclarecer dúvidas.
Palavras Chave
Ciências Físicas > Matemática > Algoritmos
Ciências Físicas > Matemática > Análse combinatória
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Fórmula de cálculo da classificação final
Serão efetuados testes opcionais ao longo do semestre (entre 2 e 4 testes, no total), cuja soma das cotações é igual a 15 valores. A classificação correspondente a cada um dos testes pode ser usada nos exames das épocas normal e de recurso, nos termos descritos a seguir.
O exame final (época normal e época de recurso) consiste de N+1 partes, onde N é o número de testes realizados durante o semestre, correspondendo cada uma destas partes a um teste. A classificação em qualquer destas partes é igual ao máximo das classificações obtidas no teste correspondente e nessa parte do exame. No exame da época de recurso, contará para esse máximo também a classificação obtida na parte correspondente do exame da época normal. O conjunto destas N partes tem a cotação de 15 valores. A restante parte tem a cotação de 5 valores e não corresponde a nenhum dos testes.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Qualquer tipo de avaliação especial poderá revestir uma das seguintes formas: exclusivamente uma prova oral; uma prova oral e uma prova escrita, ambas com caráter eliminatório; somente uma prova escrita. A opção por uma das alternativas compete exclusivamente aos docentes responsáveis pela unidade curricular.
Observações
Artigo 13º do Regulamento Geral para Avaliação dos Discentes de Primeiros Ciclos, de Ciclos de Estudos Integrados de Mestrado e de Segundos Ciclos da U.Porto, aprovado em 19 de Maio de 2010 (cf. http://www.fc.up.pt/fcup/documentos/documentos.php?ap=3&ano=2011): "A fraude cometida na realização de uma prova, em qualquer das suas modalidades, implica a anulação da mesma e a comunicação ao órgão estatutariamente competente para eventual processo disciplinar."
A qualquer aluno pode ser exigida a realização de uma prova oral para esclarecer dúvidas que tenham surgido relativamente às provas ou trabalhos de avaliação.
Júri da disciplina:
Samuel António de Sousa Dias Lopes
Pedro Ventura Alves da Silva