Álgebra Linear e Geometria Analítica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Matemática |
Ocorrência: 2016/2017 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve dominar os principais conceitos de Álgebra Linear e Geometria Analítica. Nomeadamente, deve compreender, ser capaz de trabalhar e usar as propriedades dos conceitos de matriz, determinante, espaço vetorial real e função linear.
Resultados de aprendizagem e competências
Ao completarem esta unidade curricular, o estudante deve ser capaz de: efetuar as principais operações com matrizes; resolver sistemas de equações lineares usando matrizes; utilizar matrizes para discutir sistemas de equações lineares; calcular determinantes; aplicar as propriedades dos determinantes; reconhecer espaços e subespaços vetoriais reais; determinar bases de espaços vetoriais reais; calcular a dimensão de espaços vetoriais; reconhecer funções lineares e as suas principais propriedades; determinar ou justificar porque não existem funções lineares satisfazendo determinadas condições; trabalhar com matrizes associadas a funções lineares; determinar vetores e valores próprios de matrizes; diagonalizar uma matriz (caso seja possível); usar algumas propriedades da diagonalização de matrizes. Identificar cónicas
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Sistemas lineares e matrizes
- Matrizes
- Determinantes de matrizes quadradas
- Espaços vetoriais reais
- Funções (aplicações) lineares
- Vetores e valores próprios e diagonalização de matrizes
- Cónicas
Bibliografia Obrigatória
Anton Howard;
Elementary linear algebra. ISBN: 0-471-66959-8
Edwards jr. C. H.;
Elementary linear algebra. ISBN: 0-13-258245-7
Monteiro António;
Álgebra linear e geometria analítica. ISBN: 972-8298-66-8
Mansfield Larry E.;
Linear algebra with geometric applications. ISBN: 0-8247-6321-1
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As horas de contacto estão distribuídas em aulas teóricas e teórico-práticas. Nas primeiras são apresentados os conteúdos do programa, recorrendo-se a exemplos para ilustrar os conceitos tratados e orientar os estudantes. Nas aulas teórico-práticas são resolvidos exercícios e problemas, previamente indicados. São disponibilizados materiais de apoio na página da disciplina. Para além das aulas, há períodos de atendimento semanais onde os estudantes têm oportunidade de esclarecer dúvidas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Fórmula de cálculo da classificação final
A matéria desta UC será dividida em duas partes, cada uma avaliada por um teste. As datas da realização dos testes são:
- 1º teste: 10 de Novembro, das 17:00 às 18:30
- 2º teste: altura marcada para o exame da época normal desta UC (duração: 1 hora e meia).
Época normal:
- A classificação final da época normal é a média dos 2 testes.
Época de recurso:
- No exame da época de recurso os estudantes podem repetir novamente os 2 testes ou somente um deles.
- A classificação de cada parte na época de recurso será a melhor entre as classificações obtidas nos respetivos testes da época normal e de recurso.
- A classificação final da época de recurso será a média das classificações das 2 partes.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Qualquer exame requerido ao abrigo de estatutos especiais constará de uma prova escrita que poderá ser precedida de uma prova (oral ou escrita) eliminatória.
Melhoria de classificação
- Os alunos que queiram realizar um exame de melhoria de classificação na época normal terão de realizar os 2 testes e a sua classificação final é a média das classificações dos 2 testes.
- Os alunos que queiram fazer melhoria de classificação na época de recurso terão de realizar os 2 testes no dia marcado para o exame de recurso e a classificação final é a média desses 2 testes.