Seminário
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Matemática |
Ocorrência: 2016/2017 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Familiarização com a pesquisa e seleção de bibliografia científica e técnica, e a sua utilização, de modo a compreenderem como se resolveram problemas relevantes, o impacto que tiveram no progresso científico e tecnológico e o papel primordial da Matemática na resolução de problemas reais.
Resultados de aprendizagem e competências
A apresentação de seminários sobre tópicos de matemática ligados a problemas da vida real é um meio privilegiado para os estudantes testarem as suas capacidades de comunicação da Matemática, para a integração em trabalho de equipa, para a discussão e crítica de resultados matemáticos e para uma avaliação cuidadosa de métodos de pesquisa científica.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Os temas são selecionados pelo regente e pelo grupo de docentes envolvidos na orientação das teses e estágios dos estudantes. Cobrem tópicos de interesse geral em Matemática e suas aplicações.
Bibliografia Obrigatória
Kepler Ioannes;
Nouvelle stéréométrie des tonneaux. ISBN: 2-85367-179-8
Kline Morris;
Mathematics and the physical world. ISBN: 0-486-24104-1
Polya George;
Mathematical discovery. ISBN: 0-471-08975-3
Polya G.;
Mathematics and plausible reasoning. ISBN: 0-691-02509-6 (Vol. I)
Pólya George;
Mathematical methods in science. ISBN: 0-88385-600-X
Gardner Martin;
The night is large. ISBN: 0-14-026372-1
Bibliografia Complementar
Krantz Steven G.;
Techniques of problem solving
Rademacher Hans;
The enjoyment of mathematics. ISBN: 0-691-02351-4
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os objetivos e conteúdos programáticos são definidos para cada estudante pelo seu orientador de tese ou estágio. A cada estudante é entregue um ou vários artigos próximos do tema da tese/estágio/dissertação em que está a trabalhar, indicado(s) pelos respetivos orientadores. Esses artigos são o assunto dos seminários proferidos pelos estudantes, que devem incentivar a sua discussão na turma. Até que os seminários comecem, os estudantes analisarão na aula exemplos de problemas resolvidos usando algum tipo de modelação.
Deste estudo deve ficar claro:
(a) qual o problema que é preciso resolver;
(b) que simplificações o modelo propõe;
(c) que matemática se usou para resolver o problema;
(d) se as conclusões para o modelo são válidas para o caso real.
Palavras Chave
Ciências Físicas > Matemática > Matemática aplicada > Investigação operacional
Ciências Físicas > Matemática > Matemática computacional > Modelos computacionais
Ciências Físicas > Matemática > Estatística
Ciências Físicas > Matemática > Matemática aplicada > Matemática actuarial
Ciências Físicas > Matemática > Matemática aplicada > Matemática para a engenharia
Ciências Físicas > Matemática > Matemática aplicada > Biomatemática
Ciências Físicas > Matemática > Matemática aplicada > Análise numérica
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Prova oral |
80,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
Não haverá registo de faltas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final resulta de uma apreciação qualitativa da participação do estudante nas discussões matemáticas das aulas, da qualidade pedagógica e científica dos seus seminários, além do carácter inovador da sua contribuição na unidade curricular e na componente do estágio/tese que lhe corresponde.
Será acordada, entre os estudantes e o júri da unidade curricular, uma grelha de avaliação detalhada.