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Seminário

Código: M4082     Sigla: M4082

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Matemática

Ocorrência: 2016/2017 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Matemática
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia Matemática

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:ENM 23 Plano de Estudos do M:Engenharia Matemática_2013-2014 2 - 3 28 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Familiarização com a pesquisa e seleção de bibliografia científica e técnica, e a sua utilização, de modo a compreenderem como se resolveram problemas relevantes, o impacto que tiveram no progresso científico e tecnológico e o papel primordial da Matemática na resolução de problemas reais.

Resultados de aprendizagem e competências

A apresentação de seminários sobre tópicos de matemática ligados a problemas da vida real é um meio privilegiado para os estudantes testarem as suas capacidades de comunicação da Matemática, para a integração em trabalho de equipa, para a discussão e crítica de resultados matemáticos e para uma avaliação cuidadosa de métodos de pesquisa científica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Os temas são selecionados pelo regente e pelo grupo de docentes envolvidos na orientação das teses e estágios dos estudantes. Cobrem tópicos de interesse geral em Matemática e suas aplicações.

Bibliografia Obrigatória

Kepler Ioannes; Nouvelle stéréométrie des tonneaux. ISBN: 2-85367-179-8
Kline Morris; Mathematics and the physical world. ISBN: 0-486-24104-1
Polya George; Mathematical discovery. ISBN: 0-471-08975-3
Polya G.; Mathematics and plausible reasoning. ISBN: 0-691-02509-6 (Vol. I)
Pólya George; Mathematical methods in science. ISBN: 0-88385-600-X
Gardner Martin; The night is large. ISBN: 0-14-026372-1

Bibliografia Complementar

Krantz Steven G.; Techniques of problem solving
Rademacher Hans; The enjoyment of mathematics. ISBN: 0-691-02351-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os objetivos e conteúdos programáticos são definidos para cada estudante pelo seu orientador de tese ou estágio. A cada estudante é entregue um ou vários artigos próximos do tema da tese/estágio/dissertação em que está a trabalhar, indicado(s) pelos respetivos orientadores. Esses artigos são o assunto dos seminários proferidos pelos estudantes, que devem incentivar a sua discussão na turma. Até que os seminários comecem, os estudantes analisarão na aula exemplos de problemas resolvidos usando algum tipo de modelação.
Deste estudo deve ficar claro:
(a) qual o problema que é preciso resolver;
(b) que simplificações o modelo propõe;
(c) que matemática se usou para resolver o problema;
(d) se as conclusões para o modelo são válidas para o caso real.

 

Palavras Chave

Ciências Físicas > Matemática > Matemática aplicada > Investigação operacional
Ciências Físicas > Matemática > Matemática computacional > Modelos computacionais
Ciências Físicas > Matemática > Estatística
Ciências Físicas > Matemática > Matemática aplicada > Matemática actuarial
Ciências Físicas > Matemática > Matemática aplicada > Matemática para a engenharia
Ciências Físicas > Matemática > Matemática aplicada > Biomatemática
Ciências Físicas > Matemática > Matemática aplicada > Análise numérica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Prova oral 80,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Não haverá registo de faltas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final resulta de uma apreciação qualitativa da participação do estudante nas discussões matemáticas das aulas, da qualidade pedagógica e científica dos seus seminários, além do carácter inovador da sua contribuição na unidade curricular e na componente do estágio/tese que lhe corresponde.

Será acordada, entre os estudantes e o júri da unidade curricular, uma grelha de avaliação detalhada.
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