Código: | G4029 | Sigla: | G4029 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Geologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Geologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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M:AST | 0 | Plano de Estudos oficial desde_2013/14 | 1 | - | 6 | 56 | 162 |
2 | |||||||
M:G | 17 | Plano de estudos do Mestrado em Geologia desde 2013_2014 | 1 | - | 6 | 56 | 162 |
M:GRG | 1 | Plano de Estudos do M:GRG | 1 | - | 6 | 56 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Deolinda Maria dos Santos Flores Marcelo da Fonseca | Regente |
Helena Maria Sant'ovaia Mendes da Silva | Regente |
Maria dos Anjos Marques Ribeiro | Regente |
Teorico-Prática: | 4,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 4,00 |
Maria dos Anjos Marques Ribeiro | 1,50 | ||
Helena Maria Sant'ovaia Mendes da Silva | 1,50 | ||
Deolinda Maria dos Santos Flores Marcelo da Fonseca | 1,00 |
A UC de Geologia Global tem como objetivo fundamental fornecer uma imagem integrada dos processos e produtos do dinamismo terrestre e do seu condicionamento na evolução passada e futura do planeta Terra, nomeadamente no referente à sustentabilidade do desenvolvimento humano, quer em termos ambientais quer em termos de recursos geológicos. A concretização deste objetivo será possível através do desenvolvimento das seguintes competências, ou objetivos parcelares:
- saber caracterizar e contextualizar do ponto de vista geotectónico a variabilidade composicional da crosta;
- compreender e saber utilizar os conceitos de dinâmica global, interna e externa e respetivas interdependências;
- saber interpretar a génese dos diferentes tipos de rochas e a sua contextualização tectónica, nomeadamente no referente ao território português;
- compreender os condicionamentos geológicos da sustentabilidade do desenvolvimento civilizacional.
O estudante deve conseguir fazer uma análise integrada dos diversos processos geológicos, fazendo análise e integração a várias escalas (desde a escala micro à escala global), cruzando áreas disciplinares da geologia (estratigrafia, petrologia, tectónica, geoquímica, recursos geológicos …).
O estudante deve saber fazer a análise crítica de um artigo, quer em termos de análise de dados quer em termos da interpretação fundamentada nos dados.
Geologia Global é uma UC de síntese e integração de conhecimentos geológicos básicos e estruturantes, relativos ao 1º ciclo. Os conteúdos programáticos desta UC exigem, por isso, o domínio das matérias lecionadas no 1º ciclo em Geologia.
1.Objetivos e funcionamento
3.1 - Breve análise histórica e evolução de conceitos
3.2 - Diferentes tipos de evolução tectónica
3.3 - Regime térmico crustal e interações crosta- manto
3.4 - Fases da evolução tectónica e os respetivos registos litológicos (integração no ciclo litológico)
3.5 - As rochas endógenas, magmáticas e metamórficas, como registo da evolução orogénica
3.6 - Análise estrutural e integração a diferentes escalas
3.7 - Condicionamento tectónico das concentrações e distribuição dos recursos geológicos
3.8 – A evolução da biosfera como resultado do dinamismo global; a nossa sustentabilidade na evolução futura da terra.
3.9 – Implicações ambientais e mudanças climáticas e a sua relação com a geodinâmica global; Riscos naturais (previsão e prevenção).
Dallmeyer & Martínez Garcia (Eds), “Pre-Mesozoic Geology of Iberia”, Springer-Verlag, 1990, 411pp.
Sawkins, F.J., 1990 – “Metal Deposits in relation to Plate Tectonics”. 2ªEd. Springer-Verlag. New York, 1990.
Suguio, K., Susuki, U., “A evolução geológica da Terra e a fragilidade da vida”. Editora Edgard Blucher, Lda, São Paulo, 2003, 152pp.
Winter, J.,”An introduction to igneous and metamorphic petrology”. Prentice Hall, 2009, 699 pp.
As aulas são teórico práticas e consistem de uma parte teórica expositiva e de uma outra de análise e de debate crítico sobre o tema da aula. Haverá uma visita de campo de 2 dias incluindo trabalho de campo. O aluno deverá entregar um relatório, com um máximo de 1500 palavras, relativo às atividades de campo
O estudante em complemento deve preparar uma apresentação relativa à síntese de um artigo em inglês relativo às temáticas envolvidas no programa. Parte dealgumas aulas serão utilizadas na preparação e discussão com vista à elaboração deste trabalho. Esta apresentação terá a duração de 10 a 15 minutos seguidos de 10 minutos de debate. No final o aluno deverá entregar o pdf da apresentação. Os estudantes que eventualmente não participem nas atividades de campo deverão entregar um texto síntese sobre o trabalho apresentado, com um máximo de 1500 palavras.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 65,00 |
Trabalho de campo | 15,00 |
Trabalho escrito | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Frequência das aulas | 80,00 |
Trabalho de campo | 20,00 |
Total: | 100,00 |