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Geologia Global

Código: G4029     Sigla: G4029

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Geologia

Ocorrência: 2016/2017 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território
Curso/CE Responsável: Mestrado em Geologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:AST 0 Plano de Estudos oficial desde_2013/14 1 - 6 56 162
2
M:G 17 Plano de estudos do Mestrado em Geologia desde 2013_2014 1 - 6 56 162
M:GRG 1 Plano de Estudos do M:GRG 1 - 6 56 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Deolinda Maria dos Santos Flores Marcelo da Fonseca Regente
Helena Maria Sant'ovaia Mendes da Silva Regente
Maria dos Anjos Marques Ribeiro Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 4,00
Maria dos Anjos Marques Ribeiro 1,50
Helena Maria Sant'ovaia Mendes da Silva 1,50
Deolinda Maria dos Santos Flores Marcelo da Fonseca 1,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2017-02-07.

Campos alterados: Resultados de aprendizagem e competências, Fórmula de cálculo da classificação final, Bibliografia Obrigatória, Componentes de Avaliação e Ocupação, Observações Bibliográficas

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A UC de Geologia Global tem como objetivo fundamental fornecer uma imagem integrada dos processos e produtos do dinamismo terrestre e do seu condicionamento na evolução passada e futura do planeta Terra, nomeadamente no referente à sustentabilidade do desenvolvimento humano, quer em termos ambientais quer em termos de recursos geológicos. A concretização deste objetivo será possível através do desenvolvimento das seguintes competências, ou objetivos parcelares:

- saber caracterizar e contextualizar do ponto de vista geotectónico a variabilidade composicional da crosta;

- compreender e saber utilizar os conceitos de dinâmica global, interna e externa e respetivas interdependências;

- saber interpretar a génese dos diferentes tipos de rochas e a sua contextualização tectónica, nomeadamente no referente ao território português;

- compreender os condicionamentos geológicos da sustentabilidade do desenvolvimento civilizacional.

Resultados de aprendizagem e competências

O estudante deve conseguir fazer uma análise integrada dos diversos processos geológicos, fazendo análise e integração a várias escalas (desde a escala micro à escala global), cruzando áreas disciplinares da geologia (estratigrafia, petrologia, tectónica, geoquímica, recursos geológicos …).

O estudante deve saber fazer a análise crítica de um artigo, quer em termos de análise de dados quer em termos da interpretação fundamentada nos dados.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

 Geologia Global é uma UC de síntese e integração de conhecimentos geológicos básicos e estruturantes, relativos ao 1º ciclo. Os conteúdos programáticos desta UC exigem, por isso, o domínio das matérias lecionadas no 1º ciclo em Geologia.

Programa

 

1.Objetivos e funcionamento

  1. Introdução
  2. A teoria da tectónica de placas como modelo integrador da geodinâmica global

                3.1 - Breve análise histórica e evolução de conceitos

                3.2 - Diferentes tipos de evolução tectónica

3.3 - Regime térmico crustal e interações crosta- manto

3.4 - Fases da evolução tectónica e os respetivos registos litológicos (integração no ciclo litológico)

3.5 - As rochas endógenas, magmáticas e metamórficas, como registo da evolução orogénica

3.6 - Análise estrutural e integração a diferentes escalas

3.7 - Condicionamento tectónico das concentrações e distribuição dos recursos geológicos

3.8 – A evolução da biosfera como resultado do dinamismo global; a nossa sustentabilidade na evolução futura da terra.

3.9 – Implicações ambientais e mudanças climáticas e a sua relação com a geodinâmica global; Riscos naturais (previsão e prevenção).

  1. Contexto e evolução geotectónica da Peninsula Ibérica nos vários ciclos: pré cadomiano e cadomiano; varisco e alpino.

Bibliografia Obrigatória

Dias Rui 340; Geologia de Portugal. ISBN: 978-972-592-364-1
J.M. Cotelo Neiva, A. Ribeiro, L. Mendes Victor, F. Noronha, M. Magalhães Ramalho ; “Ciências Geológicas: Ensino, Investigação e sua História”. , APG, 2010. ISBN: ISBN: 978-989-96669-1-7.
Debelmas Jacques; As grandes estruturas geológicas. ISBN: 972-31-0972-7
Kearey Philip; Global tectonics. ISBN: 0-86542-924-3
Flower C.M.R.; The solid Earth, Cambridge University, 1993
Allen, P.A. and Allen, R.; Basin Analysis: Principles and Application to Petroleum Play Assessment, J.Willey & Sons, 2013

Observações Bibliográficas

Dallmeyer & Martínez Garcia (Eds), “Pre-Mesozoic Geology of Iberia”, Springer-Verlag, 1990, 411pp.

Sawkins, F.J., 1990 – “Metal Deposits in relation to Plate Tectonics”. 2ªEd. Springer-Verlag. New York, 1990.

Suguio, K., Susuki, U., “A evolução geológica da Terra e a fragilidade da vida”. Editora Edgard Blucher, Lda, São Paulo, 2003, 152pp.

Winter, J.,”An introduction to igneous and metamorphic petrology”. Prentice Hall, 2009, 699 pp.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas são teórico práticas e consistem de uma parte teórica expositiva e de uma outra de análise e de debate crítico sobre o tema da aula. Haverá uma visita de campo de 2 dias incluindo trabalho de campo. O aluno deverá entregar um relatório, com um máximo de 1500 palavras, relativo às atividades de campo

O estudante em complemento deve preparar uma apresentação relativa à síntese de um artigo em inglês relativo às temáticas envolvidas no programa. Parte dealgumas aulas serão utilizadas na preparação e discussão com vista à elaboração deste trabalho. Esta apresentação terá a duração de 10 a 15 minutos seguidos de 10 minutos de debate. No final o aluno deverá entregar o pdf da apresentação. Os estudantes que eventualmente não participem nas atividades de campo deverão entregar um texto síntese sobre o trabalho apresentado, com um máximo de 1500 palavras.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 65,00
Trabalho de campo 15,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 80,00
Trabalho de campo 20,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final será:
Exame final - 65%;
Apresentação e discussão do artigo - 20%;
Relatório das actividades de campo (ou texto síntese sobre o artigo) - 15%.
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