Código: | DPI294 | Sigla: | DPI294 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Desenvolvimento Pessoal e Interpessoal |
OFICIAL | Desenvolvimento Pessoal e Interpessoal |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle.up.pt/course/view.php?id=273 |
Unidade Responsável: | Departamento de Química e Bioquímica |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Química |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:Q | 49 | Plano de estudos Oficial | 2 | - | 7,5 | - |
Esta unidade curricular procura promover simultaneamente competências de trabalho em grupo e de autonomia no domínio da atividade profissional na área das ciências. Para atingir as primeiras os alunos deveriam ser incluídos, logo na 1ª aula, em grupos pluridisciplinares de uma forma aleatória (tal como acontece na prática). Esses grupos são geridos pela plataforma Moodle e o dinamismo grupal será também virtual.
Alguns textos, apresentações, simulações e materiais associados à disciplina são disponibilizados aos alunos na plataforma de e-learning associada, no Moodle- UP. Esta área virtual potencia e “estende” a sala de aula, no espaço e no tempo: fóruns continuam conversas, textos prolongam leituras, simulações podem ser re-visitadas, documentos dos alunos podem ser partilhados. A realidade do presencial e do virtual, numa mistura geralmente designada por b-learning (blended learning) é o caminho seguido. São muito importantes as conferências (abertas à comunidade da FCUP) com convidados exteriores em temáticas adjacentes à unidade curricular. Encoraja-se a participação dos alunos em debates associados a essas mesmas conferências. As aulas tenderão a ser, na medida em que isso for possível pró-ativas, fomentando-se a participação dos alunos, e, em alguns casos, constituindo-se pequenos grupos de trabalho. Os alunos poderão ter pequenos projetos e tarefas a seu cargo, que desenvolverão ora individualmente ora em pequenos grupos. Estes trabalhos serão submetidos por upload em plataforma digital da disciplina e, alguns deles, apresentados oralmente. Estas atividades serão alvo de processos dinâmicos de avaliação.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 5,00 |
Teste | 25,00 |
Trabalho de campo | 30,00 |
Trabalho escrito | 40,00 |
Total: | 100,00 |
2/3 das presenças. Algumas ausências presenciais podem ser compensadas com participações virtuais.
A avaliação terá componentes formativas e contínuas, conjugando parâmetros flexíveis com outros mais “convencionais”, como um teste. Haverá momentos de auto e heteroavaliação nas apresentações das tarefas desenvolvidas. Os docentes da disciplina farão exercícios de arbitragem, moderação e garantia de bom senso e transparência. As avaliações das tarefas práticas de aula dependem do trabalho em si e da apresentação. As tarefas de participação em fóruns serão alvo de avaliação crítica dos docentes, com um olhar estatístico da frequência de posts (fornecido pelos bastidores da plataforma) e com uma avaliação da qualidade de todos os inputs. Em todos os casos, as atividades dos alunos são tipicamente balizadas por quatro critérios:
a) Rigor científico.
b) Criatividade/originalidade.
c) Clareza.
d) Empenho/apresentação.
Além das tarefas nas aulas TP e participação nos fóruns, haverá um teste teórico relativamente curto, com um grupo de questões abertas (o aluno escolhe duas de um conjunto de três).
Que outputs se esperam dos estudantes, no final:
A.Síntese final individual, auto-reflexiva, em não mais de duas páginas A4, que inclui: o meu balanço sobre o trabalho individual e de grupo (3 aspetos + e 3 aspetos -). A entrega em papel na última aula e a submeter online no Moodle.
B.Trabalho de grupo – ficheiro zipado com o conteúdo da apresentação. Se for um material online coloca-se um pdf com o respetivo URL. Desafio do trabalho de grupo: um tema relacionado com ciência – inovador – livre a apresentar na penúltima aula.
C. Todos os posts oportunos nos fóruns.
D. Teste, na última aula
Assim, numa escala de 0 a 20, a nota final terá o seguinte perfil:
A-Participação nas dinâmicas de aula e empenho do aluno nas atividades.
B- Avaliação da execução e apresentação das tarefas realizadas.
C- Participação e dinamização digital, principalmente em fóruns.
D- Teste escrito final.
Ponderação:
A- 5%
B- 40%
C- 30%
D- 25%
A nota final de cada aluno será: 0,05 X A + 0,4 X B + 0,3 X C + 0,25 X D
Os descritos na FCUP. Exceções a ponderar em cada caso.
Sem exame final. A nota apenas pode ser melhorada por frequência em ano letivo seguinte.
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