Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > M268
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Simulação

Código: M268     Sigla: M268

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Matemática

Ocorrência: 2015/2016 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=665
Unidade Responsável: Departamento de Matemática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Matemática

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:AST 0 Plano de Estudos a partir de 2008 3 - 7,5 -
L:B 0 Plano de estudos a partir de 2008 3 - 7,5 -
L:F 0 Plano de estudos a partir de 2008 3 - 7,5 -
L:G 1 P.E - estudantes com 1ª matricula anterior a 09/10 3 - 7,5 -
P.E - estudantes com 1ª matricula em 09/10 3 - 7,5 -
L:M 38 Plano de estudos a partir de 2009 1 - 7,5 -
2
3
L:Q 0 Plano de estudos Oficial 3 - 7,5 -
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2016-02-25.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Provas e trabalhos especiais, Componentes de Avaliação e Ocupação, Tipo de avaliação, Melhoria de classificação

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Conhecimentos básicos de simulação estatística. Forte componente computacional, privilegiando a aplicação prática e a interação com as Probabilidades, a Estatística e a Investigação Operacional.

Resultados de aprendizagem e competências

 O estudante deverá ser capaz de: 

- Compreender quando é apropriado usar técnicas de simulação.

-Compreender a importância de usar um bom gerador de números pseudo-aleatórios com distribuição uniforme e conhecer técnicas para geração eficiente de distribuições estatísticas.

- Aplicar técnicas de Monte Carlo. Fazer análise estatística dos resultados de simulação e utilizar técnicas de redução de variância.

- Ilustrar, com dados reais ou simulados, os temas estudados, aplicar ferramentas adequadas em problemas/casos de estudo, com análise dos resultados.

- Analisar/implementar situações simples em simulação estocástica ou da vida real, como processos de Poisson e processos de nascimento e morte, determinando medidas de desempenho em filas de espera.

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)


Cálculo ;  Probabilidades e Estatística

 

Programa

I. Simulação e método de Monte Carlo

Aspetos estatísticos da simulação. Simulação de dados (distribuições discretas e contínuas): métodos gerais, transformações e misturas; utilização crítica de geradores disponíveis correntes. Integração de Monte Carlo e estimação de valores esperados. Caracterização da variabilidade dos valores obtidos por simulação; métodos de reamostragem. Técnicas de redução de variância.

 

 II. Introdução à simulação de processos estocásticos e análise filas de espera

Processos de Poisson, passeio aleatório e processos de renovamento. Processos de nascimento e morte e filas de espera: modelação/simulação e medidas de desempenho.

 

Bibliografia Obrigatória

Ross Sheldon M.; Simulation. ISBN: 0-12-598063-9 (Ross S., Simulation (4rd edition), Academic Press, 2006.)
Law Averill M.; Simulation modeling and analysis. ISBN: 0-07-116537-1 (- Law A., (Kelton W.D.), Simulation Modelling and Analysis (4th edition), McGrawHill, 2007)

Bibliografia Complementar

Morgan Byron J. T.; Elements of simulation. ISBN: 0-412-24590-6 (Morgan B.J.T., Elements of Simulation, Chapman and Hall, 1984.)
Hillier Frederick S.; Introduction to operations research. ISBN: 007-123828-X (Hillier F.S. , Lieberman G.J., Introduction to Operations Research (8th edition), McGrawHill, 2006.)
Ross Sheldon M.; Introduction to probability models. ISBN: 978-0-12-375686-2 (Ross S. Introduction to Probability Models(10th ed), Academic Press, 2010.)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas T para apresentação da matéria ilustrada com exemplos variados. Aulas TP orientadas para a resolução de problemas /projeto, com uma forte componente de computação laboratorial (Matlab, R).

 

Software

Matlab
Pythonxy-Simpy
R Project

Palavras Chave

Ciências Físicas > Matemática > Matemática aplicada > Investigação operacional
Ciências Físicas > Matemática > Estatística

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 0,00
Prova oral 20,00
Teste 60,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Realização satisfatória dos Trabalhos práticos/ Projecto (P), nas datas limites fixadas (P>=40%).

Qualquer apresentação não realizada no prazo e/ou condições estabelecidas nas páginas da disciplina será considerada como não efectuada.

Fórmula de cálculo da classificação final

Durante o semestre realizar‐se‐ão dois testes escreitos. Não há exame final.
Classificação final: (T*12+P*8)/20.
A classificação final é feita com base na média aritmética dos testes escritos (T) e da avaliação dos Trabalhos práticos/Projeto (P),
que inclui a prova oral (correspondente à apresentação e discussão) e trabalho escrito (relatório), realizados até às datas limites
fixadas.
Na época de recurso (ER) o exame (E) substitui os testes na fórmula de cálculo.
A classificação das componentes P e T ou E não deverão ser inferiores a 40%.
Poderá eventualmente ser pedida uma prova complementar para classificações finais superiores a 18 valores.
Qualquer componente não realizada no prazo e/ou condições estabelecidas nas páginas da disciplina será considerada como não
efetuada.

 

Provas e trabalhos especiais

Realização do 1º teste: 19/4/2016, 9:00 -11:00 (parte da aula T)
Realização do 2º teste: Na data e hora do exame da Época Normal (EN) a fixar pelo ConselhoPedagógico

A calendarizar no Moodle
Apresentação oral dos Trabalhos práticos/Projeto e
Submissão de relatório escrito Trabalhos práticos/Projeto

Avaliação especial (TE, DA, ...)

n.a.

Melhoria de classificação

EN- O alunos que pretendam melhorar a classificação final tem de efetuar os 2 testes nas datas acima definidas e proceder à respetiva inscrição junto dos serviços académicos logo que possível
Realização do 1º teste: 19/4/2016, 9:00 -11:00 (parte da aula T)
Realização do 2º teste: Na data e hora do exame da Época Normal (EN) a fixar pelo ConselhoPedagógico

ER- Os alunos realizam os 2 testes no dia do exame da época de recurso.


Não existe a possibilidade de melhorar só a classificação dum teste, nem da componente P.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-06-14 às 05:35:48 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias