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Anatomia e Fisiologia Vegetal

Código: B211     Sigla: B211

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia

Ocorrência: 2015/2016 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Biologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 177 Plano de estudos a partir de 2008 2 - 7,5 60 202,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objectivo básico do curso é que o estudante compreenda o modo como a anatomia está associada à função das plantas. Pretende-se que o estudante adquira competências para descrever as características anatómicas associadas à evolução bem como identificar estruturas específicas a determinadas funções. Sendo as plantas organismos complexos o curso explora aspectos que as tornam peculiares, centrando-se especialmente nos processos bioquímicos e moleculares envolvidos no seu crescimento e desenvolvimento. É também objectivo do curso que o estudante compreenda o modo como as plantas interactuam com o meio ambiente.

Resultados de aprendizagem e competências

Após conclusão da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:

  • Mostrar conhecimento sobre a anatomia e fisiologia das plantas;
  • Examinar preparações microscópicas e identificar estruturas vegetais;
  • Explicar como as plantas se desenvolvem e diferenciam por actividade meristemática contínua;
  • Explicar os sistemas de transporte na planta e como são regulados;
  • Conhecer os requisitos das plantas em sais minerais, água, dióxido de carbono, limites de temperatura e luz;
  • Reconhecer quais os nutrientes minerais essenciais para o crescimento e desenvolvimento das plantas, mobilidade, função e sintomatologia de carência;
  • Mostrar conhecimento sobre as fito-hormonas e a sua importância como factores de crescimento e mediadores nas adaptações ao stress e a alterações sazonais;
  • Explicar como as plantas detectam e respondem a mudanças ambientais.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não há pré-requisitos

Programa

Organização do corpo das plantas. Sistema de tecidos: dérmico, fundamental e vascular. Diferenciação histológica. Características e classificação dos tecidos. Epidermes; parênquima, colênquima e esclerênquima; fibras e sua importância económica.  Estrutura do xilema e condução de água e sais minerais. Eficiência e segurança; pontuações e placas de perfuração. Estrutura do floema e translocação. Nervuras; anatomia de Kranz e a fotossíntese. Organização tecidular em raízes, caules e folhas. Origem e estrutura do corpo secundário.  Equilíbrio hídrico das plantas. Conceito de potencial hídrico e comportamento osmótico das células. Adaptações das plantas a diferentes condições de humidade. Mecanismo de controlo do funcionamento dos estomas e sinais ambientais. Água no contínuo solo-planta-atmosfera. Translocação no floema: conceito de órgão recebedor e órgão fonte. Teoria do fluxo em massa. Carregamento e descarregamento do floema.
Fotomorfogénese mediada pela luz vermelha. Fitocromo: propriedades e funções ecológicas. Adaptação das plantas a alterações da qualidade da luz e regulação da germinação de sementes. Respostas à luz azul: fototropismo, inibição rápida do alongamento do caule e estimulação da abertura dos estomas. Fotoreceptores da luz azul: criptocromos, fototropinas e zeaxantina.
Nutrientes minerais. Critérios de essencialidade. Elementos essenciais. Classificação dos nutrientes vegetais: critério quantitativo e fisiológico. Soluções nutritivas e culturas sem solo. Relação entre a função e mobilidade dos nutrientes e sintomatologia de carência. Métodos histoquímicos e bioquímicos para diagnose de carência nutricionais.
Crescimento e desenvolvimento das plantas e sinais internos e ambientais. Fito-hormonas; conceito e percepção. Auxinas: descoberta e natureza química. Auxinas nativas e de síntese. Biossíntese e transporte do IAA. Efeitos fisiológicos das auxinas. Aplicações práticas. Giberelinas (GAs); descoberta e natureza química. Regulação da biossíntese. Efeitos fisiológicos das GAs e mecanismos de acção. Transdução do sinal GAs nas células da camada de aleurona. Aplicações comerciais. Inibidores da biossíntese das GAs e sua utilização. Citocininas: descoberta e identificação; formas livres e ligadas; locais de biossíntese e transporte. Efeitos fisiológicos. Principais aplicações práticas. Características das plantas com sobre-expressão das citocininas. Etileno; descoberta, estrutura e biossíntese. Regulação da biossíntese. Efeito de factores ambientais e da auxina na produção de etileno. Efeitos fisiológicos do etileno e modo de acção. Aplicações comerciais. Ácido Abcísico (ABA); descoberta, natureza química, locais de biossíntese e transporte. Variação do nível de ABA durante o desenvolvimento da semente em resposta a stress ambiental. Efeitos fisiológicos. Transdução de sinal do ABA nas células oclusivas dos estomas. Brassinoesteróides (BRs); descoberta, ocorrência nas plantas, biossíntese e transporte. Principais efeitos fisiológicos. Papel dos BRs na protecção de plantas contra stresses bióticos e abióticos.  Potencial uso dos BRs na agricultura.
Respostas fisiológicas e adaptações das plantas a stresses abióticos e fatores que condicionam essa resposta. Adaptação e plasticidade fenotípica. Stress e aumento da produção das espécies reactivas de oxigénio (ROS). Sintomas de danos oxidativos. Sistema de defesa antioxidante: enzimático e não enzimático.

Bibliografia Obrigatória

Dickison, William C.; Integrative Plant Anatomy, Academic Press, 2000. ISBN: 0-12-215170-4
000103971. ISBN: 978-0-87893-866-7
Mauseth, James D.; Plant Anatomy, The Benjamin/Cummings Publishing Company, Inc. , 1988. ISBN: 0-8053-4570-1
Fahn, A.; Plant Anatomy, Pergamon Press, 1982. ISBN: 0-08-028029-3

Bibliografia Complementar

Bowes, Bryan G.; A Colour Atlas of Plant Structure, Manson Publishing Ltd, 1996. ISBN: 1-874545-16-2
000102099
000072345. ISBN: 0-943088-39-9

Observações Bibliográficas

A bibliografia aconselhada encontra-se disponível na biblioteca Central da FCUP (ed. FC1). Serão ainda disponibilizados pelos docentes da disciplina elementos complementares de estudo e consulta.


Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas teóricas de natureza expositiva-interrogativa apoiadas em projecções. As aulas práticas proporcionam a aquisição de competências específicas, designadamente as que resultam da execução de trabalhos práticos experimentais.

A calendarização das aulas práticas, bem como o conjunto de procedimentos para cada trabalho laboratorial, estarão disponíveis para os estudantes na página web da UC.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 80,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 40,00
Frequência das aulas 40,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Um estudante obtém frequência se:

1. Tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas (https://sigarra.up.pt/up/LEGISLACAO_GERAL.ver_legislacao?p_nr=4025).

Aulas práticas de frequência obrigatória. Número máximo de faltas: 3 faltas. Pode ser concedida dispensa de aulas práticas aos estudantes que tenham tido frequência válida no ano lectivo anterior.

 

Fórmula de cálculo da classificação final

Os estudantes têm de optar por uma modalidade de avaliação de conhecimentos: 
Exame final
OU
Avaliação distribuída (frequências).

I. Exame final escrito (componente Teórica e componente Teórico-Prática)

- Exame teórico (T), 20 val.
- Exame teórico-prático (TP), 16 val.

- Apresentação e discussão de um trabalho prático, a definir, realizado durante as aulas práticas (A), 4 val.

Nota Final
– [2T+(TP+A)]/3

II. Avaliação distribuída (frequências)

- 2 Avaliações teóricas (FT1 e FT2), cada 10 val.
- 2 Avaliações teórico-práticas (FTP1 e FTP2), cada 8 val.
- Apresentação e discussão de um trabalho prático durante as aulas práticas (A), 4 val.
 
- Nota Final – [2(FT1+FT2)+(FTP1+FTP2+A)]/3

Notas Mínimas: componente T, 8 valores
                        componente TP, 6,5 valores 

Provas e trabalhos especiais

Apresentação e discussão de trabalho prático atribuido (4 val.). 

Trabalho de estágio/projeto

.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Avaliação distribuída
OU
Exame final escrito

 

Melhoria de classificação

Exame de Recurso

Componentes de avaliação:

Teórica (T) (20 valores) + Teórico-prática (TP) (16 valores);

apresentação de trabalho Prático (P) (4 valores).

CLASSIFICAÇÃO FINAL= [T+(TP+P)]/2

Observações

Não há precedências.

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