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Álgebra Linear e Geometria Analítica

Código: M1002     Sigla: M1002     Nível: 100

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Matemática

Ocorrência: 2015/2016 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=3220
Unidade Responsável: Departamento de Matemática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciência de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:CC 69 Plano de estudos a partir de 2014 1 - 6 56 162
MI:ERS 127 Plano Oficial desde ano letivo 2014 1 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve dominar os principais conceitos de Álgebra Linear e Geometria Analítica. Nomeadamente, deve compreender, ser capaz de trabalhar e usar as propriedades dos conceitos de matriz, determinante, espaço vetorial real e função linear.

Resultados de aprendizagem e competências

Ao completarem esta unidade curricular, o estudante deve ser capaz de: efetuar as principais operações com matrizes; resolver sistemas de equações lineares usando matrizes; utilizar matrizes para discutir sistemas de equações lineares; calcular determinantes; aplicar as propriedades dos determinantes; reconhecer espaços e subespaços vetoriais reais; determinar bases de espaços vetoriais reais; calcular a dimensão de espaços vetoriais; reconhecer funções lineares e as suas principais propriedades; determinar ou justificar porque não existem funções lineares satisfazendo determinadas condições; trabalhar com matrizes associadas a funções lineares; determinar vetores e valores próprios de matrizes; diagonalizar uma matriz (caso seja possível); usar algumas propriedades da diagonalização de matrizes. Identificar cónicas

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Sistemas lineares e matrizes

  2. Matrizes

  3. Determinantes de matrizes quadradas

  4. Espaços vetoriais reais

  5. Funções (aplicações) lineares

  6. Vetores e valores próprios e diagonalização de matrizes

  7. Cónicas

Bibliografia Obrigatória

Anton Howard; Elementary linear algebra. ISBN: 0-471-66959-8
Edwards jr. C. H.; Elementary linear algebra. ISBN: 0-13-258245-7
Monteiro António; Álgebra linear e geometria analítica. ISBN: 972-8298-66-8
Mansfield Larry E.; Linear algebra with geometric applications. ISBN: 0-8247-6321-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As horas de contacto estão distribuídas em aulas teóricas e teórico-práticas. Nas primeiras são apresentados os conteúdos do programa, recorrendo-se a exemplos para ilustrar os conceitos tratados e orientar os estudantes. Nas aulas teórico-práticas são resolvidos exercícios e problemas, previamente indicados. São disponibilizados materiais de apoio na página da disciplina. Para além das aulas, há períodos de atendimento semanais onde os estudantes têm oportunidade de esclarecer dúvidas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

A matéria desta UC será dividida em três partes, cada uma avaliada por um teste. A classificação final será a média das classificações das 3 partes, mas é obrigatório ter classificação superior a 4 valores na 3ª parte para obter aprovação nesta UC. As datas da realização dos 3 testes são:

  • 1º teste: 27 de Outubro, das 17:30 às 18:30
  • 2º teste: 26 de Novembro, das 17:30 às 18:30
  • 3º teste: dia marcado para o exame da época normal desta UC.

Época normal:

  • A classificação final da época normal é a média dos 3 testes.

Época de recurso:

  • No exame da época de recurso os estudantes podem repetir novamente os 3 testes ou somente alguns deles.
  • A classificação de cada parte na época de recurso será calculada segundo as regras seguintes:
    • será a classificação obtida no respetivo teste realizado na época normal caso o aluno não tenha realizado esse teste na época de recurso;
    • será a classificação do teste realizado na época de recurso caso a classificação deste seja superior à classificação obtida no respetivo teste da época normal.
    • será a média das classificações obtidas nos dois testes caso a classificação obtida no teste da época de recurso seja inferior à classificação obtida no teste da época normal.
  • A classificação final da época de recurso será a média das classificações das 3 partes.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Qualquer exame requerido ao abrigo de estatutos especiais constará de uma prova escrita que poderá ser precedida de uma prova (oral ou escrita) eliminatória, destinada a avaliar se o aluno está em condições mínimas de tentar obter aprovação à disciplina na prova escrita.

Melhoria de classificação


  • Os alunos que queiram realizar um exame de melhoria de classificação na época normal terão de realizar os 3 testes e a sua classificação final é a média das classificações dos 3 testes.

  • Os alunos que queiram fazer melhoria de classificação na época de recurso terão de realizar os 3 testes no dia marcado para o exame de recurso e a classificação final é a média destes 3 testes.

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