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Técnicas de Comunicação

Código: DPI122     Sigla: DPI122

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Desenvolvimento Pessoal e Interpessoal
OFICIAL Desenvolvimento Pessoal e Interpessoal

Ocorrência: 2015/2016 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=725
Unidade Responsável: Departamento de Física e Astronomia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Física

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:AST 0 Plano de Estudos a partir de 2008 1 - 2,5 -
L:F 66 Plano de estudos a partir de 2008 1 - 2,5 -
MI:EF 44 Plano de Estudos a partir de 2007 1 - 2,5 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos


  • Cativar os estudantes para o desenvolvimento de capacidades de comunicação eficazes.

  • Divulgar recursos e ferramentas que possibilitam o desenvolvimento das capacidade pessoais de expressão escrita e oral.

  • Fomentar a utilização de ferramentas de pesquisa bibliográfica, edição de texto, composição de gráficos e outros elementos de apoio à comunicação.

  • Trabalhar a estrutura de uma comunicação científica, e emular o processo de submissão de trabalhos em encontros científicos, com revisão

Resultados de aprendizagem e competências


  • Desenvolvimento de competências na produção de conteúdos para comunicação escrita e oral.

  • Desenvolvimento do espírito crítico na revisão de conteúdos, no processo de escrita de relatórios e artigos.

  • Desenvolvimento de competências e espírito crítico na elaboração de conteúdo gráfico eficazes para suporte em comunicações científicas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  • Importância da Comunicação em Ciência.

  • Princípios de uma comunicação eficaz.

    • Recursos para melhoria de capacidade de expressão escrita e oral.

    • Regras fundamentais de estilo.



  • Documentos científicos.

    • A estrutura de um artigo científico: exemplos.

    • Ferramentas informáticas para produção de texto científico: principais paradigmas.

      • Introdução ao LaTex.

      • Estrutura de um documento, escrita de equações, referências cruzadas e citações.



    • Pesquisa bibliográfica.

      • Produção automática de bibliografias.





  • Apresentações orais: regras de ouro

Bibliografia Obrigatória

Strunk Junior William; The elements of style. ISBN: 978-0-14-311272-3
Estrela Edite; Saber escrever, saber falar. ISBN: 972-20-2534-1
LyX development Team; The LyX tutorial (Incluído na distribuição do LyX, a partir do menu de Ajuda ), 2015
Tobias Oetiker; Uma não tão pequena introdução ao LaTeX2e; ou LaTeX2e em 137 minutos, 2011 (URL: ftp://ctan.tug.org/tex-archive/info/lshort/portuguese/pt-lshort.pdf), 2016
TeX Users Group; TeX Users Group Website (URL: http://www.tug.org/begin.html), 2016
http://www.garrreynolds.com/preso-tips/design/; Top Ten Slide tips , 2016
http://www.pcworld.idg.com.au/slideshow/366369/world-worst-powerpoint-presentations/; The world's worst PowerPoint presentations , 2016
http://blog.hubspot.com/marketing/inspiring-slideshare-presentations-for-marketers-list; 25 of the Best PowerPoint Presentation Examples Every Marketer Should See, 2016

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas Teóricas: exposição e discussão colectiva dos temas em análise, e de exemplos práticos.

Aulas Práticas: aulas em laboratório computacional onde os estudantes tem acesso às ferramentas introduzidas no curso; são realizadas tarefas específicas em cada aula.

Software

ImageJ/Fiji
Inkscape
LyX
JabRef
Latex
SciDAViS
BibTeX
Grace
Veusz
Gimp

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Prova oral 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 45,50
Frequência das aulas 22,00
Total: 67,50

Obtenção de frequência

Participação nas aulas práticas e realização das tarefas nelas propostas.

Submissão de sumário dentro do prazo comunicado é obrigatória!

 

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação Final para alunos que obtenham frequência

X- classificação sumário (0 a 10)

Y - Classificação apresentação (0 a 10)

C= 10+ (X+Y)/2

Provas e trabalhos especiais

A avaliação é individual, e emula o processo de submissão de trabalhos a encontros científicos com revisão. É realizada em duas fases sequenciais: 1) avaliação escrita do resumo (abstract) do trabalho, de acordo com regras pré-estabelecidas; 2) avaliação da comunicação oral. O acesso à comunicação oral está dependente da confirmação de aceitação do sumário submetido.

A data limite de submissão do sumário para acesso à apresentação em época de exame (normal ou recurso), é única. A submissão dentro do prazo garante a frequência à UC.

 

  • Durante as aulas será divulgada uma lista de Temas para as comunicações.
  • Os temas serão escolhidos, impreterivelmente, até 29 de Abril de 2016, mediante inscrição.
  • Através do Moodle, os estudantes submeterão um sumário(abstract) em pdf gerado a partir do LyX/LateX. (Data limite: 15 de Maio de 2016) – também é obrigatória a submissão do ficheiro lyx(ou latex).
  • O resumo será revisto e avaliado, e será comunicada a decisão sobre a sua conformidade e aceitação até 22 de Maio de 2016, via Moodle.
  • Os estudantes terão oportunidade de rever o resumo submetido e re-submeter uma versão final até dia 29 de Maio de 2016, na mesma plataforma.
  • Em dia e hora agendada, cada aluno fará uma apresentação de 10 minutos, com 2 minutos para perguntas, em sessão pública.

 

Algumas notas importantes:

  • cada um dos temas só pode ser escolhido por um máximo de 4 estudantes
  • a realização do sumário e da apresentação feita nos prazos exigidos garantem classificação mínima de 10 valores; o sumário e a apresentação serão avaliados com uma grelha de avaliação pública, e poderão justificar até um máximo de 10 valores adicionais.

 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

N/A

Melhoria de classificação

Pedido de melhoria de classificação em época de exame dá oportunidade ao estudante de voltar a apresentar oralmente o trabalho previamente submetido e validado (de acordo com as datas de submissão comunicadas).

Observações

Software utilizado na UC:


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