Técnicas de Comunicação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Desenvolvimento Pessoal e Interpessoal |
OFICIAL |
Desenvolvimento Pessoal e Interpessoal |
Ocorrência: 2015/2016 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Cativar os estudantes para o desenvolvimento de capacidades de comunicação eficazes.
- Divulgar recursos e ferramentas que possibilitam o desenvolvimento das capacidade pessoais de expressão escrita e oral.
- Fomentar a utilização de ferramentas de pesquisa bibliográfica, edição de texto, composição de gráficos e outros elementos de apoio à comunicação.
- Trabalhar a estrutura de uma comunicação científica, e emular o processo de submissão de trabalhos em encontros científicos, com revisão
Resultados de aprendizagem e competências
- Desenvolvimento de competências na produção de conteúdos para comunicação escrita e oral.
- Desenvolvimento do espírito crítico na revisão de conteúdos, no processo de escrita de relatórios e artigos.
- Desenvolvimento de competências e espírito crítico na elaboração de conteúdo gráfico eficazes para suporte em comunicações científicas.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Importância da Comunicação em Ciência.
- Princípios de uma comunicação eficaz.
- Recursos para melhoria de capacidade de expressão escrita e oral.
- Regras fundamentais de estilo.
- Documentos científicos.
- A estrutura de um artigo científico: exemplos.
- Ferramentas informáticas para produção de texto científico: principais paradigmas.
- Introdução ao LaTex.
- Estrutura de um documento, escrita de equações, referências cruzadas e citações.
- Pesquisa bibliográfica.
- Produção automática de bibliografias.
- Apresentações orais: regras de ouro
Bibliografia Obrigatória
Strunk Junior William;
The elements of style. ISBN: 978-0-14-311272-3
Estrela Edite;
Saber escrever, saber falar. ISBN: 972-20-2534-1
LyX development Team; The LyX tutorial (Incluído na distribuição do LyX, a partir do menu de Ajuda ), 2015
Tobias Oetiker; Uma não tão pequena introdução ao LaTeX2e; ou LaTeX2e em 137 minutos, 2011 (URL: ftp://ctan.tug.org/tex-archive/info/lshort/portuguese/pt-lshort.pdf), 2016
TeX Users Group; TeX Users Group Website (URL: http://www.tug.org/begin.html), 2016
http://www.garrreynolds.com/preso-tips/design/; Top Ten Slide tips , 2016
http://www.pcworld.idg.com.au/slideshow/366369/world-worst-powerpoint-presentations/; The world's worst PowerPoint presentations , 2016
http://blog.hubspot.com/marketing/inspiring-slideshare-presentations-for-marketers-list; 25 of the Best PowerPoint Presentation Examples Every Marketer Should See, 2016
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas Teóricas: exposição e discussão colectiva dos temas em análise, e de exemplos práticos.
Aulas Práticas: aulas em laboratório computacional onde os estudantes tem acesso às ferramentas introduzidas no curso; são realizadas tarefas específicas em cada aula.
Software
ImageJ/Fiji
Inkscape
LyX
JabRef
Latex
SciDAViS
BibTeX
Grace
Veusz
Gimp
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Prova oral |
50,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
45,50 |
Frequência das aulas |
22,00 |
Total: |
67,50 |
Obtenção de frequência
Participação nas aulas práticas e realização das tarefas nelas propostas.
Submissão de sumário dentro do prazo comunicado é obrigatória!
Fórmula de cálculo da classificação final
Classificação Final para alunos que obtenham frequência
X- classificação sumário (0 a 10)
Y - Classificação apresentação (0 a 10)
C= 10+ (X+Y)/2
Provas e trabalhos especiais
A avaliação é individual, e emula o processo de submissão de trabalhos a encontros científicos com revisão. É realizada em duas fases sequenciais: 1) avaliação escrita do resumo (abstract) do trabalho, de acordo com regras pré-estabelecidas; 2) avaliação da comunicação oral. O acesso à comunicação oral está dependente da confirmação de aceitação do sumário submetido.
A data limite de submissão do sumário para acesso à apresentação em época de exame (normal ou recurso), é única. A submissão dentro do prazo garante a frequência à UC.
- Durante as aulas será divulgada uma lista de Temas para as comunicações.
- Os temas serão escolhidos, impreterivelmente, até 29 de Abril de 2016, mediante inscrição.
- Através do Moodle, os estudantes submeterão um sumário(abstract) em pdf gerado a partir do LyX/LateX. (Data limite: 15 de Maio de 2016) – também é obrigatória a submissão do ficheiro lyx(ou latex).
- O resumo será revisto e avaliado, e será comunicada a decisão sobre a sua conformidade e aceitação até 22 de Maio de 2016, via Moodle.
- Os estudantes terão oportunidade de rever o resumo submetido e re-submeter uma versão final até dia 29 de Maio de 2016, na mesma plataforma.
- Em dia e hora agendada, cada aluno fará uma apresentação de 10 minutos, com 2 minutos para perguntas, em sessão pública.
Algumas notas importantes:
- cada um dos temas só pode ser escolhido por um máximo de 4 estudantes
- a realização do sumário e da apresentação feita nos prazos exigidos garantem classificação mínima de 10 valores; o sumário e a apresentação serão avaliados com uma grelha de avaliação pública, e poderão justificar até um máximo de 10 valores adicionais.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
N/A
Melhoria de classificação
Pedido de melhoria de classificação em época de exame dá oportunidade ao estudante de voltar a apresentar oralmente o trabalho previamente submetido e validado (de acordo com as datas de submissão comunicadas).
Observações
Software utilizado na UC:
- LateX (edição texto/typesetting)
- Lyx (editor latex)
- JabRef (gestão refs bibliográficas)
- Gimp (manipulação imagens, composição)
- Inkscape (figuras/esquemas 2D ou 3D)
- Veusz (gráficos e alguma análise de dados )
- qtGrace (gráficos e alguma análise de dados)
- SciDAVis (análise e processamento de dados e gráficos)
- ImageJ/FijI (análise de imagens)