Código: | F101 | Sigla: | F101 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Física |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle.up.pt/course/view.php?id=784 |
Unidade Responsável: | Departamento de Física e Astronomia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Física |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:AST | 1 | Plano de Estudos a partir de 2008 | 1 | - | 7,5 | - | |
L:B | 4 | Plano de estudos a partir de 2008 | 3 | - | 7,5 | - | |
L:F | 60 | Plano de estudos a partir de 2008 | 1 | - | 7,5 | - | |
L:G | 0 | P.E - estudantes com 1ª matricula anterior a 09/10 | 3 | - | 7,5 | - | |
P.E - estudantes com 1ª matricula em 09/10 | 3 | - | 7,5 | - | |||
L:M | 80 | Plano de estudos a partir de 2009 | 2 | - | 7,5 | - | |
L:Q | 0 | Plano de estudos Oficial | 3 | - | 7,5 | - | |
MI:EF | 50 | Plano de Estudos a partir de 2007 | 1 | - | 7,5 | - |
Esta unidade curricular visa apresentar os conceitos e princípios básicos da mecânica clássica, dos fenómenos ondulatórios, e da relatividade restrita, com ênfase na compreensão de conceitos e na aplicação ao mundo real. Os alunos deverão ter a capacidade de manipular conceitos fundamentais e saber aplicá-los à resolução de problemas. Os estudantes serão motivados a considerar a aplicação dos princípios discutidos na cadeira a outras áreas do conhecimento científico e tecnológico.
Estudantes deverão demonstrar boa compreensão de conceitos fundamntais da mecânica (descrição do movimento, massa, força, momento linear e angular, energia) e de relatividade restrita (relatividade do espaço e tempo, diagramas de espaço-tempo e momento e energia relativistas) através da correcta resolução de problemas de aplicação direta destes conceitos, e da modelização e análise, em termos de conceitos de mecânica, de situações do mundo real.
Trigonometria básica. Manipulação algébrica elementar.
1. A Mecânica Newtoniana no contexto da Física Contemporânea.
2. Grandezas, medições, unidades e dimensões. Análise dimensional
3. Descrição do movimento. Conceitos vetoriais de deslocamento, velocidade e aceleração. Decomposição da aceleração em normal e tangencial.
4. Leis de Newton
4.1 Primeira lei e conceito de referencial inercial.
4.2 Segunda lei; problema fundamental da Mecânica. Leis de Força. Equações de movimento. Referência a métodos numéricos de integração.
4.3 Terceira Lei: força como interação.
4.4 Exemplos de movimentos: aceleração constante, movimentos com amortecimento, Oscilador harmónico simples, movimentos curvilíneos.
5. Leis de conservação, Energia e momento.
5.1 Energia e trabalho. Energia Potencial. Movimentos com forças de ligação.
5.2 Momento Linear: colisões elásticas, inelásticas e coeficiente de restituição.
6. Sistemas de partículas: conceito de centro de massa (CM). Momento total de um sistema. Colisões no referencial do CM. Energia no referencial do CM. Sistemas de massa variável.
7. Momento angular e momento de uma força. Forças centrais. Momento angular e rotação de um sistema de partículas. Movimentos de um sólido rígido, conceito de momento de inércia.
8. Lei da Gravitação Universal, leis de Newton e leis de Kepler. Órbitas.
9. Relatividade Restrita
9.1 Relatividade de Galileu
9.2 Invariância de velocidade da luz. Espaço e tempo em Relatividade.
9.3 Velocidade, momento linear, energia e massa. Adição das velocidades.
Aulas teóricas, aulas teórico-práticas e de prática-computacional.
Designação | Peso (%) |
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Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese | 10,00 |
Exame | 45,00 |
Participação presencial | 18,00 |
Teste | 27,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | |
Frequência das aulas | |
Total: | 0,00 |
Presença obrigatória a 75% das aulas teórico-práticas e de prática-computacional para todos os estudantes. Os estudantes com frequência de anos anteriores que não possam frequentar as aula TP, não serão excluidos de frequência mas não poderão participar na avaliação contínua.
Avaliação tem componente Teórica-Prática e de Prática Computacional
Componente TP - 18 valores
Componente PC: 2 valores
Componente TP : 2 alternativas
A- Com avaliação contínua
Componente TP
A1. [3.6 valores] resolução semanal de problema em TP, em grupo, com entrega de solução individual na aula. metade dos problemas entregues, escolhida aleatóriamente são corrigidos na mesma semana. No total cada estudante é cotado pela médias dos testes corrigidos que não serão menos de 4.
A2. [5.4 valores] Dois testes de escolha múltipla.
A3. [9 valores ] Teste Final (época normal) . Os estudantes tem de ter um mínimo de 3.50 valores na soma das componentes A1 e A2 para ter acesso a esta prova.
B- sem avaliação contínua
[18 valores] Exame de recurso.
Componente PL:2 valores
Entrega de trabalho computacional feito em grupos de 5.
Apenas para a componente TP em
Exame [18 valores].
A classificação da Prática computacional de 2013/14 e de 2014/15 é válida para 2015-16, exceto para os estudantes que declararem abdicar de usar essa classificação. Neste caso só valerá a classificação de 2015, mesmo que mais baixa do que a de anos anteriores.
A avaliação da prática computacional é feita mediante a apresentação de um relatório de um grupo de 5 estudantes no máximo, sobre um conjunto de problemas até data a fixar.