Código: | GES4001 | Sigla: | GES4001 | Nível: | 400 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Gestão |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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M:CC | 10 | PE a partir do ano letivo de 2014 | 2 | - | 6 | 42 | 162 |
MI:ERS | 35 | Plano Oficial desde ano letivo 2014 | 5 | - | 6 | 42 | 162 |
Pretende-se, nesta disciplina, que os alunos:
A compreensão da visão global da gestão e do funcionamento das empresas e outras organizações como unidades sistémicas abertas está presente sobretudo nos primeiros quatro capítulos. Recorre-se ao planeamento estratégico para melhor se explicitar esse funcionamento sistémico interno e a sua relação com a envolvente empresarial. O quinto capítulo não deixa de estar relacionado com os quatro primeiros. No entanto, face à sua importância, ganha uma certa centralidade e autonomia na estrutura curricular. Os alunos devem dispor de competências na análise económico-financeira das empresas, dispondo de conhecimentos que lhes permitam analisar os processos contabilísticos e os principais documentos em que assentam.
Com o último capítulo, que funciona como uma síntese dos anteriores, pretende-se que os alunos sejam capazes de compreender a forma como os diferentes conteúdos curriculares podem ser aplicados na construção de um projeto empresarial e na elaboração de um plano de negócios.
O processo de aprendizagem, para além da exposição teórica dos conteúdos curriculares, assenta no desenvolvimento de estudos de caso e na realização de outros exercícios práticos. Este modelo pressupõe um forte envolvimento dos alunos nas aulas e numa intensa interação entre eles e com o professor. A gestão é uma área das ciências sociais que apresenta uma dimensão mais empírica do que analítica. Na prática, pretende-se que os alunos sejam capazes de adquirir ao longos das aulas as competências que lhe permitam trabalhar em equipa e, neste contexto, serem capazes de, com outros, desenvolverem uma iniciativa empresarial traduzida num plano de negócios. Esse plano de negócios, elaborado de acordo com normas próprias, deve ser apresentado individual e coletivamente. Esta componente constitui uma parte importante da avaliação.
Esta componente de avaliação de caráter mais coletivo do que individual deve ser, portanto, complementada com outra em que sobressaia exclusivamente a aprendizagem individual. O exame escrito final pretende cumprir essa função, permitindo assim uma avaliação exaustiva e rigorosa tanto no plano do trabalho em equipa, fundamental na aprendizagem dos processos de trabalho nas organizações, como individual. A avaliação procura ser uma síntese equilibrada destas duas componentes.
Designação | Peso (%) |
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Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese | 50,00 |
Exame | 50,00 |
Total: | 100,00 |
A Classificação Final (CF) desta disciplina resulta da soma ponderada da Classificação do Exame final (CEF) e da Classificação do Trabalho Prático (CTP), obtida através da seguinte expressão: CF=0,5×CEF+0,5×CTP. A classificação em cada uma das componentes de avaliação (CEF e CTP) não pode ser inferior a 10 valores.