Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > GES4001
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Gestão e Empreendedorismo

Código: GES4001     Sigla: GES4001     Nível: 400

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Gestão

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:CC 10 PE a partir do ano letivo de 2014 2 - 6 42 162
MI:ERS 35 Plano Oficial desde ano letivo 2014 5 - 6 42 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se, nesta disciplina, que os alunos:

  • Disponham de uma visão global sobre a gestão das organizações e que, em particular, compreendam as principais opções estratégicas que se colocam às empresas;
  • Apreendam noções básicas sobre análise económico-financeira de empresas que lhes permitam analisar os principais documentos contabilísticos de síntese;
  • Adquiram competências básicas em matéria de empreendedorismo, que lhes permitam, a partir de uma ideia, construir um projeto empresaria ou negócio.

Resultados de aprendizagem e competências

A compreensão da visão global da gestão e do funcionamento das empresas e outras organizações como unidades sistémicas abertas está presente sobretudo nos primeiros quatro capítulos. Recorre-se ao planeamento estratégico para melhor se explicitar esse funcionamento sistémico interno e a sua relação com a envolvente empresarial. O quinto capítulo não deixa de estar relacionado com os quatro primeiros. No entanto, face à sua importância, ganha uma certa centralidade e autonomia na estrutura curricular. Os alunos devem dispor de competências na análise económico-financeira das empresas, dispondo de conhecimentos que lhes permitam analisar os processos contabilísticos e os principais documentos em que assentam.

Com o último capítulo, que funciona como uma síntese dos anteriores, pretende-se que os alunos sejam capazes de compreender a forma como os diferentes conteúdos curriculares podem ser aplicados na construção de um projeto empresarial e na elaboração de um plano de negócios.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução à gestã
1.1. Gestão: conceitos, funções e níveis
1.2. O gestor: tarefas e aptidões necessária

2. A empresa e a sua envolvente
2.1. A empresa como um sistema aberto
2.2. Análise estrutural da indústria/sector (modelo das cinco forças de “Porter”)
2.3. Ciclo de vida do sector/empres

3. Análise interna da empresa
3.1. Recursos e custos das empresas
3.2. Competências centrais das empresas
3.3. Análise dos pontos fortes e fracos das empresas

4. Principais tipos de estratégias e respetivos modelos
4.1. Missão, objetivos e estratégia
4.2. Natureza da estratégia de produto-mercado: o modelo de “Ansoff”
4.3. Vantagem competitiva: o modelo “Porter”
4.4. Gestão de valor: cadeia de valor e integração vertical
4.5. Diversificação: os modelos “BCG”, “ADL” e da “GE/McKinsey”
4.6. Internacionalização

5. Breves notas sobre análise económico-financeira de empresas
5.1. A contabilidade como sistema de informação de suporte à gestão
5.2. Principais documentos contabilísticos: (i) Demonstração de resultados; (ii) Balanço; (iii) Demonstração dos fluxos de caixa
5.3. Principais rácios e avaliação do desempenho empresarial: rentabilidade, eficiência, financiamento e liquidez
5.4. Estudos de caso

6. Empreendedores e empreendedorismo
6.1. Introdução
6.2. Empreendedorismo e desenvolvimento económico: o papel das políticas públicas
6.3. Do empreendedorismo de “necessidade” ao empreendedorismo de “oportunidade”: o caso do empreendedorismo de base tecnológica
6.4. Da ideia ao projeto empresarial: a construção do “business plan”:

  • Introdução: ideia, empreendedor e envolvente

  • Processo de planeamento: marketing, operações, recursos humanos e investimentos

  • Plano económico-financeiro: análise da rentabilidade empresarial e viabilidade financeira do projecto

  • Estrutura legal da empresa: forma jurídica, processo de constituição e identificação

  • Calendarização da execução

Bibliografia Obrigatória

BREADLEY, R.; MYERS, S; Princípios de Finanças Empresariais, McGraw – Hill, 1998
BODIE, Z.; KANE, A.; MARCUS, A.; Essentials of Investments, McGraw – Hill, 2007
SOUSA, A.; Introdução à gestão, Editorial Verbo, 2004
CARVALHO, C. N.; MAGALHÃES; Análise económico-financeira de empresas, Universidade Católica Editora, 2005
BRANDÃO, E.; Finanças, Porto Editora, 2002
FERRÃO, P. et al; Inovação e Empreendedorismo, Observatório do QCA III, 2006
FERREIRA, R.; Contabilidade para Não Contabilistas, Edições Almedina, 2007
FREIRE, Adriano; Estratégia – Sucesso em Portugal, Editorial Verbo, 2004
FREIRE, Adriano; Inovação - Novos Produtos, Serviços e Negócios para Portugal, Editorial Verbo, 2000
FREIRE, Adriano; Internacionalização – Desafios para Portugal, FREIRE, Adriano;Internacionalização – Desafios para Portugal, Editorial Verbo, 1999, 1999
NET; Guia de apoio ao desenvolvimento do plano de negócios,, NET, 2006
PINTO, C.A.M et al; Fundamentos de Gestão, Editorial Presença, 2006
TEIXEIRA, Sebastião; Gestão das Organizações, McGraw-Hill, 2005

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O processo de aprendizagem, para além da exposição teórica dos conteúdos curriculares, assenta no desenvolvimento de estudos de caso e na realização de outros exercícios práticos. Este modelo pressupõe um forte envolvimento dos alunos nas aulas e numa intensa interação entre eles e com o professor. A gestão é uma área das ciências sociais que apresenta uma dimensão mais empírica do que analítica. Na prática, pretende-se que os alunos sejam capazes de adquirir ao longos das aulas as competências que lhe permitam trabalhar em equipa e, neste contexto, serem capazes de, com outros, desenvolverem uma iniciativa empresarial traduzida num plano de negócios. Esse plano de negócios, elaborado de acordo com normas próprias, deve ser apresentado individual e coletivamente. Esta componente constitui uma parte importante da avaliação.

Esta componente de avaliação de caráter mais coletivo do que individual deve ser, portanto, complementada com outra em que sobressaia exclusivamente a aprendizagem individual. O exame escrito final pretende cumprir essa função, permitindo assim uma avaliação exaustiva e rigorosa tanto no plano do trabalho em equipa, fundamental na aprendizagem dos processos de trabalho nas organizações, como individual. A avaliação procura ser uma síntese equilibrada destas duas componentes. 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 50,00
Exame 50,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

A Classificação Final (CF) desta disciplina resulta da soma ponderada da Classificação do Exame final (CEF) e da Classificação do Trabalho Prático (CTP), obtida através da seguinte expressão: CF=0,5×CEF+0,5×CTP. A classificação em cada uma das componentes de avaliação (CEF e CTP) não pode ser inferior a 10 valores.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-06 às 17:29:28 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias