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Bases de Dados

Código: CC301     Sigla: CC301

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciência de Computadores

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: http://www.dcc.fc.up.pt/~ricroc/aulas/1415/bd
Unidade Responsável: Departamento de Ciência de Computadores
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Geologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:AST 2 Plano de Estudos a partir de 2008 3 - 7,5 -
L:B 0 Plano de estudos a partir de 2008 3 - 7,5 -
L:F 4 Plano de estudos a partir de 2008 3 - 7,5 -
L:G 0 P.E - estudantes com 1ª matricula anterior a 09/10 3 - 7,5 -
P.E - estudantes com 1ª matricula em 09/10 3 - 7,5 -
L:M 3 Plano de estudos a partir de 2009 3 - 7,5 -
L:Q 0 Plano de estudos Oficial 3 - 7,5 -
M:MAO 0 PE Mestrado em MAOPI 1 - 7,5 - -
M:SIG 0 PE do Mestrado em Sistemas de Informação Geográfic 1 - 7,5 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Fornecer aos alunos os conceitos fundamentais da teoria e prática de bases de dados como sistemas de manipulação de grandes quantidades de informação.

Resultados de aprendizagem e competências

Os alunos deverão adquirir as seguintes competências:

(a) compreender o que é um sistema de gestão de base de dados, as suas aplicações no mundo actual, os problemas tecnológicos associados ao seu desenvolvimento e as soluções existentes;

(b) compreender e saber documentar os requisitos de uma base de dados, saber desenhar um modelo de dados utilizando os modelos ER/EER e o modelo relacional, e saber implementar esses modelos de dados num sistema de gestão de base de dados;

(c) saber manipular um sistema de gestão de base de dados utilizando a linguagem SQL.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Conceitos Básicos
Características e vantagens da abordagem de base de dados. Funcionalidades típicas de um SGBD. Fases do desenho de uma base de dados.

Os Modelos ER e EER
O modelo ER: entidades tipo, entidades fracas, atributos, relacionamentos e chaves. O modelo EER: subclasses, superclasses, especialização, generalização e categorias. Diagramas ER e EER.

O Modelo Relacional
Relações, atributos, domínios e tuplos. Superchaves, chaves primárias e chaves externas. Restrições de integridade. Esquema relacional. Conversão dos modelos ER e ERR para o relacional.

Álgebra e Cálculo Relacional
Operações da álgebra relacional. Cálculo relacional por tuplos (CRT) e por domínios (CRD).

A Linguagem SQL
A DDL do SQL: administrar tabelas, restrições de integridade e domínios. A DML do SQL: consultas básicas, encadeadas e correlacionadas. Operações de junção, agregação, inserção, remoção e alteração. Visões.

SQL em Ambiente de Programação
Problemas de integração. SQL embebido em C. API C do MySQL. Programação no SGBD com o SQL/PSM. Transacções, concorrência e tolerância a falhas.

Normalização
Formas normais e normalização de relações. Dependências funcionais, multi-valor e de junção. Decomposição com junção-não-aditiva.

Organização Física dos Dados
Registos, ficheiros de registos e índices.

Bibliografia Obrigatória

Elmasri Ramez; Fundamentals of database systems. ISBN: 0-321-20448-4

Bibliografia Complementar

Ullman Jeffrey D., 1942-; A first course in database systems. ISBN: 0-13-887647-9
A. Silberschatz, H. Korth and S. Sudarshan; Database Systems Concepts 5/E, McGraw-Hill

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas Teóricas: para exposição e discussão dos conceitos fundamentais da teoria e prática de bases de dados como sistemas de manipulação de grandes quantidades de informação.

Aulas Práticas: para resolução de exercícios ilustrativos dos conceitos introduzidos nas aulas teóricas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 75,00
Trabalho laboratorial 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 80,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho laboratorial 26,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Presença em elpo menos 2/3 das aulas práticas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação dos alunos faz-se por realização de uma submissão SQL e de um exame final escrito. A submissão SQL terá um peso de 5 em 20 valores (25%) na classificação final da disciplina e o exame final escrito terá um peso de 15 em 20 valores (75%) na classificação final da disciplina.

Provas e trabalhos especiais

A avaliação dos alunos faz-se por realização de uma submissão SQL e de um exame final escrito. A submissão SQL consiste na resolução de questões SQL em ambiente de desenvolvimento com validação automática em tempo real. O exame final escrito é constituído por perguntas com exercícios semelhantes aos apresentados nas aulas teóricas e/ou realizados nas aulas práticas.

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