Código: | CC301 | Sigla: | CC301 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciência de Computadores |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://www.dcc.fc.up.pt/~ricroc/aulas/1415/bd |
Unidade Responsável: | Departamento de Ciência de Computadores |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Geologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:AST | 2 | Plano de Estudos a partir de 2008 | 3 | - | 7,5 | - | |
L:B | 0 | Plano de estudos a partir de 2008 | 3 | - | 7,5 | - | |
L:F | 4 | Plano de estudos a partir de 2008 | 3 | - | 7,5 | - | |
L:G | 0 | P.E - estudantes com 1ª matricula anterior a 09/10 | 3 | - | 7,5 | - | |
P.E - estudantes com 1ª matricula em 09/10 | 3 | - | 7,5 | - | |||
L:M | 3 | Plano de estudos a partir de 2009 | 3 | - | 7,5 | - | |
L:Q | 0 | Plano de estudos Oficial | 3 | - | 7,5 | - | |
M:MAO | 0 | PE Mestrado em MAOPI | 1 | - | 7,5 | - | - |
M:SIG | 0 | PE do Mestrado em Sistemas de Informação Geográfic | 1 | - | 7,5 | - |
Fornecer aos alunos os conceitos fundamentais da teoria e prática de bases de dados como sistemas de manipulação de grandes quantidades de informação.
Os alunos deverão adquirir as seguintes competências:
(a) compreender o que é um sistema de gestão de base de dados, as suas aplicações no mundo actual, os problemas tecnológicos associados ao seu desenvolvimento e as soluções existentes;
(b) compreender e saber documentar os requisitos de uma base de dados, saber desenhar um modelo de dados utilizando os modelos ER/EER e o modelo relacional, e saber implementar esses modelos de dados num sistema de gestão de base de dados;
(c) saber manipular um sistema de gestão de base de dados utilizando a linguagem SQL.
Conceitos Básicos
Características e vantagens da abordagem de base de dados. Funcionalidades típicas de um SGBD. Fases do desenho de uma base de dados.
Os Modelos ER e EER
O modelo ER: entidades tipo, entidades fracas, atributos, relacionamentos e chaves. O modelo EER: subclasses, superclasses, especialização, generalização e categorias. Diagramas ER e EER.
O Modelo Relacional
Relações, atributos, domínios e tuplos. Superchaves, chaves primárias e chaves externas. Restrições de integridade. Esquema relacional. Conversão dos modelos ER e ERR para o relacional.
Álgebra e Cálculo Relacional
Operações da álgebra relacional. Cálculo relacional por tuplos (CRT) e por domínios (CRD).
A Linguagem SQL
A DDL do SQL: administrar tabelas, restrições de integridade e domínios. A DML do SQL: consultas básicas, encadeadas e correlacionadas. Operações de junção, agregação, inserção, remoção e alteração. Visões.
SQL em Ambiente de Programação
Problemas de integração. SQL embebido em C. API C do MySQL. Programação no SGBD com o SQL/PSM. Transacções, concorrência e tolerância a falhas.
Normalização
Formas normais e normalização de relações. Dependências funcionais, multi-valor e de junção. Decomposição com junção-não-aditiva.
Organização Física dos Dados
Registos, ficheiros de registos e índices.
Aulas Teóricas: para exposição e discussão dos conceitos fundamentais da teoria e prática de bases de dados como sistemas de manipulação de grandes quantidades de informação.
Aulas Práticas: para resolução de exercícios ilustrativos dos conceitos introduzidos nas aulas teóricas.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 75,00 |
Trabalho laboratorial | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 80,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Trabalho laboratorial | 26,00 |
Total: | 162,00 |
A avaliação dos alunos faz-se por realização de uma submissão SQL e de um exame final escrito. A submissão SQL terá um peso de 5 em 20 valores (25%) na classificação final da disciplina e o exame final escrito terá um peso de 15 em 20 valores (75%) na classificação final da disciplina.
A avaliação dos alunos faz-se por realização de uma submissão SQL e de um exame final escrito. A submissão SQL consiste na resolução de questões SQL em ambiente de desenvolvimento com validação automática em tempo real. O exame final escrito é constituído por perguntas com exercícios semelhantes aos apresentados nas aulas teóricas e/ou realizados nas aulas práticas.