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Lógica Computacional

Código: CC2003     Sigla: CC2003     Nível: 200

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciência de Computadores

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: http://www.dcc.fc.up.pt/~nam/web/Teaching/LC2014
Unidade Responsável: Departamento de Ciência de Computadores
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciência de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:CC 50 Plano de estudos a partir de 2014 2 - 6 56 162
MI:ERS 85 Plano Oficial desde ano letivo 2014 2 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

 Pretende-se que o aluno aprenda as noções básicas do raciocínio lógico e seja capaz de utilizar correctamente os sistemas dedutivos; compreenda as relações entre as semânticas e os sistemas dedutivos e a sua caracterização do ponto de vista da decidibilidade; reconheça o papel dos sistemas formais nas várias áreas da Ciência de Computadores.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que o aluno aprenda as noções básicas do raciocínio lógico e seja capaz de utilizar correctamente os sistemas dedutivos; compreenda as relações entre as semânticas e os sistemas dedutivos e a sua caracterização do ponto de vista da decidibilidade; reconheça o papel dos sistemas formais nas várias áreas da Ciência de Computadores.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Estruturas Discretas

Programa

 Lógica proposicional: Sintaxe Semântica: satisfazibilidade, validade, consequência. Formas normais. Algoritmos de satisfazilidade.

Sistema dedutivos. Completude e integridade do sistema dedutivo. Decidibilidade.

Lógica de primeira ordem (de predicados). Linguagens. Sintaxe. Semântica: estruturas, interpretações, modelos. Sistemas dedutivos. Completude e integridade dos sistemas dedutivos. Teorias e axiomatizações.

Demonstração automática: cláusulas de Horn, unificação e resolução

Bibliografia Obrigatória

Huth Michael 1962-; Logic in Computer Science. ISBN: 0-521-54310-X

Bibliografia Complementar

Barwise Jon; Language, proof, and logic. ISBN: 1-57586-374-X
C.J. Hogger; Essentials of logic programming. ISBN: 0-19-853832-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

 Os métodos de ensino são baseados em métodos tradicionais de exercícios e exposição teórica com uma componente de implementação que permite põr em prática os conhecimentos adquiridos.

Serão propostos trabalhos para os alunos resolverem e haverá aulas de apresentação e discussão da resolução dos problemas que foram propostos.

Há aulas teóricas de exposição da matéria e exemplificação de problemas. As aulas práticas são divididas em aulas de exemplificação e apresentação de trabalhos realizados pelos alunos.


 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 75,00
Participação presencial 0,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 84,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 140,00

Obtenção de frequência


São admitidos a exame os alunos que tenham pelo menos 1.5 valores na parte prática.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação será composta por:

os trabalhos apresentados nas aulas práticas.
exame final

(Trab∗5+Exame∗15)≥9.5,Trab∗5≥1.5,Exame∗15≥5

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Alunos trabalhadores estudantes que entregarem no máximo um trabalho prático poderão realizar um exame para 20 valores

Observações

Os alunos devem ter aprovação a Estruturas Discretas
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