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Estatística Aplicada em Ciências e Engenharia

Código: M4060     Sigla: M4060     Nível: 400

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Matemática

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Matemática
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia Geoespacial

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:CC 0 PE a partir do ano letivo de 2014 1 - 6 56 162
M:EAGR 15 Plano de estudos a partir de 2013 1 - 6 56 162
M:ENM 20 Plano de Estudos do M:Engenharia Matemática_2013-2014 1 - 6 56 162
M:FM 1 Plano de estudos do Mestrado em Física Médica a partir de 2013. 1 - 6 56 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2014-09-23.

Campos alterados: Objetivos, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Componentes de Avaliação e Ocupação, Software de apoio à Unidade Curricular, Programa

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se que os estudantes adquiram:
a) conhecimentos sobre a recolha organizada de informação
b) técnicas e modelos estatísticos comummente usados no tratamento de dados do âmbito da Ciência e da Engenharia, e saibam aplicá-los adequadamente em R/SPSS 
c) capacidade para saber escolher e aplicar as técnicas e modelos estatísticos aprendidos a problemas concretos
d) espírito crítico e capacidade de interpretação dos resultados obtidos por aplicação das técnicas e modelos estatísticos aprendidos.

 

Resultados de aprendizagem e competências

Referidos no item anterior.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

São necessários conhecimentos prévios sobre variáveis aleatórias e distribuições de probabilidade, estatísticas amostrais, intervalos de confiança e testes de hipóteses. Estes são os conteúdos usuais de uma unidade curricular de introdução às Probabilidades e Estatística do ensino superior.

Programa

Conteúdos programáticos:

1. Tópicos de análise de dados com R / SPSS
2. Regressão linear simples e correlação.
3. Regressão linear múltipla. Modelo, estimação de parâmetros, testes de hipóteses para os coeficientes, intervalos de confiança, intervalos de predição, coeficiente de determinação, multicolinearidade, métodos de selecção de modelos, comparação de modelos, diagnóstico.
4. Regressão Ridge e Regressão LASSO.
5. Análise de variância: 1 e 2 factores.
6. Modelos lineares generalizados. Regressão de Poisson, regressão logística, regressão logística multinomial e regressão logística ordinal.
7. Análise de artigos científicos.

 

Bibliografia Obrigatória

apontamentos escritos disponibilizados pelos professores
Julian Faraway; Extending the Linear Model with R: Generalized Linear, Mixed Effects and Nonparametric Regression Models, Chapman & Hall/CRC Texts in Statistical Science, 2006. ISBN: 158488424X

Bibliografia Complementar

000083800. ISBN: 1-58488-029-5
000040469. ISBN: 0-387-95475-9
000098707. ISBN: 978-0-521-86116-8
000074783. ISBN: 0-387-95187-3
000040365. ISBN: 0-387-95284-5
000102543. ISBN: 1-58488-325-1
000040221. ISBN: 0-387-98218-3
Julian Faraway; Linear Models with R, Taylor and Francis, 2009. ISBN: 1584884258

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas de tipo teórico-prático com diferentes exemplos de aplicação das técnicas e modelos estatísticos apresentados em laboratório computacional.O software usado é o software SPSS ou a linguagem gratuita de programação com ambiente de software R (dependendo do mestrado em causa).

Software

R Project
SPSS

Palavras Chave

Ciências Físicas > Matemática > Estatística

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 75,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

1. Obtenção de frequência: Os alunos terão de realizar, obrigatoriamente, um trabalho (eventualmente com apresentação oral) com um peso de 25% (5 valores, em 20), e dois testes com um peso total de 75%. A nota do trabalho não pode ser melhorada.
O primeiro teste terá uma cotação máxima de 10 valores (em 20), e o segundo uma cotação máxima de 5 valores (em 20). Em cada um dos testes os alunos têm que tirar uma classificação igual ou superior a 30% da cotação do teste (portanto uma cotação maior ou igual a   3 valores no primeiro teste e maior ou igual a 1.5 valores no segundo teste). Só nestas condições é que a soma das classificações dos testes poderá ser considerada. 

2. Dispensa de exame: O aluno obterá dispensa de exame caso a soma da classificação obtida nos dois testes com a classificação obtida no trabalho seja igual ou superior a 9.5 valores.  

3. Melhoria de nota: Caso os alunos que obtiveram dispensa de exame decidam ir ao exame da época normal para subir nota e este for corrigido, ficam com a nota do exame em lugar da nota dos testes; podem sempre ir à época de recurso para melhoria de 75% da nota (uma vez que a nota do trabalho não pode ser melhorada). 

Melhoria de classificação

Melhoria de nota: Caso os alunos que obtiveram dispensa de exame decidam ir ao exame da época normal para subir nota e este for corrigido, ficam com a nota do exame em lugar da nota dos testes; podem sempre ir à época de recurso para melhoria de 75% da nota (uma vez que a nota do trabalho não pode ser melhorada). 

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