Código: | M268 | Sigla: | M268 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Matemática |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle.up.pt/course/view.php?id=2300 |
Unidade Responsável: | Departamento de Matemática |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Matemática |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:AST | 2 | Plano de Estudos a partir de 2008 | 3 | - | 7,5 | - | |
L:B | 1 | Plano de estudos a partir de 2008 | 3 | - | 7,5 | - | |
L:F | 1 | Plano de estudos a partir de 2008 | 3 | - | 7,5 | - | |
L:G | 0 | P.E - estudantes com 1ª matricula anterior a 09/10 | 3 | - | 7,5 | - | |
P.E - estudantes com 1ª matricula em 09/10 | 3 | - | 7,5 | - | |||
L:M | 25 | Plano de estudos a partir de 2009 | 3 | - | 7,5 | - | |
L:Q | 0 | Plano de estudos Oficial | 3 | - | 7,5 | - |
Conhecimentos básicos de simulação estatística. Forte componente computacional, privilegiando a aplicação prática e a interação com as Probabilidades, a Estatística e a Investigação Operacional.
O estudante deverá ser capaz de:
- Compreender quando é apropriado usar técnicas de simulação.
-Compreender a importância de usar um bom gerador de números pseudo-aleatórios com distribuição uniforme e conhecer técnicas para geração eficiente de distribuições estatísticas.
- Aplicar técnicas de Monte Carlo. Fazer análise estatística dos resultados de simulação e utilizar técnicas de redução de variância.
- Ilustrar, com dados reais ou simulados, os temas estudados, aplicar ferramentas adequadas em problemas/casos de estudo, com análise dos resultados.
- Analisar/implementar situações simples em simulação estocástica ou da vida real, como processos de Poisson e processos de nascimento e morte, determinando medidas de desempenho em filas de espera.
Cálculo ; Probabilidades e Estatística
I. Simulação e método de Monte Carlo
Aspetos estatísticos da simulação. Simulação de dados (distribuições discretas e contínuas): métodos gerais, transformações e misturas; utilização crítica de geradores disponíveis correntes. Integração de Monte Carlo e estimação de valores esperados. Caracterização da variabilidade dos valores obtidos por simulação; métodos de reamostragem. Técnicas de redução de variância.
II. Introdução à simulação de processos estocásticos e análise filas de espera
Processos de Poisson, passeio aleatório e processos de renovamento. Processos de nascimento e morte e filas de espera: modelação/simulação e medidas de desempenho.
Aulas T para apresentação da matéria ilustrada com exemplos variados. Aulas TP orientadas para a resolução de problemas /projeto, com uma forte componente de computação laboratorial (Matlab, R).
Designação | Peso (%) |
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Exame | 60,00 |
Participação presencial | 0,00 |
Prova oral | 20,00 |
Trabalho escrito | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Realização satisfatória dos Trabalhos práticos/ Projecto (P), nas datas limites fixadas (P>=40%).
Qualquer apresentação não realizada no prazo e/ou condições estabelecidas nas páginas da disciplina será considerada como não efectuada.
A avaliação é feita com base nas classificações, dos Trabalhos práticos/ Projecto (P), avaliados com base em prova oral (correspondente à apresentação e discussão) e trabalho escrito (relatório), realizados até às datas limites fixadas, e do exame final escrito (E). Classificação final: (E*12+P*8)/20. A classificação das componentes E e P não deverão ser inferiores a 40%. Poderá eventualmente ser pedida uma prova complementar para classificações finais superiores a 18 valores.
Qualquer apresentação não realizada no prazo e/ou condições estabelecidas nas páginas da disciplina será considerada como não efectuada.
Os alunos poderão optar por uma avaliação intercalar que os poderá dispensar da parte correspondente do exame na época normal, no caso de obterem classificação superior a 40% na avaliação intercalar. No exame da época normal os alunos podem manter a classificação da avaliação intercalar se apenas responderem às restantes questões. Na época de recurso e para melhoria de nota os alunos deverão responder a todas as questões.
n.a.
n.a.
Apenas a componente de exame final (E) é susceptível de melhoria
Juri da Disciplina em 2013/14: Ana Paula Rocha , Margarida Brito