Código: | Q243 | Sigla: | Q243 |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Química |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://moodle.up.pt/course/view.php?id=564 |
Unidade Responsável: | Departamento de Química e Bioquímica |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Física |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
L:AST | 0 | Plano de Estudos a partir de 2008 | 3 | - | 5 | - | |
L:B | 2 | Plano de estudos a partir de 2008 | 3 | - | 5 | - | |
L:CC | 0 | Plano de estudos de 2008 até 2013/14 | 3 | - | 5 | - | - |
L:CTA | 47 | Plano de estudos de 2008 até 2015/16 | 2 | - | 5 | - | |
L:F | 0 | Plano de estudos a partir de 2008 | 3 | - | 5 | - | |
L:G | 2 | P.E - estudantes com 1ª matricula anterior a 09/10 | 3 | - | 5 | - | |
P.E - estudantes com 1ª matricula em 09/10 | 3 | - | 5 | - | |||
L:M | 0 | Plano de estudos a partir de 2009 | 3 | - | 5 | - |
Conferir, aos discentes, formação básica/introdutória de índole teórica e experimental em Química Orgânica.
O aluno deve ser capaz de compreender, explicar e aplicar todos os conceitos constantes do programa. É expectável a aquisição das seguintes competências:
1) identificação das principais classes funcionais, seus grupos característicos e da influência dos mesmos nas propriedades físicas e químicas dos compostos orgânicos;
2) utilização correta das regras de nomenclatura orgânica e de relação entre isómeros e estereoisómeros;
3) conhecimento das principais reações orgânicas, seus intermediários reativos e mecanismos reacionais;
4) estabelecimento de relações básicas entre estrutura e reatividade.
Não aplicável
PROGRAMA TEÓRICO (28 h)
O conteúdo e sequência temática do programa da matéria teórica serão idênticos aos apresentados no livro adotado como bibliografia principal para esta unidade curricular (ver abaixo), com exceção dos capítulos 10 a 18 (Bioquímica), que não farão parte do programa. As aulas teóricas funcionarão segundo um modelo de alternância entre aulas clássicas de exposição de matéria e aulas de resolução interativa de problemas sobre a matéria já lecionada. Bibliografia adotada: Ira Blei e George Odian, “Organic and Biochemistry – connecting chemistry to your life”, 2ª edição, 2006, W. H, Freeman & Co., Nova Iorque.
PARTE 1 – O CARBONO: REVISÃO INTEGRADA DE CONCEITOS GERAIS EM QUÍMICA
1. Os átomos. Relação entre configuração eletrónica e reatividade.
2. Ligação Química. Estruturas de Lewis e Regra do Octeto. Ressonância.
PARTE 2 – QUÍMICA ORGÂNICA
3. Hidrocarbonetos Saturados. Introdução ao Isomerismo e Estereoisomerismo.
4. Hidrocarbonetos Insaturados.
5. Álcoois, Fenóis, Éteres e seus Análogos Sulfurados.
6. Aldeídos e Cetonas.
7. Ácidos Carboxílicos, Ésteres e outros Derivados de Ácidos Carboxílicos.
8. Aminas e Amidas.
9. Estereoquímica orgânica: aprofundamento e consolidação de conceitos.
PROGRAMA PRÁTICO (28 h)
As aulas práticas funcionarão num modelo de alternância entre aulas de resolução de problemas sobre a matéria teórica abordada, e aulas laboratoriais para a realização de atividades que visam dar formação prática aos discentes em operações clássicas de química orgânica experimental, não abordadas em unidades curriculares prévias. As atividades práticas foram selecionadas de forma a integrar as técnicas a apreender em problemas que envolvam substâncias presentes no nosso quotidiano:
TP nº 1 – Isolamento seletivo de compostos orgânicos de uma mistura por extração ácido-base; aplicação da cromatografia líquida em camada fina no acompanhamento do processo
TP nº 2 – Purificação de essência sintética de banana por destilação a pressão reduzida
TP nº 3 – Extração de essências por destilação por arrastamento de vapor
TP nº 4 – Produção de um sabão
A matéria teórica será lecionada em aulas de cerca de 1 h cada, sendo apoiada pela projeção de diapositivos elaborados no MS PowerPoint. Os diapositivos permitirão salientar os aspetos essenciais a abordar em cada aula e serão disponibilizados aos alunos na página eletrónica da disciplina que será criada na plataforma Moodle de ensino à distância (e-learning). Nas aulas teóricas dedicadas à resolução interativa de exercícios de aplicação dos conceitos teóricos utilizar-se-á uma abordagem mais clássica (resolução ilustrada no quadro) e de maior proximidade com os discentes, num modelo próximo do de aulas teórico-práticas. No que diz respeito às aulas práticas, cada turma prática poderá comportar até 16 alunos, que formarão grupos de quatro elementos para a realização das atividades laboratoriais. As aulas práticas seguirão um modelo clássico de grande proximidade e interação entre docente e discentes ao longo da realização da atividade laboratorial.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Exame | 70,00 |
Participação presencial | 0,00 |
Trabalho laboratorial | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 94,00 |
Frequência das aulas | 28,00 |
Trabalho laboratorial | 28,00 |
Total: | 150,00 |
Aplicar-se-á o regime geral de acordo com os Estatutos da FCUP, sendo de salientar que não serão admitidos a exame final alunos que tenham sido excluídos por faltas ou com nota prática (NP, ver abaixo) inferior a 9,0 valores.
O aproveitamento e classificação final dos estudantes não excluídos por faltas dependerão das notas obtidas em Exame Final (NF) e na componente prática (NP), esta última baseada numa avaliação distribuída (conduta, perícia e conhecimentos demonstrados pelos alunos ao longo do semestre, no contexto das aulas práticas).
Assim, serão REPROVADOS os alunos que se encontrem na situação a) OU na situação b):
a) NF < 8,0 valores
b) NP < 9,0 valores
Para os alunos cuja situação não corresponda às alíneas a) ou b) acima, isto é, que tenham NF igual ou superior a 8,0 valores E NP igual ou superior a 9,0 valores, calcular-se-á a Avaliação Final (AF) pela seguinte equação:
AF = 0,70 x NF + 0,30 x NP
sendo APROVADOS todos os alunos com AF igual ou superior a 9,5 valores.
Possibilidade de realização de exame prático final (para atribuição da nota prática, NP, e possibilidade de acesso ao Exame Final) para alunos com estatutos especiais comprovados junto dos Serviços Académicos, e que não tenham realizado pelo menos 2/3 das atividades laboratoriais previstas.
Não aplicável
Aplicar-se-á o regime geral da FCUP para TE e DA, entre outros estudantes com estatutos específicos (por exº, Desporto de Alta Competição, Estudantes com Necessidades Específicas, etc.)
Apenas aplicável ao parâmetro NF (Nota Final obtida em Exame), em que se aplicará o regime geral da FCUP no que toca a melhorias de nota obtida em exame final.
-