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Química Orgânica

Código: Q243     Sigla: Q243

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Química

Ocorrência: 2014/2015 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.up.pt/course/view.php?id=564
Unidade Responsável: Departamento de Química e Bioquímica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Física

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:AST 0 Plano de Estudos a partir de 2008 3 - 5 -
L:B 2 Plano de estudos a partir de 2008 3 - 5 -
L:CC 0 Plano de estudos de 2008 até 2013/14 3 - 5 - -
L:CTA 47 Plano de estudos de 2008 até 2015/16 2 - 5 -
L:F 0 Plano de estudos a partir de 2008 3 - 5 -
L:G 2 P.E - estudantes com 1ª matricula anterior a 09/10 3 - 5 -
P.E - estudantes com 1ª matricula em 09/10 3 - 5 -
L:M 0 Plano de estudos a partir de 2009 3 - 5 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Conferir, aos discentes, formação básica/introdutória de índole teórica e experimental em Química Orgânica.

Resultados de aprendizagem e competências

O aluno deve ser capaz de compreender, explicar e aplicar todos os conceitos constantes do programa. É expectável a aquisição das seguintes competências:

1) identificação das principais classes funcionais, seus grupos característicos e da influência dos mesmos nas propriedades físicas e químicas dos compostos orgânicos;

2) utilização correta das regras de nomenclatura orgânica e de relação entre isómeros e estereoisómeros;

3) conhecimento das principais reações orgânicas, seus intermediários reativos e mecanismos reacionais;

4) estabelecimento de relações básicas entre estrutura e reatividade.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável

Programa

PROGRAMA TEÓRICO (28 h)

 O conteúdo e sequência temática do programa da matéria teórica serão idênticos aos apresentados no livro adotado como bibliografia principal para esta unidade curricular (ver abaixo), com exceção dos capítulos 10 a 18 (Bioquímica), que não farão parte do programa. As aulas teóricas funcionarão segundo um modelo de alternância entre aulas clássicas de exposição de matéria e aulas de resolução interativa de problemas sobre a matéria já lecionada. Bibliografia adotada: Ira Blei e George Odian, “Organic and Biochemistry – connecting chemistry to your life”, 2ª edição, 2006, W. H, Freeman & Co., Nova Iorque.

 PARTE 1 – O CARBONO: REVISÃO INTEGRADA DE CONCEITOS GERAIS EM QUÍMICA

 1. Os átomos. Relação entre configuração eletrónica e reatividade.

 2. Ligação Química. Estruturas de Lewis e Regra do Octeto. Ressonância.

 PARTE 2 – QUÍMICA ORGÂNICA

 3. Hidrocarbonetos Saturados. Introdução ao Isomerismo e Estereoisomerismo.

 4. Hidrocarbonetos Insaturados.

 5. Álcoois, Fenóis, Éteres e seus Análogos Sulfurados.

 6. Aldeídos e Cetonas.

 7. Ácidos Carboxílicos, Ésteres e outros Derivados de Ácidos Carboxílicos.

 8. Aminas e Amidas.

 9. Estereoquímica orgânica: aprofundamento e consolidação de conceitos.

 

PROGRAMA PRÁTICO (28 h)

As aulas práticas funcionarão num modelo de alternância entre aulas de resolução de problemas sobre a matéria teórica abordada, e aulas laboratoriais para a realização de atividades que visam dar formação prática aos discentes em operações clássicas de química orgânica experimental, não abordadas em unidades curriculares prévias. As atividades práticas foram selecionadas de forma a integrar as técnicas a apreender em problemas que envolvam substâncias presentes no nosso quotidiano:

TP nº 1 – Isolamento seletivo de compostos orgânicos de uma mistura por extração ácido-base; aplicação da cromatografia líquida em camada fina no acompanhamento do processo

TP nº 2 – Purificação de essência sintética de banana por destilação a pressão reduzida

TP nº 3 – Extração de essências por destilação por arrastamento de vapor

TP nº 4 – Produção de um sabão

Bibliografia Obrigatória

000087490. ISBN: 0-7167-7072-5
Luísa do Vale, Enrique Borges; Química Orgânica Q243 - Manual de atividades laboratoriais 2014, 2014

Bibliografia Complementar

Carlos Corrêa, Maria Augusta Oliveira e Maria Luísa do Vale; Introdução à Nomenclatura da Química Orgânica, 2003 (Notas internas destinadas a alunos)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A matéria teórica será lecionada em aulas de cerca de 1 h cada, sendo apoiada pela projeção de diapositivos elaborados no MS PowerPoint. Os diapositivos permitirão salientar os aspetos essenciais a abordar em cada aula e serão disponibilizados aos alunos na página eletrónica da disciplina que será criada na plataforma Moodle de ensino à distância (e-learning). Nas aulas teóricas dedicadas à resolução interativa de exercícios de aplicação dos conceitos teóricos utilizar-se-á uma abordagem mais clássica (resolução ilustrada no quadro) e de maior proximidade com os discentes, num modelo próximo do de aulas teórico-práticas. No que diz respeito às aulas práticas, cada turma prática poderá comportar até 16 alunos, que formarão grupos de quatro elementos para a realização das atividades laboratoriais. As aulas práticas seguirão um modelo clássico de grande proximidade e interação entre docente e discentes ao longo da realização da atividade laboratorial.

Palavras Chave

Ciências Físicas > Química > Química orgânica
Ciências Físicas > Química > Química orgânica > Quimica do carbono

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Participação presencial 0,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 94,00
Frequência das aulas 28,00
Trabalho laboratorial 28,00
Total: 150,00

Obtenção de frequência

Aplicar-se-á o regime geral de acordo com os Estatutos da FCUP, sendo de salientar que não serão admitidos a exame final alunos que tenham sido excluídos por faltas ou com nota prática (NP, ver abaixo) inferior a 9,0 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

O aproveitamento e classificação final dos estudantes não excluídos por faltas dependerão das notas obtidas em Exame Final (NF) e na componente prática (NP), esta última baseada numa avaliação distribuída (conduta, perícia e conhecimentos demonstrados pelos alunos ao longo do semestre, no contexto das aulas práticas).

Assim, serão REPROVADOS os alunos que se encontrem na situação a) OU na situação b):

a) NF < 8,0 valores

b) NP < 9,0 valores

Para os alunos cuja situação não corresponda às alíneas a) ou b) acima, isto é, que tenham NF igual ou superior a 8,0 valores E NP igual ou superior a 9,0 valores, calcular-se-á a Avaliação Final (AF) pela seguinte equação:

AF = 0,70 x NF + 0,30 x NP

sendo APROVADOS todos os alunos com AF igual ou superior a 9,5 valores.

Provas e trabalhos especiais

Possibilidade de realização de exame prático final (para atribuição da nota prática, NP, e possibilidade de acesso ao Exame Final) para alunos com estatutos especiais comprovados junto dos Serviços Académicos, e que não tenham realizado pelo menos 2/3 das atividades laboratoriais previstas.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Aplicar-se-á o regime geral da FCUP para TE e DA, entre outros estudantes com estatutos específicos (por exº, Desporto de Alta Competição, Estudantes com Necessidades Específicas, etc.)

Melhoria de classificação

Apenas aplicável ao parâmetro NF (Nota Final obtida em Exame), em que se aplicará o regime geral da FCUP no que toca a melhorias de nota obtida em exame final.

Observações

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