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Estrutura e Reactividade em Química Inorgânica

Código: Q112     Sigla: Q112

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Química

Ocorrência: 2014/2015 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=2263
Unidade Responsável: Departamento de Química e Bioquímica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Geologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:AST 1 Plano de Estudos a partir de 2008 3 - 7,5 - 202,5
L:B 2 Plano de estudos a partir de 2008 3 - 7,5 - 202,5
L:BQ 104 Plano de Estudos a partir de 2007 1 - 7,5 - 202,5
L:CC 2 Plano de estudos de 2008 até 2013/14 2 - 7,5 - -
L:F 1 Plano de estudos a partir de 2008 2 - 7,5 - 202,5
L:G 2 P.E - estudantes com 1ª matricula anterior a 09/10 3 - 7,5 - 202,5
P.E - estudantes com 1ª matricula em 09/10 3 - 7,5 - 202,5
L:M 0 Plano de estudos a partir de 2009 3 - 7,5 - 202,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A disciplina destina-se a alunos em que a química é uma disciplina de base da sua licenciatura, pelo que se pretende proporcionar uma sólida formação geral em química inorgânica que possibilite que os alunos desenvolvam as ferramentas e consolidem conceitos que lhes permitam uma progressão para disciplinas mais avançadas e a sua aplicação em tópicos multidisciplinares.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes devem adquirir competências básicas sobre estrutura atómica e molecular, nomeadamente serem capazes de prever propriedades químicas e físicas de elementos químicos a partir da sua configuração electrónica, serem capazes de prever a estrutura de moléculas a partir da fórmula química e identificar o tipo de ligação química estabelecida pelos átomos que as compôe. Os estudantes devem também ser capazes de relacionar a estrutura molecular com propriedades ácido-base e de oxidação-redução. Pretende-se ainda que os alunos sejam capazes de explicar a ligação química em complexos de metais de transição e prever algumas das suas propriedades espectroscópicas e magnéticas. Os estudantes deverão ainda adquirir competências básicas em síntese, espectroscopia de UV/vis e medição de pH.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

De um modo sucinto, pretende-se proporcionar formação geral sobre os seguintes tópicos de química:
1. Estrutura atómica e a tabela periódica
2. Ligação química
3. Estrutura molecular
4. Líquidos e sólidos
5. Ácido-base e tabela periódica
6. Oxidação-redução de compostos inorgânicos
7. Química dos elementos representativos
8. Noções básicas de Química de Coordenação

Bibliografia recomendada:
Chemical Principles, the quest for insigth
Peter Atkins, Loretta Jones
4ª edição
W. H. Freeman, Nova Iorque:2008

Inorganic Chemistry
Shriver & Atkins
4ª edição
Oxford University Press, Oxford, 2006

Bibliografia Obrigatória

000086716. ISBN: 0-7167-5701-X

Bibliografia Complementar

000101776. ISBN: 978-0-19-926463-6 (É necessário para o tópico de ácido-base e para o tópico de química de coordenação)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A disciplina tem uma componente teórica onde os alunos assistem a apresentações sobre os principais tópicos abordados na disciplina. Dado que se trata de uma disciplina com um carácter essencialmente formativo, os tópicos são discutidos com auxílio de exemplos na área da bioquímica que permitem a consolidação de conhecimentos e a sua integração com outros tópicos.
Na componente teórico-prática são propostos alguns problemas para os alunos resolverem em pequenos grupos.
A componente prática é inteiramente laboratorial. Os alunos trabalham em grupo e efectuam cinco trabalhos práticos. Os trabalhos práticos estão adequados à componente teórica da disciplina, sendo assim mais uma oportunidade de aplicar os conhecimentos a novas situações. Nesta componente são ainda treinadas as operações unitárias de laboratório, bem como as técnicas de espectrofotometria de UV/visível e de potenciometria.

Palavras Chave

Ciências Físicas > Química > Quimíca inorgânica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 80,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 28,00
Trabalho laboratorial 14,00
Total: 42,00

Obtenção de frequência

Não exceder o número máximo de faltas nas aulas teórico-práticas e práticas (2 faltas às teórico-práticas e 2 faltas às práticas). Não há dispensa de aulas teórico-práticas. Ter avaliação positiva a pelo menos 2/3 dos trabalhos práticos previstos. A nota correspondente à componente prática (laboratorial) deve ser igual ou superior a dez.

Fórmula de cálculo da classificação final

O aluno é aprovado à disciplina se a sua nota final (N) for igual ou superior a 9,5, desde que a nota da avaliação téorica (T) seja igual ou superior a 8,0.

A nota final da disciplina é calculada como uma média pesada da nota prática (P) e teórica (T):

N = 0,20 x P + 0,80 x T

A nota da prática (P) é calculada como a média obtida nos trabalhos práticos efectuados, considerando com igual peso três componentes: i) preparação do trabalho laboratorial; ii) execução do trabalho laboratorial; iii) relatório final . Os trabalhos práticos que não forem efectuados são contabilizados como tendo tido avaliação igual a zero. Os alunos que faltem a algum dos trabalhos práticos podem realizá-lo numa das outras turmas de laboratório, desde que haja lugar nessa turma, devendo para tal contactar o professor da disciplina.

A nota dos testes (T) é calculada como a média obtida em 3 componentes de avaliação T1, T2 e T3

As componentes de avaliação T1 e T2 terão lugar durante o semestre lectivo. O exame final de época normal é constituído pela componente T3 e, opcionalmente, por uma das componentes T1 ou T2.

O exame da época de recurso é constituído por uma ou duas das componentes (à escolha do aluno).

A nota teórica final (T) é calculada como a média aritmética da classificação obtida em cada uma das componentes T1, T2 e T3, assumindo uma nota igual a zero para os alunos que faltem a qualquer das componentes de avaliação. No caso dos alunos que tenham repetido qualquer uma das componentes de avaliação, em qualquer uma das épocas, é considerada no cálculo apenas a classificação mais elevada obtida.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes trabalhadores e os dirigentes associativos podem, caso desejem, não realizar as várias componentes de avaliação contínua, sendo neste caso a sua classificação teórica (T) igual à classificação obtida num exame global. Neste caso devem avisar atempadamente o regente da Unidade Curricular.

Caso estes alunos não possam frequentar normalmente a componente prática, poderão fazer também um exame laboratorial final, em data a combinar com o regente da Unidade Curricular.

Na época especial para conclusão de licenciatura, os alunos fazem também um exame global. A nota do exame global será contabilizada no cálculo da classificação final como a classificação teórica (T).

Melhoria de classificação

Todos os alunos que pretendam fazer melhoria de nota após terem tido aprovação à unidade curricular têm que se inscrever para tal nos Serviços Académicos.

A melhoria de classificação no ano lectivo em que o aluno está a frequentar a disciplina pode ser feita tal como é descrito no cálculo da classificação final. Caso o aluno pretenda fazer melhoria da classificação no ano lectivo seguinte, terá que fazer um exame completo. Não é possível fazer melhoria de nota à componente laboratorial.


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