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Sistemas Multimédia

Código: CC328     Sigla: CC328

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciência de Computadores

Ocorrência: 2013/2014 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciência de Computadores
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Geologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:AST 0 Plano de Estudos a partir de 2008 3 - 5 49 135
L:B 0 Plano de estudos a partir de 2008 3 - 5 49 135
L:CC 14 Plano de estudos de 2008 até 2013/14 2 - 5 49 135
3
L:F 1 Plano de estudos a partir de 2008 3 - 5 49 135
L:G 2 P.E - estudantes com 1ª matricula anterior a 09/10 3 - 5 49 135
P.E - estudantes com 1ª matricula em 09/10 3 - 5 49 135
L:M 1 Plano de estudos a partir de 2009 3 - 5 49 135
L:Q 1 Plano de estudos Oficial 3 - 5 49 135
MI:ERS 34 Plano de Estudos a partir de 2007 3 - 5 49 135

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O programa proposto é leccionado em aulas teóricas onde os principais conceitos são introduzidos e são explicados exemplos práticos. Durante as aulas teóricas os alunos devem fazer apresentações relacionados com ou programa. Nos laboratórios os alunos aprenderão competências relacionadas com sistemas multimédia através da exploração de um tópico específico que escolheram do programa. Os alunos deverão ter que resolver problemas e programar uma aplicaçã. Irão desenvolver um projecto e criar uma aplicação que represente os conceitos apresentados nas aulas teóricas. Todos os resultados da aprendizagemajudarão o aluno a compreender os princípios fundamentais de sistemas de multimédia e têm uma ligação directa com o programa descrito. Abrange a tecnologia do estado de arte e a experiência necessária para desenhar e desenvolver uma aplicação interactiva.

O programa visa ensinar os alunos como os sistemas de multimédias estão a ser actualmente utilizados nas diferentes indústrias. 

Resultados de aprendizagem e competências

O objectivo é despertar nos alunos a mesma curiosidade, a mesma paixão de descobrir e o mesmo desejo de adquirir conhecimento que motiva investigadores a explorar novas áreas relacionadas com sistemas de multimédia.

É esperado que no final desta cadeira o aluno tenha aprendido e compreendido tecnologia do estado de arte relacionado com os seguintes conceitos:

*Compreender quais são os princípios da animação em 3D baseado no conceito tradicional de animação em 2D.

* Explorar os diferentes tipos de sistema de captura de movimentos, realidade virtual e como estes podem trabalhar juntos.

*Compreender os principais conceitos relacionados com a teoria da informação e a visualização de dados.

*Compreender o uso da cor, texto e diagramas para a representação de informação.

* Desenvolvimento de um projecto de multimédia, criar uma demo e a sua respectiva documentação, a qual deve ser reflexo do seu resultado.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

* Princípios Fundamentais de Multimédia:  Definições, formatos e standards, compressão de dados, técnicas e armazenamento, Networking

* Sistema Interactivo de Multimédia: Usabilidade, Interface de Usuário, Tipo de média: estático e dinâmico,
navegação baseada no conteúdo, sistemas multimédia distribuídos, recuperação de informação multimédia

* Área de Aplicação de Multimédia: Arte, Educação, Entretinimento, Publicidade,  Medicina,  Engenharia, Negócio, Investigação Científica

Tecnologia de Multimédia: realidade virtual,  realidade aumentada,  televisão interactiva, efeitos especiais, captura de movimentos, dispositivos móveis

Bibliografia Obrigatória

Smith H. T., ed. lit. 340; Human interaction with computers. ISBN: 0-12-652852-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias de ensino aplicadas são coerentes com os objectivos de aprendizagem enumerados porque:

*A teoria permite uma introdução e explicação detalhada e adequada ao conceito descrito no programa, nomeadamente os princípios de computação gráfica, algoritmos e todos os principais componentes do pipeline gráfico, sempre suportado por exemplos ilustrativos actualizados.

*Os laboratórios permitem ao aluno consolidar os conhecimentos adquiridos e ter experiência num tópico concreto dentro da área de sistema de multimédia, utilizando linguagens de programação tal como C++. Java, Pyhton e APIs como OpenGL

*A apresentação do artigo dá a possibilidade ao aluno de adquirir experiência de como compreender os tópicos avançados relacionado com o programa apresentado. Irá também ajuda o aluno criar uma apresentação e preparar um debate com o resto da turma.

*O projecto permite o aluno compilar todos os conceitos adquiridos numa só aplicação, preparando um artigo e apresentação, que poderá ajudar na compreensão da importância de cada componentes de um projecto de multimédia.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Trabalho escrito 50,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

O aluno escolhe um tema de investigação, desenvolve uma aplicação de multimédia, escrever um artigo sobre esse tema e o apresentar numa conferência que será organizado pelos alunos no final da cadeira. Este processo inclui uma revisão anónima dos artigos por outros alunos; a versão final do artigo e a apresentação devem incluir o feedback dos revisores. Haverá um júri (a designar) que irá galardoar o melhor artigo.

Laboratórios: os alunos são assistidos pela Faculdade de forma a poder resolver os problemas apresentados em cada laboratório, o qual levará à conclusão do projecto.

Teóricas: introdução a conceitos fundamentais e princípios de sistema de multimédia. Apresentar casos de estudo para cada tópico com exemplos de indústria. Organizar debates para discutir cada conceito apresentado na aula.

a)  apresentação do artigo 30%
b) projecto de multimédia 50% (relatório: 25%, apresentação:25%)

c) revisão anónima de artigos 20%

Avaliação individual e  distribuída sem exame final

Observações

●      Hypermedia and the Web - An Engineering Approach, Lowe D and Hall W, Wiley, 1999

●      Computer Graphics – Principles and Practice, Foley, Van Dam, Feiner, Hughes, Second Edition. Addison-Wesley, 1990

●      Compressed Video over Networks, Ming-Ting Sun, Amy R.Reibman, Marcel Dekker, 2000

●      Introduction to Digital Audio Coding and Standards, Marin Bosi and Riach E. Goldberg, Kluwer Academic Publisher, 2003

●      The Design of Everyday Things, Donald A. Norman, Basic Book, 1988

●      The Visual Display of Quantitative Information, Edward R. Tufte, Graphics Press, 1983

●      Envisioning Information, Edward R. Tufte, Graphics Press, 1990

●      Visual Explanations: Images and Quantities, Evidence and Narrative, Edward R. Tufte, Graphics Press, 1997

●      JPEG 2000 – Image Compression Fundamentals, Standards and Practice , David S. Taubman, Michael W. Marcellin,  Kluwer Academic Publishers, 2002

Multimedia Systems , Ralf Steinmetz, Klara Nahrstedt, Springer-Verlag, 2004

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