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Tecnologia, Inovação e Gestão de Tecnologia

Código: GEST432     Sigla: GEST43

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Gestão

Ocorrência: 2013/2014 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Física e Astronomia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Física

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MI:EF 9 Plano de Estudos a partir de 2007 4 - 5 -

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Compreender o enquadramento e as relações entre as actividades científica e de inovação, a economia e a sociedade; Familiarizar-se com os processos, cadeias e mecanismos pelos quais a inovação tecnológica e a investigação científica geram valor e desenvolvimento económico; Conhecer as organizações e estruturas promotoras de investigação científica; Apreender técnicas e fundamentos de gestão de projectos.

Resultados de aprendizagem e competências

Ser capaz de pensar o enquadramento socio-economico da actividade de investigação científica e desenvolvimento tecnológico; Ser capaz de realizar relatórios de pesquisa tecnológica; Ser capaz de estruturar, gerir e implementar um projecto de desenvolvimento de um produto 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Ciência, inovação e sociedade. Inovação e economia. Inovação no meio empresarial. Estruturas de I&D, redes de colaboração. Ciclo económico da inovação, a investigação e o desenvolvimento de produtos, propriedade intelectual, “spin-offs”. Gestão de projectos de inovação e investigação. Avaliação de projectos. Modelos e ferramentas de gestão de projectos. Projecto.

Bibliografia Obrigatória

Meredith Jack R.; Project management. ISBN: 0-471-07323-7

Bibliografia Complementar

Berkun Scott; The art of project management. ISBN: 9780596007867 pbk

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Avaliação continua, incluindo participação nas aulas, casos de estudo e trabalhos.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Economia > Estudos de gestão

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 90,00
Participação presencial 10,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Tratando-se de um curso sob o regime de avaliação distribuída, aplica-se o seguinte regime para a obtenção de frequência em que cada aluno deve: 1. Não faltar em mais de 1/4 das aulas teóricas dadas; 2. Entregar os elementos de avaliação nos prazos indicados com uma nota superior a 30 em 100.

Fórmula de cálculo da classificação final

NP=0,3 CE +0,30 T1 +0,3 T2+0,1 AG NP - nota proposta CE - média de 5 casos de estudo T1 - nota no primeiro trabalho T2 - nota no segundo trabalho AG - Apreciação global (componente da avaliação atribuída directamente pelo docente) NF= NP +/- 1 valor O valor de diferença entre a nota final (NF) e NP dependerá da participação nas aulas.

Provas e trabalhos especiais

4 casos de de estudo; 1 trabalho de simulação de gestão de projecto

 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos com regime especial que não possam se avaliados de acordo com o regime geral descrito anteriormente, devem comunicar a situação ao regente durante a primeira semana de aulas ou até uma semana após a ocorrência dos factos que consubstanciam o pedido de excepção. A avaliação nestas situações será feita caso a caso de acordo com os critérios do regente.

Melhoria de classificação

Para os alunos que obtêm frequência, a nota poderá ser melhorada recorrendo a exame escrito que substituirá a componente de avaliação referente aos casos de estudo.

Observações

Bibliografia Project Management: A Managerial Approach, Jack R. Meredith and Samuel J. Jr. Mantel, John, Wiley and sons. Gestão de projectos com o Microsoft Project 2003, Rui Feio, FCA Management of Research and Development Organizations: Managing the Unmanageable, 2nd Edition by R. K. Jain and Harry C. Triandis. Innovation Policy in the Knowledge-Based Economy (Economics of Science, Technology and Innovation) by M.P. Feldman and Albert N. Link. Nota: embora muita da documentação das aulas seja em inglês, havendo acordo entre todos os alunos e o docente, as aulas podem ser lecionadas em lingua portuguesa.

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