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Produção Animal e Vegetal

Código: AGR104     Sigla: AGR104

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Agrárias

Ocorrência: 2013/2014 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências de Engenharia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:AST 0 Plano de Estudos a partir de 2008 3 - 5 -
L:B 5 Plano de estudos a partir de 2008 3 - 5 -
L:CC 0 Plano de estudos de 2008 até 2013/14 3 - 5 -
L:F 0 Plano de estudos a partir de 2008 2 - 5 -
L:G 0 P.E - estudantes com 1ª matricula anterior a 09/10 3 - 5 -
P.E - estudantes com 1ª matricula em 09/10 3 - 5 -
L:M 0 Plano de estudos a partir de 2009 3 - 5 -
L:Q 0 Plano de estudos Oficial 3 - 5 -

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Esta unidade curricular não se destina a estudantes inscritos em cursos de agronomia.

(1)   Compreender os sistemas de produção agrária.

(2)   Desenvolver uma visão integral da agricultura, dos seus objetivos, do que a sociedade dela espera e da sua multifuncionalidade. Compreender a agricultura enquanto gestora de recursos naturais. Conhecer a relevância social e económica da agricultura.

(3)   Conhecer diferentes formas de produção: intensivo vs extensivo; em solo vs hidroponia; ar livre vs. culturas protegidas

(4)   Conhecer as operações gerais das culturas incluindo a preparação do solo, sementeira ou plantação, fertilização, rega, poda, tutoragem, proteção fitossanitária e colheita. Conhecer a linguagem técnica e cientifica da agronomia.

(5)   Conhecer os processos de seleção dos animais reprodutores e características das principais espécies e raças de animais explorados em Portugal (ruminantes e não ruminantes) e técnicas de maneio aplicadas.

(6)   Descrever os diferentes tipos de sistemas de exploração utilizados na cadeia de produção animal.

(7)   Avaliar os possíveis impactos das técnicas de maneio aplicadas, sobre as características de índole qualitativa dos produtos de origem animal.

(8)   Caracterizar as principais matérias-primas de origem animal e a sua relevância na cadeia e segurança alimentar.

Resultados de aprendizagem e competências

Após a realização da unidade curricular “Produção Animal e Vegetal”, o estudante deverá ser capaz de:

Saber o que é agricultura e saber descrever os seguintes sistemas de produção: agricultura tradicional, agricultura industrial, produção integrada, modo de produção biológico, agricultura de precisão. (1) e (2)

Preparar um plano com as operações culturais para uma cultura (3) e (4)

Utilizar, na linguagem oral ou escrita, os termos técnicos da agronomia (5)

Conhecer as principais técnicas de maneio de campo de influência na qualidade do produto final; Determinar os padrões de qualidade para o processamento (desde a matéria-prima até ao transporte do produto final), planeamento e implantação de estruturas para análise dos parâmetros de qualidade; Racionalizar e melhorar processos e fluxos produtivos para incrementar a qualidade e produtividade, minimizando no processamento industrial, a economia de custos. (6), (7), (8), (9).

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não tem pre-requesitos. Os estudantes de agronomia não se devem inscrever nesta UC uma vez que durante o seu curso terão oportunidade de aprender os mesmos conteúdos de forma mais adequada e aprofundada

Programa

 

    1.  PRODUÇÃO VEGETAL



 



    1. Sistemas de agricultura (objetivos, princípios, regulamentação, certificação)



Da agricultura tradicional à agricultura industrial

 

Os sistemas de agricultura sustentável (produção integrada, modo de produção biológico, agricultura de precisão)

 

Outros sistemas (agricultura biodinâmica, permacultura)



    1. Estudos caso (objetivos, comercialização, regulamentação, estratégias de controlo de pragas e doenças)



2.1.            Cultura da vinha em produção integrada e em modo de produção biológico

 

2.2.            Cultura da alface em produção integrada e em modo de produção biológico



    1. A produção de culturas herbáceas destinadas à alimentação humana



3.1.            Introdução à horticultura: conceitos, importância do setor, tendências, desafios

 

3.2.            Instalação das culturas: seleção da cultura e modo de produção, seleção e caraterização do local de instalação, preparação do terreno, instalação da cultura

 

3.3.            Culturas protegidas: tipologias, condicionamento ambiental em estufas: objetivos e importância, ferramentas disponíveis

 

 

 

A. PRODUÇÃO ANIMAL

 

1. Caracterização da Produção Primária em Portugal

 

2. A Produção Animal como Unidade Primária

 

2.1 A produção de matérias-primas de origem animal

 

2.1.1 O planeamento produtivo

 

2.1.2 Seleção das espécies produtoras

 

2.1.2 Técnicas de maneio geral

 

3. Importância do Controlo da Alimentação Animal na Segurança dos Alimentos

 

4. Principais Matérias-primas de Origem Animal Utilizadas na Indústria

 

4.1 O leite e seus derivados

 

4.2 A carne e produtos cárnicos

 

4.3 Os Ovos

 

4.4 O Mel e produtos apícolas

 

4.5 A Lã e seus sub-produtos

 

5.O Aproveitamento das Matérias-Primas

 

6. Breve abordagem ao processamento de produtos de origem animal

 

6.1 Processamento e caracterização de carnes e derivados.

 

6.2 Processamento e caracterização do leite e derivados.

 

6.3 Processamento e caracterização de mel e derivados.

 

6.4 Processamento e caracterização de ovos e derivados

 

 

Bibliografia Obrigatória

Aguiar, Ana; Costa, Cristina Amaro da; Godinho, Maria do Céu; Produção Integrada, SPI, 2005. ISBN: 972-8589-51-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A atividade de trabalho presencial é composta por aulas teóricas e aulas práticas sendo a repartição entre os dois tipos organizada ao longo das 14 semanas letivas de forma a potenciar a aprendizagem e rentabilizar os meios: por exemplo as visitas de estudo e algumas aulas de laboratório exigem períodos alongados que não se ajustam as 2horas práticas semanais previstas, pelo que ocuparão períodos de 3,5horas. As aulas teóricas decorrem em sala de aula, com recurso aos meios audiovisuais, com exposição das matérias que integram o conteúdo programático da unidade curricular. As aulas práticas poderão ser aulas de campo, laboratoriais, ou visitas de estudo. Poderá haver visitas de estudo em horário que não o previsto para a aula. As atividades de trabalho não presencial incidem no trabalho autónomo do estudante (estudo e pesquisa sem orientação explícita por parte do docente).

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 49,00
Frequência das aulas 49,00
Total: 98,00

Obtenção de frequência

Não há requisitos para obtenção da frequência. O estudante que optar pela avaliação contínua terá a sua classificação lançada na pauta de exame, e não poderá ir a exame, podendo ir a exame de recurso.

Fórmula de cálculo da classificação final

Cada estudante pode optar por avaliação contínua ou exame final. O estudante que entregue, para avaliação, o 1ºteste fica a partir desse momento em avaliação contínua e não será admitido a nova prova em exame, sendo a classificação média dos dois testes lançada na pauta de exame. São admitidos a exame os estudantes que não tenham comparecido na avaliação contínua. Todos os estudantes estão admitidos a exame de recurso para obter aprovação ou para melhoria de nota.

Cada estudante tem assim duas possibilidades para obter aprovação (avaliação contínua e exame de recurso ou, exame e exame de recurso).

 Os estudantes são considerados aprovados quando obtiverem nota final igual ou superior a 9,5 valores.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes sujeitos a regimes especiais (TE, DA, ...) estão sujeitos às mesmas regras dos restantes estudantes tendo duas possibilidades de avaliação. 

Melhoria de classificação

A melhoria de nota será sempre realizada em exame de recurso, exame esse que terá um peso de 100% para a classificação final

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