Código: | G285 | Sigla: | G285 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Geologia |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://sigarra.up.pt/fcup/disciplinas_GERAL.FormView?P_ANO_LECTIVO=2010/2011&P_CAD_CODIGO=G285&P_PERIODO=1S |
Unidade Responsável: | Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Geologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:AST | 0 | Plano de Estudos a partir de 2008 | 3 | - | 5 | - | |
L:B | 0 | Plano de estudos a partir de 2008 | 3 | - | 5 | - | |
L:CC | 0 | Plano de estudos de 2008 até 2013/14 | 3 | - | 5 | - | |
L:F | 0 | Plano de estudos a partir de 2008 | 3 | - | 5 | - | |
L:G | 25 | P.E - estudantes com 1ª matricula anterior a 09/10 | 2 | - | 5 | - | |
3 | |||||||
P.E - estudantes com 1ª matricula em 09/10 | 2 | - | 5 | - | |||
3 | |||||||
L:M | 0 | Plano de estudos a partir de 2009 | 3 | - | 5 | - | |
L:Q | 0 | Plano de estudos Oficial | 3 | - | 5 | - |
Reconhecer a importância do Património Geológico como recurso natural a preservar, valorizar e divulgar; Conhecer a legislação existente sobre planeamento e gestão do património geológico a nível nacional e internacional; Contactar com diferentes exemplos de geoconservação em Portugal
Resultados de aprendizagem e competências (*)
O desenvolvimento da unidade curricular visa o desenvolvimentos das seguintes competências no aluno:
- aquisição de um vocabulário técnico relacionado com o Património Geológico;
- consciencialização da importância de preservar, valorizar e divulgar Património Geológico;
- conhecimento de estratégias de geoconservação
1. O Património Geológico como Recurso Natural Estratégia Nacional da Conservação da Natureza e da Biodiversidade. 2. Geoconservação: Conceito, objectivos e princípios 2.1. O que é a Geoconservação 2.2. Geodiversidade; Valores associados à Geodiversidade (intrínseco, cultural, estético, económico, funcional, científico e educativo) 2.3. Conceitos de Geomonumento, Geossítio, Geótopo e Local de Interesse Geológico 2.4. Vertentes do Património Geológico 2.5. Inventariação, valorização, preservação e divulgação do Património Geológico 2.5.1. Legislação 2.5.2. Implementação prática e estratégias de Geoconservação 3. SIGs e Património Geológico 4. Património Geológico e ordenamento do Território 5. Exemplos de Geoconservação 6. A Geoconservação em Portugal Aulas de campo Visita a locais em que foram, ou estão a ser aplicadas diferentes estratégias de Geoconservação, salientando-se além destas, a Importância preservação do património geológico (paleontológico, geomineiro, geomorfológico, entre outros) e os diferentes aspectos da geodiversidade.
Nas aulas teóricas a exposição dos temas, de acordo com os conteúdos, é acompanhada pela apresentação em power point. As aulas teórico-práticas funcionam como um complemento na transmissão da matéria dada nas aulas teóricas e constituem um elemento fundamental para a aprendizagem. Durante o semestre serão realizadas várias aulas de campo relacionadas com os diferentes temas lecionados nas aulas teóricas.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 70,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Segundo o Regulamento da UP. Obrigatoriedade de presença nas aulas teórico-práticas.
A avaliação integra os elementos: Exame escrito incluindo matéria das aulas teóricas, práticas e aulas campo (2/3) Trabalho (1/3). Para que o aluno obtenha aprovação não poderá ter uma nota inferior a 8.0 em cada uma das componentes da avaliação, numa escala de 0 a 20.
Trabalho escrito sobre um tema de Património Geológico à escolha do aluno
Segundo o Regulamento da UP
Segundo o Regulamento da UP
Bibliografia recomendada Brilha, J. (2005). Património Geológico e Geoconservação. A Conservação da Natureza na sua vertente geológica. Palimage. 190p. Brilha J., Andrade C., Azerêdo A., Barriga F.J.A.S., Cachão M., Couto H., Cunha P.P., Crispim J.A., Dantas P., Duarte L.V., Freitas M.C., Granja M.H., Henriques M.H., Henriques P., Lopes L., Madeira J., Matos J.M.X., Noronha F., Pais J., Piçarra J., Ramalho M.M., Relvas, J.M.R.S., Ribeiro A., Santos A., Santos V., Terrinha P. (2005). Definition of the Portuguese frameworks with international relevance as an input for the European geological heritage characterisation. Episodes. Vol. 28, No 3, 177-186. Carvalho, A. M. G. (1999). Geomonumentos. Liga de Amigos de Conimbriga, Lisboa, 30p. Couto, H. & Lourenço, A. (2005). Geoconservação e Desenvolvimento Sustentável In: Vitor Oliveira Jorge Ed. Livro Cultura Light. 9ª Mesa redonda Primavera. Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Centro de Estudos Arqueológicos. Vítor Oliveira Jorge Coord. Porto 2,.9-19. Declaração Internacional dos Direitos à Memória da Terra (Digne, 1991). Comun. Serv. Geol. Portugal, 1991 Trad. Miguel Ramalho. t. 77, pp. 147-148. Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e da Biodiversidade. Ministério do Ambiente e do Ordenamento do território. Setembro de 2001 Gray, M. (2004). Geodiversity: valuing and conserving abiotic nature. John Wiley and Sons, Chichester, England, 434p. Sharples, C., (1995). Geoconservation in forest management: principles and procedures. Tasforest, 7, 37-50. Sharples, C., (2002). Concepts and Principles of Geoconservation. Published electronically on the Tasmanian Parks & Wildlife Service Website (Version 3). Stanley, M., (2001). Geodiversity strategy. ProGEO News, n1 Wilson, C. (1994). Earth Heritage Conservation. Geological Society London & Open University, Milton Keynes.