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Geologia e Ambiente

Código: G271     Sigla: G271

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Geologia

Ocorrência: 2013/2014 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Geologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:AST 0 Plano de Estudos a partir de 2008 3 - 5 -
L:B 0 Plano de estudos a partir de 2008 3 - 5 -
L:CC 0 Plano de estudos de 2008 até 2013/14 3 - 5 -
L:CTA 39 Plano de estudos de 2008 até 2015/16 2 - 5 -
L:F 2 Plano de estudos a partir de 2008 3 - 5 -
L:G 30 P.E - estudantes com 1ª matricula anterior a 09/10 2 - 5 -
3
P.E - estudantes com 1ª matricula em 09/10 3 - 5 -
L:M 0 Plano de estudos a partir de 2009 3 - 5 -
L:Q 10 Plano de estudos Oficial 3 - 5 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objectivos: O objectivo geral, consiste em oferecer aos discentes uma competência alargada e pluridisciplinar no domínio da geologia ambiental, de modo a permitir a sua intervenção nos diferentes níveis destas áreas e a respectiva inserção em empresas com fins ambientais. 

Resultados de aprendizagem e competências

 - Capacidade de resolução de problemas no âmbito da área de formação em Ciências da Terra e de Ambiente, de interpretação dos processos geológicos vs. ambientais e fundamentação da sua própria argumentação;

- Capacidade de recolher, seleccionar e interpretar a informação relevante, particularmente na área de formação que os habilite a fundamentar as soluções que preconizam e os juízos que emitem, incluindo na análise os aspectos sociais, científicos e éticos relevantes;

- Competências que permitam comunicar informação, ideias, problemas e soluções;

- Competências que permitam uma aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I. Introdução

II. Catastrofes e calamidades naturais: Conceitos.



III. Catastrofes naturais associados aos processos de geodinâmica interna 

IV. As Alterações climáticas e a tectónica de placas 

V. Calamidades naturais associados aos processos de geodinâmica externa 

VI. Erosão e desertificação dos solos Calamidades naturais nos paises Mediterrânicas 



VII. Processos de física e química da atmosfera e fenómenos ambientais associados 

VIII. Processos geoquímicos supergénicos, ciclos biogeoquímicos e fenómenos ambientais associados 

IX. Contaminação dos solos, águas e aquiferos 

X. Geotecnologias e geoambiente 

XI. Geomedicina e saúde humana 

XII. Geologia urbana e ambiente

Conteúdo teórico - prático

Módulo I: Geodinâmica interna e Ambiente
 1. Elaboração de um plano de emergência na uma área vulcânica do arquipélago dos Açores. Trabalho prático é baseado na leitura de um mapa geológico das ilhas do arquipélago dos Açores. Os alunos devem avaliar o vulcanismo e a sismicidade numa área bem determinada e em função dos registos históricos será feita uma monitorização de acordo com as informações de natureza vulcânica e sísmicas obtidas através da leitura de um mapa geológica. Em função da existência das povoações ou cidades na área do estudo será elaborado um plano de emergência para diminuir os efeitos de uma possível catástrofe natural. 
Elaboração de um relatório. Tempo atribuído: 4 horas, incluindo apresentação e avaliação.

Módulo II: Geodinâmica externa e Ambiente



1. Aula de campo. Avaliação dos processos de erosão costeira. Guia da visita. Elaboração de um relatório de saída em campo.
 Tempo atribuído: 4 horas.

2. Uma análise ambiental da regularização fluvial do rio Mondego e da defesa contra cheias. Sistema de previsão de cheias. Trabalho prático de análise das cheias, utilizando o mapa geológico 1:50.000, Folha Figueira da Foz. Transporte sólido na rede hidrográfica. Estudo das cheias. Métodos de predeterminação dos picos de cheia e previsão dos hidrogramas de cheia. Estudo do escoamento superficial no meio urbano. Regularização e morfologia fluvial.
 Tempo: 2 horas.

3. Propriedades gerais dos solos. Desprendimento de massas de terra. Causas e efeitos. Implicações ambientais e Planos de ordenamento do território. Exemplos.

 Tempo: 2 horas.

Módulo III: Contaminação das águas e dos solos
 1. Determinação dos parâmetros físicos e químicos das águas.
 Tempo: 2 horas 3. Avaliação da contaminação de solos próximos de um núcleo de pequenas indústrias metalo-mecânicas ou de minas abandonadas.

 Tempo: 2 horas

Módulo IV: A actividade mineira e o ambiente.

 1. Aula de campo. Minas abandonadas. Impacte e recuperação ambiental. Trabalho de campo: visita à mina de Terramonte. Elaboração de um relatório. Tempo: 4 horas

Módulo V: Geologia urbana e ambiente

 1. Aula de campo. Modificações antrópicas, planeamento urbano e ambiente: aterros sanitários, construções, auto-estradas. 
 
Tempo: 2 horas

Módulo VI: Estudos de impacte ambiental

 1. Avaliação dos descritores geológicos para a elaboração de um estudo de impacte ambiental. Tempo: 2 horas

Bibliografia Obrigatória

Coch Nicholas K.; Geohazards. ISBN: 0-02-322992-6
Bell Fred G.; Environmental geology. ISBN: 0-86542-875-1
Montgomery Carla W.; Environmental Geology. ISBN: 0697-27083-1
Keller Edward A.; Environmental geology. ISBN: 0-13-022466-9
Bell Fred G.; Environmental geology. ISBN: 0-86542-875-1
Merritts Dorothy; Environmental geology. ISBN: 0-7167-2834-6
Abbott Patrick L.; Natural disasters. ISBN: 0-697-25493-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem







 No plano das metodologias de ensino e aprendizagem, o esforço de aprendizagem deve centrar-se na carga de trabalho dos estudantes; Reserva de um papel exigente para o professor na orientação do trabalho dos seus alunos, com estímulo à pesquisa individual, ao esforço de auto-aprendizagem e na busca de conhecimentos por via experimental; Assunção de uma lógica de avaliação das aprendizagens suportada numa relação estreita com os objectivos originais propostos para o programa curricular; Recusa de quaisquer hipóteses de lassidão no que respeita aos níveis de exigência, tendo em atenção que o ambiente de “competitividade” tende sempre a aumentar.












           As aulas teóricas serão disponibilizadas online (Plataforma Moodle) no início do semestre. A avaliação centra-se na forma de avaliação periódica, com um exame final, englobando simultaneamente matéria teórica e teórico-prática. A realização dos trabalhos práticos, de modo satisfatório, compreende a elaboração de um conjunto de relatórios previstos.












Os métodos de avaliação estão, de acordo com as disposições que constam das normas de “Ensino e Avaliação”, contidos nos Estatutos da Faculdade de Ciências do Porto.













 












 


Palavras Chave

Ciências Naturais
Ciências Naturais
Ciências Naturais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Trabalho de campo 20,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final resultará de:

- Componente teórica = 60% - Componente prática + Trabalho de campo = 40%

Em qualquer uma destas componentes, a nota final, não poderá ser inferior a 8,0 valores. A nota da componente teórica poderá ser obtida através de: - realização de exame final.

 A nota da componente prática poderá ser obtida através de: - entrega dos trabalhos práticos realizados.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação incide apenas sobre as provas escritas.

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