Código: | M152 | Sigla: | M152 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Matemática |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Matemática |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Matemática |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:AST | 1 | Plano de Estudos a partir de 2008 | 1 | - | 7,5 | - | 202,5 |
3 | |||||||
L:B | 0 | Plano de estudos a partir de 2008 | 3 | - | 7,5 | - | 202,5 |
L:CC | 0 | Plano de estudos de 2008 até 2013/14 | 3 | - | 7,5 | - | 202,5 |
L:F | 0 | Plano de estudos a partir de 2008 | 3 | - | 7,5 | - | 202,5 |
L:G | 0 | P.E - estudantes com 1ª matricula anterior a 09/10 | 3 | - | 7,5 | - | 202,5 |
P.E - estudantes com 1ª matricula em 09/10 | 3 | - | 7,5 | - | 202,5 | ||
L:M | 31 | Plano de estudos a partir de 2009 | 1 | - | 7,5 | - | 202,5 |
2 | |||||||
3 | |||||||
L:Q | 0 | Plano de estudos Oficial | 3 | - | 7,5 | - | 202,5 |
Nesta unidade curricular pretende-se que o aluno conheça e compreenda alguns dos principais resultados da Geometria Euclidiana que, pela sua importância histórica, devem ser do conhecimento geral de qualquer matemático. Nesta unidade curricular o estudante deverá desenvolver também a sua aptidão para a resolução de problemas de cariz geométrico e a sua capacidade de visualização espacial.
Maior capacidade para entender e utilizar resultados clássicos de Geometria. Maior capacidade para resolver problemas de modo "assistemático". Melhor visualização do espaço. Melhor compreensão do espaço.
Referência breve a um conjunto de axiomas (do tipo dos que são sugeridos por Birkhoff) basilares. Referência às construções com régua e compasso e estudo de algumas construções iniciais. Noção de congruência e casos de congruência dos triângulos. Isometrias do plano. Teorema de Tales. Noção de Área. Teorema de Pitágoras. Teoremas de Ceva, de Menelau e da bissetriz. Pontos notáveis. Casos de semelhança de triângulos e transformações de semelhança. Construção do quarto proporcional e do meio proporcional. Lei dos senos e dos cossenos. Homotetias. Reta de Euler. Estudo da circunferência: arco capaz; potência de um ponto relativamente a uma circunferência. Eixo radical de duas circunferências. Introdução e estudo do conceito de inversão. Aplicações ao Problema de Apolónio.
As horas de contacto estão distribuídas em aulas teóricas e teórico-práticas. Nas primeiras são apresentados os conteúdos do programa, recorrendo-se a exemplos para ilustrar os conceitos tratados e orientar os estudantes. Nas aulas teórico-práticas são resolvidos exercícios e problemas, previamente indicados. São disponibilizados materiais de apoio na página da disciplina. Quer nas aulas teóricas quer nas aulas práticas será usado "software" geométrico que permite refazer dinamicamente as construções com régua e compasso, ilustrando os teoremas e, em muitos casos, explicando-os.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Exame, onde dois grupos de perguntas podem ser substituídas, se o exame não for para melhoria de nota e o estudante o quiser, pelos resultados de dois minitestes, com a cotação de quatro valores cada um.