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Sociologia e Ética da Informática

Código: DIP461     Sigla: DIP461

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Desenvolvimento Pessoal e Interpessoal
OFICIAL Desenvolvimento Pessoal e Interpessoal

Ocorrência: 2013/2014 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: http://www.dcc.fc.up.pt/~jpp/sei
Unidade Responsável: Departamento de Ciência de Computadores
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MI:ERS 30 Plano de Estudos a partir de 2007 5 - 5 49 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A disciplina tem como objectivo principal fomentar a reflexão crítica pelos alunos sobre as questões sociais e éticas levantadas pelo utilização de computadores e da Internet. É também um objectivo informar os alunos sobre as normas e legislação pertinentes à sua futura actividade profissional.  É ainda uma finalidade melhorar as capacidades de comunicação oral e escrita.

Resultados de aprendizagem e competências

Serão propostos temas aos alunos, que deverão estudá-los, preparar um relatório com a sua síntese, e apresentá-los.  Isso, juntamente com a análise dos temas apresentados na aula e o debate acerca das suas implicações, permite aos alunos adquirem conhecimentos nos temas estudados nesta disciplina.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Estudo da pluralidade e diversidade das perspectivas éticas. Análise e discussão de temas sócio-profissionais em informática, incluindo:
1. licenças de software;
2. legislação sobre informática e protecção de dados pessoais;
3. segurança e privacidade;
4. avaliação e controlo de riscos de utilização de software;
5. propriedade intelectual, patentes;
6. acreditação de cursos, códigos deontológicos;
7. impactos da informática na sociedade;
8. aspectos históricos e de evolução da informática.

Bibliografia Obrigatória

varios; n/a (Artigos a disponibilizar na primeira aula.)

Bibliografia Complementar

Edited by M. David Ermann and Michele S. Shauf; Computers, Ethics, and Society, Oxford University Press, 2002. ISBN: 9780195143027

Observações Bibliográficas

Será fornecida nas aulas e nas páginas da disciplina uma lista de artigos a estudar.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Serão propostos temas aos alunos, que deverão estudá-los, preparar um relatório com a sua síntese, e apresentá-los.  Análise dos temas apresentados na aula, debate acerca das suas implicações.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 40,00
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 50,00
Frequência das aulas 50,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Presença nas aulas (conforme o regulamento da Universidade do Porto); elaboração e apresentação de trabalhos sobre os temas propostos; participação nos debates.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média da notas obtidas nos trabalhos: 80%.
Participação nas aulas e debates: 20%.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Idêntica à dos restantes alunos.

Melhoria de classificação

Por trabalho extra e exame (50% + 50%).

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