Estatística Aplicada
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Matemática |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
L:AST |
1 |
Plano de Estudos a partir de 2008 |
3 |
- |
7,5 |
- |
202,5 |
L:B |
0 |
Plano de estudos a partir de 2008 |
3 |
- |
7,5 |
- |
202,5 |
L:CC |
0 |
Plano de estudos de 2008 até 2013/14 |
3 |
- |
7,5 |
- |
202,5 |
L:G |
0 |
P.E - estudantes com 1ª matricula anterior a 09/10 |
3 |
- |
7,5 |
- |
202,5 |
P.E - estudantes com 1ª matricula em 09/10 |
3 |
- |
7,5 |
- |
202,5 |
L:M |
37 |
Plano de estudos a partir de 2009 |
1 |
- |
7,5 |
- |
202,5 |
2 |
3 |
L:Q |
0 |
Plano de estudos Oficial |
3 |
- |
7,5 |
- |
202,5 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se que o aluno
(a) adquira os conhecimentos teóricos de Inferência Estatística
fundamentais às aplicações mais comuns;
(b) aplique correctamente os conhecimentos referidos em (a), recorrendo
à linguagem de programação R; em particular, pretende-se que o aluno conheça o modelo matemático que está por detrás de cada técnica e as hipóteses que esse modelo pressupõe,
e que adquira capacidade para saber escolher e aplicar as técnicas estatísticas aprendidas a problemas concretos;
c) adquira espírito crítico e capacidade de interpretação
dos resultados obtidos por aplicação de técnicas
estatísticas (quer em trabalhos feitos pelo aluno,
quer em trabalhos de outrém).
d) familiaridade com a linguagem de programação R
para resolução de problemas
Programa
Revisões sobre funções geradoras de momentos
Distribuições normal, qui-quadrado, t e F.
Revisões sobre lei dos grandes números e teorema do limite central.
Complementos sobre estimadores pontuais.
Estatísticas amostrais mais comuns. Intervalos de confiança: método pivotal.
Intervalos de confiança para a média, variância, diferença entre duas médias (amostras emparelhadas e populações independentes) e para a razão de variâncias, no caso de populações normais e no caso de amostras grandes, e para uma proporção e diferença entre proporcões na situação de amostras grandes.
A linguagem R: instruções gerais, análises descritivas e gráficas.
Testes de hipóteses paramétricos: testes mais potentes, uniformemente mais potentes e lema de Neyman-Pearson; testes para a média, variância, diferença entre duas médias e para a razão de variâncias no caso de populações normais, para uma proporção, diferença entre proporcões e testes baseados em grandes amostras. Relação entre intervalos de confiança e testes de hipóteses. Testes não paramétricos: teste do sinal, de Wilcoxon e de Mann-Whitney.
Testes de ajustamento a uma distribuição. Testes do qui-quadrado de independência e de homogeneidade de proporções. Análise da correlação linear. Inferências sobre o coeficiente de correlação: paramétrica e não-paramétrica. Regressão linear simples. Estimadores dos mínimos quadrados. ANOVA.
Bibliografia Obrigatória
000073540. ISBN: 972-31-0954-9
000086274. ISBN: 0-534-24312-6
000014305. ISBN: 0-471-60716-9
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas de exposição da teoria e aulas de discussão e resolução de exercícios.
Software
R
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
Os elementos de avaliação da disciplina serão dois:
um trabalho e exame final.
a) O trabalho é de carácter obrigatório; quem não o entregar dentro do prazo terá a cotação de 0 valores.
b) O trabalho pode ser resolvido individualmente ou em grupos de 2 elementos; quem o resolver em grupos maiores terá a cotação de 0 valores.
c) O trabalho tem a cotação de 4 valores.
d) O enunciado do trabalho será disponibilizado no dia 26 Maio e os alunos terão que entregar a sua resolução (para o email da professora, argaio@fc.up.pt)
até às 24h do dia 3 Junho.
e) Não existe possibilidade de subir a nota do trabalho na época normal
g) O exame final da época normal tem a cotação de 16 valores
h) Os alunos com mais de 4 faltas serão excluídos.
h) A classificação final da época normal resulta da soma das classificação
obtida no trabalho e em exame. Para aprovação à disciplina,
os estudantes têm de obter uma classificação em exame igual ou superior a 6.4 valores.
i) O exame final da época de recurso tem a cotação de 20 valores,
sendo que a nota do trabalho não conta para a classificação final.
j) Alunos com nota igual ou superior a 17.5 valores poderão ser submetidos a uma prova de valorização.
k) Alguns trabalhos poderão ser submetidos a uma avaliação através de apresentação oral.
Fórmula de cálculo da classificação final
Ver "Obtenção da Frequência".